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PublicouEmanuelle Ferraz Alterado mais de 9 anos atrás
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Gestão em Sistemas de Informação Profa.: Me. Christiane Zim Zapelini E-mails: christianezapelini@nwk.edu.br czzapelini@yahoo.com.br
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Aula 242 Gestão em Sistemas de Informação Aula 24 WEB 2.0
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Aula 243 Segundo Tim O'Reilly, um dos criadores do termo Web 2.0, a regra mais importante seria desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos da rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência coletiva WEB 2.0
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O termo Web 2.0 refere-se a mudança para uma Internet como plataforma É a segunda geração de comunidades e serviços na Internet que facilitam a colaboração e o compartilhamento de informações entre os usuários Estimular e encorajar a participação por meio de aplicações abertas e serviços Aula 244
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WEB 2.0 Percepção de que a WEB não é apenas software, mas sim serviços a serem entregues pela WEB Mudança de paradigma sobre como as pessoas pensam e de como desenvolver aplicações para a Internet Participação coletiva e personalização Aula 245
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partilhar participar comentar colaborar criar difundir classificar inserir reelaborar agregar distribuir feito para criar Práticas da WEB 2.0 Aula 246
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WEB 2.0 A Internet antes da WEB 2.0 era considerada A Internet depois da WEB 2.0 assumiu Convergência de mídias Convergência de pessoas Mais um meio de um para muitos O primeiro meio muitos para muitos Mais um meio de comunicação O primeiro meio de interação do ser humano Aula 247
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Web torna-se uma plataforma: Arquitetura de Participação Ênfase nos usuários e não na tecnologia Confiança nos usuários Experiência e conhecimento pessoal dos usuários Modelos leves de programação Comportamento do usuário não é pré-determinado O software melhora com a utilização dos usuários Sistemas Open Source Características da WEB 2.0 Aula 248
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O que Mudou? WEB 1.0 WEB 2.0 OFotoFlickr MP3.com Napster (Torrent) Britannica online Wikipedia Sites pessoais Blogs PublicarParticipar Sistemas fechados Wikis Taxonomia (diretório) Folksonomia (tagging) Aula 249
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Folksonomia ? 10 A folksonomia é uma maneira de indexar informações Esta expressão foi cunhada por Thomas Vander Wal É uma analogia à taxonomia, mas inclui o prefixo folks, palavra da língua inglesa que significa pessoas Aula 24
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Folksonomia ? 11 O ponto forte da folksonomia é sua construção a partir do linguajar natural da comunidade que a utiliza Enquanto na taxonomia clássica primeiro são definidas as categorias do índice para depois encaixar as informações em uma delas (e em apenas uma), a folksonomia permite a cada usuário da informação a classificar com uma ou mais palavras-chaves, conhecidas como tags (em português, marcadores) Aula 24
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O que é WEB 2.0? Segundo algumas perspectivas: “WEB 2.0 is web based applications that are executed locally by your browser, e.g., google maps...” “It is about making things easier to read and find online...and hiding the stuff I don’t need to see or care about” Aula 2412
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O que é WEB 2.0? Segundo os experts: The business revolution in the computer industry caused by the move to the internet as platform, and an attempt to understand the rules for success on that new platform. Chief among those rules is this: Build applications that harness network effects to get better the more people use them. (…”harnessing collective intelligence.”) - Tim O’Reilly Criador do termo WEB 2.0 Aula 2413
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O que é WEB 2.0? Segundo os experts: “Ongoing transition of the World Wide Web from a collection of websites to a full-fledged computing platform serving web applications to end users” - Wikipedia “WEB 2.0...is about making the Internet useful for computers” - Jeff Bezos Aula 2414
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Web 2.0 Service Oriented Architecture em que se baseia a Application Architecture (Arquitetura de Aplicações) Real World Web (Internet do Mundo Real) Essas três tendências estão no estudo Hype Cycle for Emerging Technologies (2006) do Gartner Aula 2415 Tecnologias que impactam a WEB
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Service Oriented Architecture Arquitetura Orientada a Serviços é um estilo de arquitetura de software cujo princípio fundamental preconiza que as funcionalidades implementadas pelas aplicações devem ser disponibilizadas na forma de serviços Aula 2416 SOA
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A Internet do Mundo Real permite a interação entre mundo real e mundo virtual, que até então ficavam separados Tecnologias usadas: Location-aware Technologies - tecnologia que usa GPS para permitir a localização de uma pessoa através do celular ou handheld Location-aware Applications – tendência que envolve o uso de dispositivos com GPS embutido Aula 2417 Real World Web
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Social Network Analysis (Análise de Rede Social) É a criação de conteúdo a partir da análise e filtragem de dados enviados por diferentes fontes Collective Intelligence (Inteligência Coletiva) Tecnologias que permitirão aos usuários trabalharem juntos ao mesmo tempo num mesmo arquivo, sem a necessidade de um único indivíduo centralizando as informações Ex.: Google Docs Mashup Tecnologia que permite aos sites ou aplicações web usarem o conteúdo de mais de uma fonte (sites ou aplicativos) Aula 2418 Outras Tecnologias
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AJAX AJAX (acrônimo em língua inglesa de Asynchronous Javascript And XML) é o uso metodológico de tecnologias como Javascript e XML, providas por navegadores, para tornar páginas Web mais interativas com o usuário, utilizando-se de solicitações assíncronas de informações AJAX não é uma tecnologia, é um modelo: são realmente várias tecnologias conhecidas trabalhando juntas, cada uma fazendo sua parte, oferecendo novas funcionalidades Aula 2419
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AJAX AJAX incorpora em seu modelo: – Apresentação baseada em padrões, usando XHTML (XML HTML) e CSS (Cascading Style Sheets) – Exposição e interação dinâmica usando o DOM (Document Object Model - Modelo de Objetos de Documentos) – Intercâmbio e manipulação de dados usando XML e XSLT (XSL Transformations – Linguagem de marcação XML) – Recuperação assíncrona de dados usando o objeto XMLHttpRequest – e JavaScript unindo todas elas em conjunto Aula 2420
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Wikipedia 15 de janeiro de 2001 – 250diomas Quantidade de verbetes março 2007 Wikipedia 10 de março de 2009 Quantidade de verbetes Inglês1.706.376Inglês2.779.000 Alemão562.456Alemão875.000 Francês466.931Francês774.000 Japonês346.828Japonês568.000 Holandês284.930Holandês523.000 Italiano278.879Italiano547.000 Português247.248Português463.000 Espanhol216.474Espanhol451.000 Wikipedia Aula 2421
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WEB 1.0 Implantação e popularização da rede WEB 2.0 Centrada nos mecanismos de busca, como o Google, nos sites de colaboração, como Wikipédia, YouTube, Flickr, e nos sites de relacionamento social, como o Orkut WEB 3.0 Pretende ser a organização e o uso de maneira mais inteligente de todo o conhecimento já disponível na Internet (Wikipédia) Aula 2422 Qual o Futuro da WEB?
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Cauda Longa Curva de Zipf, de Pareto, 1/x, ou ainda conhecida como Cauda Longa por sua forma Esta curva representa a distribuição, ou as leis de força, de vários fenômenos econômicos e em outros ramos da ciência, como a concentração aproximada de 80% da renda de uma nação em 20% de sua população Aula 2423
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Cauda Longa O que é a Cauda Longa? A Cauda Longa é um fenômeno observado em empresas de Internet que conseguem faturar com produtos de nicho tanto quanto, ou até mais que os tradicionais “arrasa-quarteirão” Isso se tornou viável com o advento da Internet já que a inexistência de limitação do espaço físico para exibição de produtos faz com que os mercados de nicho sejam explorados da mesma forma que o mercado de massas Aula 2424
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Qual será o novo espaço para organização de fontes de informações? Quais as habilidades, competências e atitudes do profissional da informação perante estas tecnologias? Aula 2425 Perspectivas
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Aula 2426 Bibliografia BLATTMANN, Ursula; SILVA, Fabiano Couto Corrêa da. Colaboração e interação na Web 2.0 e Biblioteca 2.0. Revista ACB, Florianópolis, v. 12, n.2, p. 191-215, jul./dez. 2007. Wikipedia
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