A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Técnicas Analíticas para Engenharia Elétrica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Técnicas Analíticas para Engenharia Elétrica"— Transcrição da apresentação:

1 Técnicas Analíticas para Engenharia Elétrica
Prof. Orlando Adolfo da Silva

2 EMENTA Máquina de corrente contínua: modelo dinâmico, regimes permanente e transitório. Sistemas de acionamento com máquinas de corrente contínua. Sistemas de acionamento com máquinas de indução. Sistemas de acionamento com máquinas síncronas.

3 PRÉ-REQUISITOS Eletromagnetismo; Circuitos Elétricos I;
Circuitos Elétricos II; Conversão Eletromecânica de Energia; Eletrônica Geral; Eletrônica de Potência.

4 METAS Proporcionar ao aluno conhecimento a respeito dos princípios fundamentais do acionamento de máquinas elétricas e sua aplicação ao estudo e modelagem de dispositivos eletromecânicos; Capacitar o aluno na construção dos modelos analíticos, ensaios, ligações elétricas, montagem e realização de testes e experimentos e aplicações relacionadas; Estimular o uso de ferramentas computacionais.

5 REFERÊNCIAS RASHID, M. H. – Eletrônica de Potência, Circuitos, Dispositivos e Aplicações – Makron Books, SEM, P. C. – Principles of Electric Machines and Power Electronics – 2nd. Ed., John Wiley & Sons. LANDER, C. W. – Eletrônica Industrial – 2ª. Ed., Makron Books, 1996. FITZGERALD. Máquinas Elétricas. 6ª Ed. Editora: BOOKMAN KOSOW. Máquinas Elétricas e Transformadores. Editora: GLOBO

6 AVALIAÇÃO PARCIAIS (30%)
- Relatórios das experiências realizadas em laboratório; Exercícios; Trabalho computacional. OFICIAIS (70%) Avaliações da teoria aplicada em sala de aula nas datas indicadas pela instituição.

7 LEI DE FARADAY Se o fluxo magnético através de uma espira condutora fechada varia com o tempo, uma corrente e uma força eletromotriz são produzidas na espira.

8 LEI DE LENZ Lei de Lenz: a f.e.m. induzida e a corrente induzida surgem com um sentido que se opõe à variação que as provocou. A corrente induzida vai gerar um fluxo de indução magnética que se vai opor à variação de fluxo de indução magnética que a gerou.

9 LEI DE LENZ Quando a barra se move para a espira, o fluxo magnético através da espira aumenta. A corrente aí induzida cria um campo magnético (a tracejado) cujo fluxo se vai opor ao aumento de fluxo magnético através da espira (provocado pelo movimento da barra).

10 EXERCÍCIO A figura mostra uma espira condutora formada por uma semicircunferência de raio r =0,20 m e três fios retilíneos. A semicircunferência está em uma região onde existe um campo magnético uniforme B orientado para fora do plano do papel; o módulo do campo é dado por B = 4,0t2 + 2,0t +3,0, com B em teslas e t em segundos. Uma fonte ideal com uma força eletromotriz e fonte = 2,0 v é ligada à espira. A resistência da espira é 2,0 W.

11 EXERCÍCIO Determine o módulo e o sentido da força eletromotriz eind induzida na espira pelo campo B no instante t = 10s. Qual é a corrente na espira no instante t = 10s?


Carregar ppt "Técnicas Analíticas para Engenharia Elétrica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google