A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PALESTINA Era um mandato britânico convulsionado pelos choques que ocorriam entre árabes e judeus, época da criação sionista. Sionismo: Tinha o objetivo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PALESTINA Era um mandato britânico convulsionado pelos choques que ocorriam entre árabes e judeus, época da criação sionista. Sionismo: Tinha o objetivo."— Transcrição da apresentação:

1 PALESTINA Era um mandato britânico convulsionado pelos choques que ocorriam entre árabes e judeus, época da criação sionista. Sionismo: Tinha o objetivo de criar um lar nacional para judeus que viviam em diversos países, principalmente na Europa e enfrentavam discriminações e perseguições. Britânicos não conseguiram manter a paz as comunidades árabe e judaica da Palestina e transferiram o problema para a ONU. 1947: Aprovada a partilha do antigo mandato britânico onde a Palestina seria dividia em 03 partes sendo:

2 1º) Estado judeu com 56,7% do território.
2º) Estado árabe com 42,6% do território. 3º) Jerusalém sob controle internacional devido à sua importância religiosa.

3 CRIAÇÃO DE ISRAEL Judeus aceitam a divisão e criam o Estado de Israel.
Egito, Síria, Iraque, Jordânia e Líbano entram em guerra com Israel. Israel vence e redesenha as fronteiras ficando com todo o território da Palestina. Árabes da Palestina passaram a se chamar palestinos.

4 1964: Palestinos conseguem fundar a OLP – Organização da libertação da Palestina liderada por Yasser Arafat de 1969 a 2004. Acordo de Oslo I: Assinado no início da década de 1990 entre palestinos e israelenses. Tal acordo provocou mudanças como: - Desagregação da URSS. - Desfecho da Guerra do Golfo que neutralizou o Iraque. - Chegada ao poder do Partido Trabalhista em Israel. - Pressões através do governo dos EUA sobre o governo de Israel. Acordo de Oslo II : Assinado em Setembro de 1995 entre o governo israelense e a OLP. Tinha os principais pontos: - Divisão provisória da Cisjordânia em três zonas. Zona A: Corresponde às 06 maiores cidades da Cisjordânia, de população palestina que seriam transferidas para a administração da Autoridade Palestina (Arafat) Zona B: Quase todas as pequenas vilas palestinas permaneceriam sob o controle iraelo-palestino. Zona C: Quase 70% da Cisjordânia ficaria sob controle israelense.

5 A morte dos acordos - 1995: Morre assassinado o primeiro-ministro israelense Ytzhak Rabin por um extremista judeu. - 1996: As eleições israelense deram a vitória à Beiamin Netaniahu que era contra aos diálogos com palestinos.

6 Nos dias atuais, podemos listar cinco questões que se caracterizam como obstáculos para o problema (guerra) entre palestinos e israelenses. São eles: - Definição de fronteiras: Até agora, o máximo que o governo israelense teria disposto a conceder é algo de 80% da terras ocupadas mantendo o controle sobre os 20%. - Jerusalém: Os israelenses não aceitam que os palestinos tenham o controle sobre a cidade. Só foi oferecido alguns bairros para os palestinos. - Refugiados: Cerca de 3,8 milhões de refugiados palestinos vivem em países árabes próximos. Israel aceita o retorno de apenas uma minoria deles. - Água: Israel aceita no máximo, o controle parcial dos recursos hídricos por parte dos palestinos. - Colônias: Palestinos afirmam que as colônias são ilegais e querem acabar com elas. Os colonos são de aproximadamente 300 mil que vivem em Jerusalém oriental e na Cisjordânia, vivem cerca de 2 milhões de palestinos. Faixa de Gaza, 5 mil em uma área que vivem 1 milhão de palestinos.


Carregar ppt "PALESTINA Era um mandato britânico convulsionado pelos choques que ocorriam entre árabes e judeus, época da criação sionista. Sionismo: Tinha o objetivo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google