A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Métricas Online Brasília - 19 de Abril. Esta semana a terra tremeu… Publishing 2.0 Google Acquired DoubleClick To Create A People-Driven Advertising Platform.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Métricas Online Brasília - 19 de Abril. Esta semana a terra tremeu… Publishing 2.0 Google Acquired DoubleClick To Create A People-Driven Advertising Platform."— Transcrição da apresentação:

1 Métricas Online Brasília - 19 de Abril

2 Esta semana a terra tremeu… Publishing 2.0 Google Acquired DoubleClick To Create A People-Driven Advertising Platform Posted: 14 Apr :05 PM CDT I sat in on a presentation by a Google rep to a New York agency it was a big, wet sloppy kiss. Here was Google, king of impersonal, self-serve online ad efficiency up to its eyeballs in gooey relationship building. It s no accident that Google s New York office has more humans than servers. This is the main reason why Google acquired DoubleClick relationships. From the Official Google Blog post: To that end, we are truly excited to announce our acquisition of DoubleClick. DoubleClick provides a suite of products that enables agencies, advertisers, and publishers to work efficiently, that will enable Google to extend our ad network and develop deeper relationships with our partners.

3 GOOGLE paga US$ 3,1bi por DOUBLECLICK O que faz uma empresa do ramo de publicidade online valer quase o mesmo que a Petróleo Ipiranga? (US$4bi) Relacionamento com clientes, bases de dados e…. Métricas Do site da Google

4 Métricas Online Metro Sistema Métrico - Sistema desenvolvido na França no século 18. Definido como 1/10,000,000 da distância entre o Equador e o Polo Norte, passando por Paris Parâmetro: Barra de Platinum/Iridium guardado na Academia Francesa de Ciências. Hoje definido como a distância que a luz viaja no vácuo em 1/299,792,458 de segundo pelo Bureau Internacional de Pesos e Medidas

5 Sistema Métrico polegadas 1,094 jardas 3,281 pés medimos algo tão corriqueiro como a distância de 1 metro de maneiras diferentes por razões históricas (uso de padrões) Os ingleses definiram um Pé como o tamanho do pé De Henrique I, no século XI, Medidas baseadas em tamanhos de parte do corpo eram corriqueiras desde a antiquidade. 1 m Então…se isso é Mas é também

6 O que estamos medindo? Temos que ter uma noção clara do que queremos medir, sob risco de interpretar mal, e escolher mal os nossos parâmetros. Tronco Folha Pedra

7 Métricas: Wikipedia Métricas são um sistema de parâmetros Métricas definem o que será medido Métricas geralmente são específicas para cada segmento Geralmente as métricas são indicadores de performance

8 Métrica ….portanto Um sistema de parâmetros mensuráveis, padronizados. Online Vamos à segunda parte do título desta apresentação

9 A Media online é a mídia mais mensurável? Pergunta de um empresário: Eu sei quanto minhas vendas aumentam com cada R$ que eu invisto em mídia tradicional. Quanto elas aumentam com R$s online? Hoje já temos a experiência e métricas para responder….

10 Definições

11 Primeiro uma importante distinção! Conteúdo Publicidade Content Server reage ao editor Ad Server reage ao usuário

12 Definições:o que medimos online? usuários do site Usuários únicos páginas (pageviews) Alcance - usuários únicos total usuários

13 publicidade impressões click Página de Resultado Taxa de Clicks Performance da campanha Definições: o que medimos online? CPM CPC

14 Definições: o que medimos online? View Through Receitas de vendas Taxa de View Through

15 Métricas e avaliação de performance Quais são as métricas mais relevantes para seu negócio ? Depende de: –QUAL É O SEU NEGÓCIO. –Quais os parâmetros em que vamos medir o seu negócio.

16 Outra distinção importante Portal/Site - Métricas de Publisher Anunciante / Agência - Métricas de Advertiser

17 métricas….para portais / sites Impressões Usuários –Por verticais –Por geo Usuários únicos –Por verticais –Por geo Taxa de Click –Por verticais –Por geo

18 Publisher - Portal Exemplo de site Modelo de negócios Objetivos Indicador de Performance = Métricas UOL.com.brConteúdo & Publicidade Atrair e fidelizar usuários que naveguem em profundidade Pageviews Impressões Usuários Usuários únicos Inventário Registros Assinaturas Cancelamentos

19 Publisher - e-commerce Exemplo de site Modelo de negócios Objetivos Indicador de Performance = Métricas shoppinguolE- commerce Vender produtos ou serviços online Receita total Taxa de conversão Receita por visita Lucro por visita Ticket médio Fidelização atrito

20 Publisher - Institucional Exemplo de site Modelo de negócios Objetivos Indicador de Performance = Métricas Nike.comGeração de leads Capturar informações sobre o visitante para uso futuro Leads Custo por lead Registros Assinaturas a Newsletters Pedidos de cotação Pedidos de demonstração Download de publicidade/info.

21 Publisher - Atendimento Exemplo de site Modelo de negócios Objetivos Indicador de Performance = Métricas CredicardAtendimento ao cliente Responder rapidamente e de forma definitiva aos clientes Visitas Usuários únicos Incidentes/Atendimentos % de resolução online Tempo de reposta Satisfação dos clientes Download de manuais

22 Publisher - rede de sites Exemplo de site Modelo de negócios Objetivos Indicador de Performance = Métricas RedesAgregação de Inventários Unir sites para vender inventário remanente, venda por perfil Usuários Únicos Alcance. Impressões Inventário Impressões x Visitantes Únicos x vertical

23 Publisher - Search Exemplo de site Modelo de negócios Objetivos Indicador de Performance = Métricas SearchBuscador por palavra chave Trazer links e links patrocinados relativos a palavra chave digitada Quantidade de resultados Impressões Clicks Tempo de respostas Qualidade de resposta (organic)

24 Publishers - como medir? SiteCampanhas Web AnalyticsAdserver PageviewsImpressões Tempo de navegaçãoClicks Sessões/VisitasFrequência Caminho de navegaçãoConversão..... Web Analytics Adserver

25 E no caso do anunciante?

26 Anunciantes - Processo…. Crie um plano de métricas –Estabeleça objetivos claros Ex. aumentar as vendas em 10% Ex. registrar usuários por dia –Estabeleça valores de referência – base - antes do projeto / da campanha ;) –Utilize relatórios relevantes e precisos do seu fornecedor e…. –Acompanhe os resultados ! Ideal: começar do básico e evite trabalhar com muitas métrica simultâneamente

27 Parâmetros….para anunciantes Performance –Por site –Seção –Página –Peça/Formato Entrega/Audiência –Por site –Seção –Página –Campanha Geo-processamento –País –Estado –Cidade Retorno sobre investimento –Campanha –Por Site Alcance e frequência –Site –Seção –Campanha –Sobreposição de usuários únicos Dados Técnicos e Exclusivos –Browser –Sistema Operacional –Endereços IP –Tipo de conexão

28 parâmetros para advertisers Simples/Diretas Horário Página (onde) Posição Número de vezes que a peça foi mostrada a usuários Tipos de browser Tipos de Sistema Operacional Complexas Sequências Surround Sessions Competitive Position Número de vezes que a peça foi visto por cada usuário Targeting Behavioral Targeting Keyword Cookie GeoTargeting

29 Tipos de campanha…Anunciantes Branding/ Formação de Marca Retorno no Investimento dado por VOLUMES de impressões Métricas - –Impressões –Visitas –usuários –usuários únicos –geografia Resultados Aquisição de Clientes Vendas Retorno no Investimento dado por CLIENTES efetivos Número de clientes que entram na minha página Número de clientes que compram Métricas –Taxa de Click e View Through –Vendas

30 Branding 1 Branding 2 Aquisição de Clientes Aquisição de Dados outros

31 Métricas em Publicidade - exemplo Behavioral Targeting Mostrar publicidade para quem viu/clicou no banner N vezes Regras de negócios - o adserver entrega Utiliza e re-utiliza todas as métricas que obtém de um usuário único até convencê-lo a uma ação…

32 Exemplo de Behavioral Targeting Swatch Cookie / validade Relacionamentos anteriores Impressão no publico alvo

33 Quem tem que ter adserver?? Os portais/sites As agências Os anunciantes!

34 ADSERVER na Agência! Fluxo centralizado Precisão de dados Comparativo entre diversos Sites Comparativo de posições Poucas peças enviadas Cobertura sem sobreposição Relatório unificado Métricas em formato único/padrão

35 Conclusão USE SEMPRE ADSERVER (NÃO FAÇA CAMPANHAS SEM ELE) Permite controle centralizado das campanhas: Comparando resultados por campanha, site, seção, peça, dia da semana, mês... Medindo corretamente alcance e frequência Quebra do paradigma do click como indicador de sucesso Medindo a conversão = atingimento do objetivo Ex. Processo de compra ou cadastramento passo a passo. Reduz o tempo de planejamento e execução das campanhas Apoiando a inteligência de mídia Centralizando o tráfego e os relatórios

36 Meça o resultado pós-click ! –Permite acompanhar todos os passos de interação do consumidor com as campanhas e o site do anunciante, de acordo com objetivos pré-estabelecidos –Gera relatórios de conversão com as métricas dos clientes, divididos por exemplo em: Conversões diretas – geradas através do click-through Indiretas – geradas através do view-through Espontâneas – geradas por audiência não impactada O que (mais) medir ?

37 n passos Impressões e cliques Usuários únicos/Alcance Visitas/Frequência Conversões/Vendas !!! n passos Impressões e cliques Usuários únicos/Alcance Visitas/Frequência Conversões/Vendas !!! Com adserver e Track-IT Passo 1Passo 2Passo 3Passo 4 Comparativo das etapas cobertas pelos processos de medição: Dados de veiculação Impressões e cliques Dados de veiculação Impressões e cliques Com adserver Como medir ?

38 O que eu faço agora ? Analise, analise, analise… Compare os resultados com –Dados históricos (de campanhas, de vendas, de resultados!) Avalie se há falhas de informação –Considere ajustes nos relatórios Compartilhe os resultados –Envolva desde o planejamento até o cliente Utilize o que aprendeu sempre que possível Um Pouco de Conhecimento sobre o qual eu posso agir é infinitamente melhor que muito conhecimento sobre o qual não gero ações. - Kahlil Gibran

39 Exemplos de gráficos de métricas Alguns são dados reais Alguns são dados não tão reais…

40 Índice Realmedia de Impressões x Cliques Impressões (000) Taxa de clique Exemplo Ilustrativo

41 Índice Realmedia de Impressões x Usuários Únicos Impressões (000) Usuários únicos Exemplo Ilustrativo

42 Análise por Hora do Dia Impressões (000) Taxa de clique Exemplo Ilustrativo

43 Análise por Usuários x Impressões Impressões (000) e usuários Usuário /impressão Exemplo Ilustrativo

44 Análise de Campanha X Conversões Visitas (nil) Número de Cadastros TeaserLançamentoSustentação Período sem campanha Exemplo Ilustrativo

45 Análise de Veículos Impressões (000) Taxa de clique Exemplo Ilustrativo

46 Análise de Formatos Taxa de cliqueImpressões (000) Exemplo Ilustrativo

47 Visitas por estado Análise do Público – origem geográfica Exemplo Ilustrativo

48 Perguntas? Peter Gervai Realmedia Latin America

49 Métricas - glossário… Impressões - visualizações de publicidades em páginas online. Páginas ou PageViews - Número de vezes que uma página é vista. Ao contrário dos visitantes únicos, todas as vezes que a página é visitada são contadas, mesmo que sejam visitas efectuadas pelo mesmo visitante. Usuários - Pessoas que entram ao website através dos seus browsers. Estes visitantes podem chegar por vários caminhos, desde pesquisas nos motores de busca a seguir links, entre outras. Usuários Únicos - Número de visitantes que acede a um website num determinado período de tempo, a partir de uma morada IP única. Por exemplo: se visitar o mesmo website 3 vezes num período de 24 horas, é considerado só um visitante. Clickthrough Rate -CTR A ação de clicar num elemento do anúncio e redireccionar para outra página web. CPM Cost-per-1000-impressions, em português custo por mil impressões. É o preço baseado no número de impressões num determinado período de tempo. CPC / CPA Custo por Click ou Custo por Aquisição - valor cobrado por cliques unitários ou valor pago por aquisição do usuário na página de vendas

50 Cookie Um arquivo no browser do usuário que permite identificá-lo de uma forma única. O uso de cookies no site torna possível identificar usuários que retornam ao site e acompanhar a sua actividade na web. (Behavioral Targeting) Landing-page Uma página web ativa onde os utilizadores da interntet serão direcionados quando clicarem num link. A landing-page não tem de ser necessariamente a home page. ROI Return on Investment, em português retorno do investimento. É o benefício ganho sobre o custo da campanha. Ao nível de Adwords, a taxa de CPR e a taxa de conversão juntamente com os custos publicitários, podem ajudar a calcular o ROI de uma campanha. Run-of-network (RON) Opção de compra de espaço em que os anúncios podem aparecer em qualquer página web dentro de uma rede de websites. Run-of-site (ROS) Opção de compra de espaço em que os anúncios podem aparecer em qualquer página web dentro de um website.

51 Se vc ainda tem dúvidas, anunciante …Porque medir online: Quanto a sua empresa/seu cliente já estão investindo em online ? Com qual(is) objetivo(s) ? Porque é possível e simples - desde que estabelecidas as métricas corretas para SEU negócio Porque custa pouco – regra dos 2% Porque a medição é ágil e precisa Porque eu posso controlar meu sucesso ou a falta dele Porque já SEI vincular ações online com vendas! Como medir online?

52 Visão geral de publicidade online Nome: mídia online Idade aprox.: 12 anos Tamanho: ~ US$ 15bi EUA (6%) ~ US$ 200mi Brasil (2%) Características locais: Grande concentração Crescimento acelerado Profissionais em aprendizado Falta de padronização Nome: mídia online Idade aprox.: 12 anos Tamanho: ~ US$ 15bi EUA (6%) ~ US$ 200mi Brasil (2%) Características locais: Grande concentração Crescimento acelerado Profissionais em aprendizado Falta de padronização

53 Referências para pesquisa Fontes e referência para pesquisa !

54 Além do banner Diferentes fontes de dados e possibilidades de veiculação : Software para disparo de s que fornece relatórios de envio, aberturas e visitas geradas Ferramenta de ing Ferramenta de ing Pesquisa que fornece mensalmente informações de audiência na Internet a partir de acessos efetuados por painel de usuários domiciliares IBOPE Software implantado no site para coletar informações através de pesquisa realizada em amostras selecionadas automaticamente Ferramenta de Pesquisa Ferramenta de Pesquisa Ferramentas de busca que permitem a veiculação de anúncios em formato texto: links patrocinados vinculados a palavras- chave. Search Engine Marketing Slide baseado em apresentação de Stanlei Belan – AgênciaClick – Oficina de métricas Dezembro 2005


Carregar ppt "Métricas Online Brasília - 19 de Abril. Esta semana a terra tremeu… Publishing 2.0 Google Acquired DoubleClick To Create A People-Driven Advertising Platform."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google