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Seminário - 05 de junho de 2008 ONE DAY – Web 2.0.

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Apresentação em tema: "Seminário - 05 de junho de 2008 ONE DAY – Web 2.0."— Transcrição da apresentação:

1 Seminário - 05 de junho de 2008 ONE DAY – Web 2.0

2 Robson Ortiz – ortiz@hsbc.com.br ONE DAY – Web 2.0 Mensurando o retorno de investimento de uma iniciativa Web 2.0

3 © 2008 JumpEducation Agenda Webmétricas O que é resultado? 3Cs da Web 2.0 Conhecendo o cliente A importância do teste A/B Modelos de relatórios Estudo de caso

4 © 2008 JumpEducation Webmétricas É a medição de um atributo (propriedade ou características) de uma determinada ação (click, compra, interatividade) em um determinado local (site, veículo, peça, etc).

5 © 2008 JumpEducation O que é resultado para você? Trazer o maior número de pessoas interessadas nos seus produtos ou serviços para o seu website? Converter o maior número possível de visitantes em vendas? Gerando leads Vendas online ou offline Objetivos adicionais: Gerar awareness (fato, produto, etc) Contato com a marca Relacionamento com o cliente Divulgação institucional Apoio a venda de produtos/serviços offline visitantes Ação desejada

6 © 2008 JumpEducation Objetivos diferentes, caminhos diferentes! Conversão (direct response) Foco em ROI (Retorno sobre o investimento) Monitoramento atrelado a vendas, geração de leads Branding, presença de marca Importante é aparecer, clique e conversão não tem muito peso

7 © 2008 JumpEducation 3 Cs da Web 2.0 Colaboração Comunidade Conteúdo Mensuração C ustomer R elationship M anagement Criação de Indicadores Relação entre grandezas A/B ou B/A Click through ratio (CTR) Recomendações Marketing RelacionamentoMétrica Resultados Monitoramento

8 © 2008 JumpEducation Conhecendo o cliente Identificar Implementar Monitorar Qual a necessidade?Qual a solução? Qual o retorno? Aprender a ouvir os clientes levantando insumos para o desenvolvimento

9 © 2008 JumpEducation Conhecendo o cliente Pequenas mudanças podem gerar grandes resultados: Supondo que seu e-commerce receba uma média mensal de 60 mil visitantes, e que este número resulte em 20 vendas diárias, temos uma taxa de conversão visitantes únicos x vendas de 1%. Supondo um ticket de compra médio de R$ 150,00, poderíamos aumentar o faturamento anual em R$ 540.000,00 se conseguíssemos elevar a Taxa de Conversão em apenas 0,5% ponto percentual (passando então a 1,5%). Rodrigo Prior

10 © 2008 JumpEducation Por quê mensurar um processo? Para calibrar a sua campanha, otimizando os resultados.

11 © 2008 JumpEducation Como os usuários buscam informações?

12 © 2008 JumpEducation Long Tail – Links Patrocinados Mais $$ CPC ($/clique) AltoBaixo Alto Monitoramento constante. Ou perde-se dinheiro fácil

13 © 2008 JumpEducation Conceitos Importantes Push and Pull Conceito Push, empurrar... Campanhas online tradicionais (banners e email mkt) Conceito Pull, puxar... Links patrocinados

14 © 2008 JumpEducation A importância do teste [A/B] Peças gráficas – Matriz de avaliação de banners Chamadas [call to action] Cor de fundo Imagem Fonte [tipo, tamanho] Posição da imagem Número de frames Peso Tempo da animação Interação Links Patrocinados Melhores palavras [custo, impressão, conversão] Melhores anúncios [conversão] Landing Page

15 © 2008 JumpEducation Estabelecer relações com outros meios Observar o pós compra. Qual perfil que está se interessando ou adquirindo o meu produto? Qual a taxa de crescimento da demanda? Como está a solicitação nos outros meios? Qual o custo de aquisição nos diferentes canais? O que a concorrência está fazendo? IMPORTANTE: Acompanhamento diário: a velocidade de mensuração e a possibilidade de ajustes com a campanha em andamento é o nosso principal diferencial. A divulgação dos resultados auxilia a mudança cultural e da mais credibilidade ao meio digital.

16 © 2008 JumpEducation Vamos para a prática!!!

17 © 2008 JumpEducation Benchmark de Formatos

18 © 2008 JumpEducation GeoTarget

19 © 2008 JumpEducation Indicadores de Retorno Análise: O custo por clique [CPC] da Mídia Avulsa é 10% menor que o do Patrocínio.O modelo de venda de Links Patrocinados e por cliques e não impressões, isso e o mesmo que dizer que o custo de impressão e zero. O custo por mil impressões [CPM] do Patrocínio é 60,7% menor que o da Mídia Avulsa. A taxa de cliques [CTR] da Mídia Avulsa é de 65,2% maior que o do Patrocíno A taxa de cliques [CTR] de Links Patrocinados é de 95,49% maior que o do Patrocínio. Formatos diferenciados garantem maior impacto, direcionando maior volume de visitantes ao site.

20 © 2008 JumpEducation Investimento X Visita

21 © 2008 JumpEducation Retroalimentação

22 © 2008 JumpEducation Links Patrocinados

23 © 2008 JumpEducation Links Patrocinados - SEO

24 © 2008 JumpEducation CTR & CPC

25 © 2008 JumpEducation LCD – Key Indicators Site CTR % AR% Volume AR Unique Brow. Site 10,5 - 1 1,2 - 1 30% 30% Site 21,3 - 2 1,5 - 2 20% 80% Site 34,5 - 1 1,0 - 1 15% 95% Site 42,1 - 3 1,3 - 3 35% 70% Outras visões: Canal/Formato /Criação/GeoTarget/Produto

26 © 2008 JumpEducation Estudo de caso - Personagens A campanha institucional tinha os seguintes pilares estratégicos: conhecer, valorizar e legitimar os diferentes pontos de vista dos clientes quando o assunto é dinheiro. VÍDEO

27 © 2008 JumpEducation Estudo de caso - Personagens Campanha Personagens

28 © 2008 JumpEducation Guia Rápido 1) Conheça o seu negócio Qual a estratégia e quais os objetivos da sua empresa? Este é o ponto de partida na hora de planejar a mensuração. As métricas darão o suporte gerencial para você verificar o andamento do seu plano de ações. 2) Selecione o que deve ser mensurado. Não tente abraçar o mundo, dê um passo de cada vez. A mensuração deve ser planejada, pois exige tempo e dinheiro. Não adianta nada uma pilha de dados que não terão serventia. Métricas devem gerar ações que tragam resultados. 4) Transforme os dados em informações Na hora de extrair informações do seu AdServer e do seu WebAnalytics não olhe os números apenas de forma quantitativa, procure relações entre as grandezas. Crie seus próprios KPIs [Key Performance Indicators – Indicadores Chave de Desempenho]. 5) Trabalhe as principais informações visualmente Informações gráficas evidenciam degraus e oscilações permitindo uma análise ampla de todos os acontecimentos. Utilize-as para montar um painel de controle da sua campanha, do seu site e das suas ações.

29 Dúvidas? Robson Ortiz – ortiz@hsbc.com.br

30 Obrigado! Robson Ortiz – ortiz@hsbc.com.br


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