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Relações Espaço, Objetos, Ensino e Saúde

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Apresentação em tema: "Relações Espaço, Objetos, Ensino e Saúde"— Transcrição da apresentação:

1 Relações Espaço, Objetos, Ensino e Saúde

2 Aspectos históricos da arte, arquitetura e design
Aula 1 Aspectos históricos da arte, arquitetura e design

3 Períodos Arts & Crafts 1850-1900 Art Nouveau 1890-1910
Estética ind Art Déco Styling Fontes variadas: Design sourcebook. Essa cronologia não tem exatidão. Vejam que as 3 primeiras são quase simultaneas. Pop Pós-modernismo Atualidade

4 Períodos: itens abordados
Definição Inspirações Cenário Teóricos Produção

5 Arts & Crafts 1850-1900 Artes e ofícios
Movimento estético e social inglês. Defende o artesanato criativo como alternativa à mecanização e à produção em massa. Busca revalorizar o trabalho manual e recuperar a dimensão estética dos objetos produzidos industrialmente para uso cotidiano. Arts and Crafts é um movimento estético e social inglês, da segunda metade do século XIX, que defende o artesanato criativo como alternativa à mecanização e à produção em massa. Reunindo teóricos e artistas, o movimento busca revalorizar o trabalho manual e recupera a dimensão estética dos objetos produzidos industrialmente para uso cotidiano.

6 Movimento Arts & Crafts 1850-1900
Base teórica : Augustus Pugin ( ) – glorifica o passado diante da mediocridade das criações modernas elogiando os padrões artesanais e a organização do trabalho das guildas medievais. John Ruskin ( ) tenta combinar esteticismo e reforma social, relacionando arte à vida diária do povo. As idéias do crítico de arte John Ruskin ( ) e do medievalista Augustus W. Northmore Pugin ( ) são fundamentais para a consolidação da base teórica do movimento. Ruskin tenta combinar esteticismo e reforma social, relacionando arte à vida diária do povo. As idéias nostálgicas de Pugin sobre as glórias do passado medieval diante da mediocridade das criações modernas têm impacto sobre Ruskin, que, como ele, realiza um elogio aos padrões artesanais e à organização do trabalho das guildas medievais.

7 Plano teórico/prático: William Morris (1834 - 1896).
Movimento Arts & Crafts Plano teórico/prático: William Morris ( ). Pintor, escritor e socialista, ele tenta combinar as teses de Ruskin às de Marx, na defesa de uma arte "feita pelo povo e para o povo"; A idéia é que o operário se torne artista e possa conferir valor estético ao trabalho desqualificado da indústria. O artesão desenha e executa a obra, num ambiente de produção coletiva. O passo fundamental na transposição desse ideário ao plano prático é dado por William Morris ( ), o principal líder do movimento. Pintor, escritor e socialista militante, Morris tenta combinar as teses de Ruskin às de Marx, na defesa de uma arte "feita pelo povo e para o povo"; a idéia é que o operário se torne artista e possa conferir valor estético ao trabalho desqualificado da indústria. Com Morris, o conceito de belas-artes é rechaçado em nome do ideal das guildas medievais, onde o artesão desenha e executa a obra, num ambiente de produção coletiva.

8 Movimento Arts & Crafts 1850-1900

9 Brasil: Liceu de Artes e Ofícios, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo
Movimento Arts & Crafts Brasil: Liceu de Artes e Ofícios, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo Encontra na experiência do Arts & Crafts um modelo a ser seguido. No Brasil, especificamente, o Liceu de Artes e Ofícios, criado em diversas cidades (Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo), encontram na experiência do Arts & Crafts e na valorização do trabalho artesanal no interior da indústria de feição capitalista um modelo a ser seguido.

10 1868: máquina de escrever, Sholes 1873: calça jeans, Levi Strauss
Enquanto isso .... 1868: máquina de escrever, Sholes 1873: calça jeans, Levi Strauss 1881: vacinas, Pasteur 1895: cinematógrafo, irmãos Lumière 1900: dirigível, Zeppelin 1901: telégrafo sem fio, Marconi Torre Eiffel Gustave-Alexandre Eiffel

11 Art Nouveau 1890-1910 Se desenvolve na Europa e nos EEUU
Ligado às artes aplicadas: arquitetura, artes decorativas, design, artes gráficas, mobiliário, etc. Dialoga com a produção industrial em série utilizando ferro, vidro, cimento. São valorizadas a lógica e a racionalidade das ciências e da engenharia e acompanha de perto os rastros da industrialização e o fortalecimento da burguesia. Estilo artístico que se desenvolve entre 1890 e a Primeira Guerra Mundial ( ) na Europa e nos Estados Unidos, espalhando-se para o resto do mundo, e que interessa mais de perto às artes aplicadas: arquitetura, artes decorativas, design, artes gráficas, mobiliário e outras. O termo tem origem na galeria parisiense L'Art Nouveau, aberta em 1895 pelo comerciante de arte e colecionador Siegfried Bing. O projeto de redecoração da casa de Bing por arquitetos e designers modernos é apresentado na Exposição Universal de Paris de 1900, Art Nouveau Bing, conferindo visibilidade e reconhecimento internacional ao movimento.

12 Art Nouveau Se insere na sociedade moderna, reagindo ao historicismo da arte acadêmica (séc. XIX) e ao sentimentalismo dos românticos. Visa adaptar-se à vida cotidiana, às mudanças sociais e ao ritmo acelerado da vida moderna sem abrir mão da beleza e da inspiração em elementos da natureza. Se insere na sociedade moderna, reagindo ao historicismo da arte acadêmica séc. XIX e ao sentimentalismo e expressões líricas dos românticos, e visa adaptar-se à vida cotidiana, às mudanças sociais e ao ritmo acelerado da vida moderna. Mas sua adesão à lógica industrial e à sociedade de massas se dá pela subversão de certos princípios básicos da produção em série que tende aos materiais industrializáveis e ao acabamento menos sofisticado.

13 O movimento das linhas assumem o primeiro plano dos trabalhos.
Art Nouveau Fonte de inspiração: a natureza, as linhas sinuosas e assimétricas das flores e animais. O movimento das linhas assumem o primeiro plano dos trabalhos. Seus traços invadem as ilustrações, o mundo da moda, as fachadas e os interiores. No Brasil, observam-se leituras e apropriações de aspectos do estilo art nouveau na arquitetura e na pintura decorativa. A fonte de inspiração primeira dos artistas é a natureza, as linhas sinuosas e assimétricas das flores e animais. O movimento da linha assume o primeiro plano dos trabalhos, ditando os contornos das formas e o sentido da construção. Os arabescos e as curvas, complementados pelos tons frios, invadem as ilustrações, o mundo da moda, as fachadas e os interiores. No Brasil, observam-se leituras e apropriações de aspectos do estilo art nouveau na arquitetura e na pintura decorativa.

14 Art Nouveau Mucha Guimard Galle Mackintosh

15 Art Nouveau Victor Horta Antoni Gaudi

16 1905: teoria da relatividade, Einstein
Enquanto isso ... 1905: teoria da relatividade, Einstein 1905: inauguração da Av. Central 1906: 14 Bis, Santos Dumont 1907: foto cor, Louis Lumière 1908: Ford T, Henry Ford 1909: doença de Chagas, C. Chagas 1909: Teatro Municipal, eng. Francisco Passos e arq. Albert Guilbert Castelo de Manguinhos arq. Luiz Moraes Júnior

17 Estética industrial A Bauhaus ( ), escola de artes aplicadas e arquitetura, marco da estética industrial, traz na sua origem a tentativa de articulação entre a arte, o artesanato, o design e a indústria. bauen = construir / haus = casa traduz o espírito da escola: a ideia de que o aprendizado e o objetivo da arte ligam-se ao fazer artístico, o que evoca a reintegração das artes e ofícios. A história da estética industrial se confunde com a história da Bauhaus. "Criemos uma nova guilda de artesãos, sem as distinções de classe que erguem uma barreira de arrogância entre o artista e o artesão", declara o arquiteto germânico Walter Gropius ( ), quando inaugura a Bauhaus, em Criada com a fusão da Academia de Belas Artes com a Escola de Artes Aplicadas de Weimar, Alemanha, a nova escola de artes aplicadas e arquitetura traz na origem um traço destacado de seu perfil: a tentativa de articulação entre arte e artesanato. Ao ideal do artista artesão defendido por Gropius soma-se a defesa da complementaridade das diferentes artes sob a égide do design e da arquitetura.

18 Estética industrial A proposta de Gropius deixa entrever a dimensão estética, social e política de seu projeto. Trata-se de formar novas gerações de artistas de acordo com um ideal de sociedade civilizada e democrática, em que não há hierarquias, mas somente funções complementares. O termo bauhaus - haus, "casa", bauen, "para construir" - permite flagrar o espírito que conduz o programa da escola: a idéia de que o aprendizado e o objetivo da arte ligam-se ao fazer artístico, o que evoca uma herança medieval de reintegração das artes e ofícios. A proposta de Gropius para a Bauhaus deixa entrever a dimensão estética, social e política de seu projeto. Trata-se de formar novas gerações de artistas de acordo com um ideal de sociedade civilizada e democrática, em que não há hierarquias, mas somente funções complementares.

19 Estética industrial Mies van der Rohe Marcel Breuer

20 Estética industrial Marianne Brandt Peter Keler

21 Estética industrial Albers Klee Itten Kandinky

22 Estética industrial Mondrian Ritveld Le Corbusier

23 Estética industrial Le Corbusier Frank Lloyd Wright

24 Estética industrial Le Corbusier MECS: Lúcio Costa, Jorge Machado Moreira, Ernani Vasconcellos, Affonso Eduardo Reidy, Carlos Leão, Oscar Niemeyer e Burle Marx

25 Enquanto isso .... 1928 - Penicilina, Fleming
Teoria do Big Bang, Edwin Hubble Microscópio eletrônico, Knott e Ruska Mecânica Quântica, Heisenberg Invenção do FM, Edwin Armstrong Primeiro Radar, Watson-Watt Empire State Building -1931

26 Art Déco Art déco = arts décoratifs, se afirma nas artes plásticas, arquitetura e design, no entre-guerras europeu. Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas, Paris, 1925. No padrão decorativo art déco, predominam as linhas retas ou circulares estilizadas, as formas geométricas e o design abstrato. Dialoga: cubismo, abstração geométrica, construtivismo, futurismo, artes asteca e oriental. O termo art déco, de origem francesa (abreviação de arts décoratifs), refere-se a um estilo decorativo que se afirma nas artes plásticas, artes aplicadas (design, mobiliário, decoração etc.) e arquitetura no entreguerras europeu. O marco em que o "estilo anos 20" passa a ser pensado e nomeado é a Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas, realizada em Paris em O art déco liga-se na origem ao art nouveau. No padrão decorativo art déco, ao contrário do art nouveau, predominam as linhas retas ou circulares estilizadas, as formas geométricas e o design abstrato. Entre os motivos mais explorados estão os animais e as formas femininas. Nesse sentido, é possível afirmar que o estilo "clean e puro" art déco dirige-se ao moderno e às vanguardas do começo do século XX, beneficiando-se de suas contribuições. O cubismo, a abstração geométrica, o construtivismo e o futurismo deixam suas marcas na variada produção inscrita sob o "estilo 1925". O vocabulário moderno e modernista combina-se nos objetos e construções art déco com contribuições das artes hindu, asteca, egípcia e oriental, com inspiração no balé russo de Diaguilev, no Esprit Nouveau de Le Courbusier ( ).

27 Art Déco CHRYSLER BUILDING

28 Art Déco CINE ROXY EDIFÍCIO PETRÔNIO ALMEIDA MAGALHÃES

29 Art Déco CASA CAVÉ

30 Art Déco

31 Styling Styling é uma das tendências do design com ênfase em tornar um produto atraente com finalidades comerciais. Seu maior representante foi Raymond Loewy. O Styling surgiu nos EUA após a quebra da bolsa com o intuito de incrementar as vendas e segundo Maldonado, corresponde a uma modalidade de design que procura fazer o modelo superficialmente atraente, para disfarçar eventuais falhas na qualidade. Styling é uma das filosofias do design com ênfase em tornar um produto atraente para o consumidor a fim de vendê-lo. Tal filosofia é oposta ao funcionalismo seu maior representante foi Raymond Loewy. O Styling surgiu nos EUA após a quebra na bolsa de valores de 1929, com o intuito de incrementar as vendas e segundo Tomás Maldonado, corresponde a uma modalidade de design industrial que procura fazer o modelo superficialmente atraente, para disfarçar eventuais falhas na qualidade. Devido às novas tecnologias e à uma idealização das formas aero-espaciais, a indústria nas décadas de 30 e 40 passou a utilizar formas arredondadas e aerodinâmicas, numa tendência chamada "streamlining". O visual "streamlining" passou a caracterizar o progresso, o futuro e a modernidade tão sonhada e tornou-se influência marcante nas décadas seguintes para veículos e para outros produtos.

32 Styling Devido às novas tecnologias e à uma idealização das formas aeroespaciais, a indústria passou a utilizar formas aerodinâmicas. O Styling passou a caracterizar o futuro e a modernidade e tornou-se influência marcante nas décadas seguintes para veículos e para outros produtos.

33 Styling

34 Styling

35 Enquanto isso .... 1938 - Primeira reação Nuclear, Fermi
Bomba Atômica, EEUU Primeiro computador - ENIAC, Mauchly e Eckart 1947 – Transistor, Bardeen e Brattain 1953 – DNA, Watson, Crick e Wilkins Sputnik

36 Pop Movimento no qual os artistas defendem uma arte popular (pop) que se comunique diretamente com o público por meio de signos e símbolos retirados do imaginário que cerca a cultura de massa e a vida cotidiana. A defesa do popular traduz uma atitude artística contrária ao hermetismo da arte moderna. A arte pop se coloca na cena artística como um dos movimentos que recusam a separação arte/vida. E o faz pela incorporação das histórias em quadrinhos, da publicidade, das imagens televisivas e do cinema. Movimento no qual os artistas defendem uma arte popular (pop) que se comunique diretamente com o público por meio de signos e símbolos retirados do imaginário que cerca a cultura de massa e a vida cotidiana. A defesa do popular traduz uma atitude artística contrária ao hermetismo da arte moderna. Nesse sentido, a arte pop se coloca na cena artística que tem lugar em fins da década de 1950 como um dos movimentos que recusam a separação arte/vida. E o faz pela incorporação das histórias em quadrinhos, da publicidade, das imagens televisivas e do cinema.

37 Pop 1955-1975 De Pas, D’Urbino e Lomazzi Glaser Panton Warhol
Rodrigues

38 Pós-modernismo Em sua origem, pós-modernismo significava a perda da historicidade e o fim da "grande narrativa“, o que no campo estético significou: o fim de uma tradição de mudança e ruptura, a quebra da fronteira entre alta cultura e a cultura de massa e a prática da apropriação e da citação de obras do passado.

39 Pós-moderno

40 Flexibilidade, ludicidade, tecnologia, humor, poesia ...
Atualidade Flexibilidade, ludicidade, tecnologia, humor, poesia ...

41 Atualidade

42 Atualidade

43 Atualidade

44 Atualidade

45 Atualidade

46 Períodos Arts & Crafts 1850-1900 Art Nouveau 1890-1905
Art Déco Styling Pop Pós-modernismo Atualidade


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