A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Teoria do Design 12º I Curso Geral de Artes

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Teoria do Design 12º I Curso Geral de Artes"— Transcrição da apresentação:

1 Teoria do Design 12º I Curso Geral de Artes
Tentúgal Curso Geral de Artes Correcção Teste 15.Fev.2006

2 Correcção teste 1.1. Identifique quatro aspectos inovadores, envolvendo materiais e processos de construção, introduzidos na arquitectura pela Revolução Industrial. Início da aplicação de peças pré-fabricadas e modulares, que possibilitam grande variedade de soluções construtivas; Pré-fabricação >>> economia e rapidez de construção Estruturas metálicas >>> grande amplitude de espaços; Grandes superfícies envidraçadas >>> elevados níveis de luminosidade >>> invulgares até ao momento e para construções desta dimensão; Materiais que permitem >>> colunas e paredes estreitas >>> edifícios mais económicos Tentúgal

3 Correcção teste 1.2. Esclareça a importância das grandes exposições mundiais da segunda metade do século XIX e início do século XX. Permitiram o conhecimento dos avanços técnicos dos vários países Avivaram a competição... ... e o avanço no campo das ideias e da técnica Tentúgal

4 Correcção teste 2. Com a introdução cada vez maior da maquinaria no processo industrial, a produção do objecto sofreu alterações. Várias reacções se fizeram notar, nomeadamente nos últimos 30 anos do séc. XIX. Que movimento se gerou então, em que consistiu e qual o seu principal mentor? Movimento Arts and Crafts William Morris (ou John Ruskin) Reacção contra os objectos hiperdecorados e reproduzidos pela máquina >>> historicismo Tentúgal

5 Correcção teste 15.2.06 Defesa da produção manual e artesanal...
... Como ligação estreita entre o artista / artesão e o artefacto / objecto que elabora Objectos simples Materiais autênticos e não imitações Tentúgal

6 Correcção teste 3. Outros movimentos, na Europa, constituíram-se para combater a falta de qualidade dos primeiros produtos industriais. De entre eles, sobressai o movimento desencadeado pela associação Deutscher Werkbund, fundada em 1907. Identifique a característica fundamental que diferencia o Movimento referido em 2. da associação Deutscher Werkbund. Arts&Crafts >>> recusou, por completo, a máquina e todo o processo de industrialização; D. Werkbund >>> considerou a máquina como principal ferramenta na produção de objectos em série. Tentúgal

7 Correcção teste 4.1. Indique cada um dos domínios do Design onde estes produtos se inserem. Arquitectura Design industrial ou de produto Design de comunicação, gráfico ou de publicidade Tentúgal

8 Correcção teste 4.2. Explique de que forma a colaboração de P. Behrens com a AEG foi importante para o desenvolvimento do Design. Peter Behrens foi convidado como consultor artístico 1ª vez que na indústria uma empresa cria uma imagem corporativa coerente em todos os seus domínios: Produtos (renovação da forma >>> electrodomésticos,...) Grafismo - Material de divulgação (cartazes, folhetos, listas de preços, logótipo,...) Fábricas e locais de trabalho Espaços para exposição de produtos (stands,...) Habitações para trabalhadores Tentúgal

9 Correcção teste Resultado >>> configuração própria, devido aos materiais utilizados, à técnica aplicada e à sua funcionalidade P. Behrens passa a: Valorizar os aspectos económicos da produção Facilidade de utilização dos objectos Projectando produtos de consumo geral para as grandes massas >>> é considerado um dos primeiros designers industriais. Tentúgal

10 Correcção teste 5. Refira, quanto ao tipo, a função que prevaleceu à concepção dos objectos reproduzidos. Função estética ou Função presentativa 6. Diga em que consiste essa função. ESTÉTICA - Qualidade(s) dos elementos sintácticos: Cor e desenho Textura Natureza das matérias-primas TOQUE - qualidades tácteis, acabamentos Corpo tridimensional - forma Propriedades físicas - factores avaliação estética: resistência - elasticidade Tentúgal

11 Correcção teste 5. Refira, quanto ao tipo, a função que prevaleceu à concepção dos objectos reproduzidos. Função estética (ou presentativa) 6. Diga em que consiste essa função. PRESENTATIVA-Qualidade(s) dos elementos sintácticos: Modo de uso e desempenho na sociedade Uso com função simbólica: Blue Jeans; gravata Pode ser uma condicionante do mercado Fibras naturais, maior valor presentativo Cores preferidas - indicações de moda, conotações locais Peso/m2 - tecidos leves e sedosos - classes + abastadas Padronagem - “clássica” e “de moda” - significados de classe Tentúgal

12 Correcção teste 7. Destas peças apenas foram produzidos 100 exemplares. São feitos de cartão canelado e, no entanto, o seu valor de mercado pode atingir os 4000 euros cada. 7.1. Enuncie dois dos factores que poderão justificar esta aparente discrepância. Pequena série Design de autor Forte carga afectiva / metafórica No caso concreto, a utilização de alguma mão de obra artesanal >>> que justifica a pequena série Tentúgal

13 Correcção teste 15.2.06 7.2. Justifique as suas escolhas.
Pequenas séries >>> dão origem a objectos de culto e de colecção Design de autor >>> objectos tendem a valorizar-se Forte carga afectiva / metafórica >>> >>> recurso a um material pouco ou nada usual torna-o apetecível junto de estratos sociais mais sofisticados. Tentúgal

14 Correcção teste 15.2.06 Explicite o sentido da afirmação referida.
8. “A forma segue a função. É a lei.” É uma afirmação que sintetiza uma abordagem na concepção de objectos. Explicite o sentido da afirmação referida. Afirmação de Louis Sullivan Funcionalismo ou racionalismo Visão funcionalista na concepção dos objectos A abordagem que prevalece no objecto é o estudo das funções A função poderá dominar totalmente a forma Tentúgal


Carregar ppt "Teoria do Design 12º I Curso Geral de Artes"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google