A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA."— Transcrição da apresentação:

1 EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

2 EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA É uma disciplina onde podes adquirir conhecimentos, desenvolver capacidades e aprendizagens diversas e aptidões nos domínios da tecnologia e da técnica. Possibilita a análise e a construção de produtos ou objetos. Mas, precisamos de saber a definição ou as diferenças entre técnica e tecnologia.

3 Técnica e Tecnologia Técnica – Pode ser entendida como o fazer e / ou executar. Conduz à obtenção de objetos concretos e precisos através da utilização adequada de materiais, equipamentos e máquinas. Tecnologia – É a ciência que estuda a técnica. Envolve um estudo, uma descrição ou explicação de procedimentos, materiais e equipamentos necessários para a transformação das matérias- primas em produtos acabados.

4 Objeto Técnico O objeto técnico é um produto tecnológico com que se pretende resolver uma necessidade concreta do ser humano. Todos os objetos criados pelo ser humano são objetos técnicos.

5 Análise de um Objeto Técnico
Em qualquer objeto técnico podem ser considerados quatro tipos de análise: ANÁLISE MORFOLÓGICA – Estuda a forma exterior do objeto ANÁLISE ESTRUTURAL – Estuda a organização das diferentes partes do objeto. ANÁLISE FUNCIONAL – Estuda a adequação da configuração, das dimensões, da resistência dos materiais dos objeto á respetiva função. ANÁLISE TÉCNICA – verifica o funcionamento dos dispositivos mecânicos ou automáticos do objeto

6 Em termos de construção, os objetos técnicos podem ser:
Objeto Artesanal- resulta da produção manual realizada em oficina de artesãos. Objeto Manufacturado- resulta da produção de objetos realizados em fábricas. Objetos de mecanização industrial- resulta da produção de objetos com a ajuda de equipamentos mecanizados para a produção em série, rápida e económica. Objetos automizados / Robótica - resulta da produção de objetos com a ajuda de sistemas de equipamentos programados, reultando de operações repetidas e controladas.

7 Reconstrução socio-histórica do objeto
Aspetos históricos Evolução Impacto social Impacto ambiental

8 Análise socio - histórica de um objeto técnico
O frigorífico Tudo começa com a necessidade de proteger e conservar os alimentos; Acumulações naturais de neve e gelo para preservar os alimentos; Armazenamento de gelo em armários construídos em metal; A primeira máquina refrigeradora data de 1856; Em 1913 foi criado o primeiro frigorífico; Em 1931 passa a ser utilizado o Fréon (CFC) clorofluorocarbonetos para a refrigeração.

9

10 O OBJETO TÉCNICO COMO SISTEMA
O que distingue os objetos técnicos é a forma como estes se relacionam com o ser humano. O mecânico precisa de chaves próprias para reparar o automóvel. É uma peça de ferramenta. O automóvel é composto por vários dispositivos que contribuem para um mesmo fim. Podemos considerar o automóvel como um sistema O automobilista utiliza a chave para abrir a porta e ligar o motor. Trata-se de um utensílio. A biela-manivela é um dispositivo que faz parte do motor.

11 Impacto Ambiental Os CFC (clorofluorocarbonetos) são os principais responsáveis pela destruição da camada de ozono, razão pela qual existem restricões à sua utilização. Impacto Social A utilização dos sistemas de refrigeração, quer nos aparelhos domésticos quer nos vários meios de transporte de alimentos, trouxe grandes vantagens para a agricultura, pescas e pecuária.

12 Da Roda ao automóvel

13

14 Evolução do relógio

15 Outros objetos técnicos

16 O 1º Computador

17

18

19 FIM

20

21

22

23

24

25

26


Carregar ppt "EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google