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01/08/20061 CT-282 Tutores Inteligentes ITA - INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA.

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1 01/08/20061 CT-282 Tutores Inteligentes ITA - INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA

2 01/08/ Currículo e Instrução em Tutores Automatizados Henry M. Half Half Resources, Inc. Apresentação: Denise Nunes Rotondi Azevedo

3 01/08/ Instrução A instrução está relaciona à forma de apresentação do material para os estudantes, às questões dos estudantes e às intervenções do tutor. Métodos de Apresentação Respondendo a questões Intervenção do Tutor Instrução

4 01/08/ Métodos de Apresentação Normalmente, a instrução depende da matéria ou conteúdo a ser apresentado e dos objetivos instrucionais. Tutores expositivos (conhecimento declarativo) preferirão diálogos para apresentar o material, conhecimento procedural irá provavelmente utilizar exemplos e exercícios de treinamento. Diálogo Modelamento Instrucional Instrução

5 01/08/ Dialogo Técnica mais utilizada em tutores expositivos; Diálogos devem ser planejados; E são sensíveis ao contexto do tutor. Três princípios orientadores segundo Collins e Stevens. Instrução

6 01/08/ Dialogo Três princípios orientadores: Ensinar fatos e conceitos; Decidir entre expor o material ou questionar o estudante; Ensinar regras e relacionamentos funcionais Induzir o estudante a utilizar os dados relevantes formulando regras. Ensinar habilidades derivadas destas regras. Ensinado como procedimentos (exercícios, casos, etc.) Instrução

7 01/08/ Modelamento Instrucional Procedural Exemplos ou guias práticos: Apresentação de procedimentos através de exemplos; Apresenta como cada passo se aplica na solução do caso modelado. Para se modelar os procedimentos e seus passos Linguagem natural Explicações visuais, etc. Instrução

8 01/08/ Resposta a Questões Responder perguntas dos estudantes faz parte do ensino quando se trata de tutores humanos, e deveria ser o mesmo para tutores inteligentes. Maior problema: dificuldade com a linguagem natural Algumas sugestões: Schollar; modelos pré-definidos Sophie - epistemológico e lingüístico Instrução

9 01/08/ Intervenção do Tutor Benefício intrínseco do tutor é a interrupção sempre que necessário visando a melhoria da aprendizagem. Aumentar a velocidade de aprendizagem Impedir um conceito errôneo assim que o mesmo é observado Impedir que o estudante se perca em caminhos inúteis Métodos de Apresentação

10 01/08/ Condições Para Intervenção Técnicas de diagnóstico focadas no acompanhamento do estudante e que apontam momentos para a intervenção do tutor: Modelo de rastreamento: intervem quando não pode identificar uma resposta do estudante; Rastreio de tópicos (issue-based): intervem quando percebe algo no comportamento do estudante. Pode oferecer melhor conteúdo já que mantém rastreamento do tópico. Métodos de Apresentação

11 01/08/ Condições Para Intervenção Aspectos a serem considerados (inteligência na intervenção): Intervenções negativas; Intervenções positivas; Dependendo do caso, não intervir no início ou não intervir em casos extremos. Métodos de Apresentação

12 01/08/ Conteúdo da Intervenção Aspectos Relevantes: Intervir diretamente apenas mostrando o erro não é uma técnica muito utilizada; Oportunidade de esclarecer a situação de erro; Conteúdo programado de acordo com o nível de sofisticação do aluno na tarefa. Métodos de Apresentação


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