A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROPOSTA PEDAGÓGICA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROPOSTA PEDAGÓGICA."— Transcrição da apresentação:

1 PROPOSTA PEDAGÓGICA

2 Proposta pedagógica x visão epistemológica
O conjunto de princípios que compõe o Proposta Pedagógica orienta e conduz, quotidianamente, o comportamento de todos os trabalhadores envolvidos no processo educativo. A visão epistemológica assumida pela escola determina as relações professor-aluno-conhecimento.

3 Proposta pedagógica x Conhecimento
Conhecimento é algo a ser construído. Cabe ao professor instrumentalizar-se para colocar o aluno diante do objeto de conhecimento de tal forma que a interpretação deste seja resultado de uma mediação da ação docente. Ao professor cabe estar presente, acompanhar, orientar, mas não ingressar no processo de interação do aluno com o conhecimento.

4 Proposta pedagógica x Componentes curriculares
Aos componentes curriculares cabe refletir sobre seus objetivos como disciplina e a maneira de serem operacionalizados dentro deste contexto de modernidade em que encontra-se inserido, uma vez que os conteúdos devem ser vistos como conceituais, atitudinais e procedimentais. Portanto, o enfoque dado ao conteúdo pelo professor determinará mais sua postura do que metodologia usada, indicando assim o nível de coerência com o Projeto Pedagógico assumido pela instituição.

5 Proposta pedagógica x planejamento
Para sustentar a coerência da ação com a visão de educação se faz necessário planejar. Entende-se planejar como a antecipação mental da ação que será realizada. É uma proposta do ideal ser conduzido pelo real. Para tanto se faz necessário um comprometimento com aquilo que foi enquanto plano transformando-se em ação consciente e intencional. Planejar é tentar amarrar os acontecimentos futuros à nossa vontade. Para isso é fundamental o conhecimento da realidade a fim de usufruí-la ou transformá-la. Partimos sempre da realidade e nela retornamos, só que já transformada.

6 A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Coordenação de Fortalecimento Institucional- CGFOR

7 PLANEJAR.... É antecipar mentalmente uma ação a ser realizada e agir de acordo com o previsto; É uma atividade que orienta a tomada de decisões da escola e dos professores em relação às situações docentes de ensino e aprendizagem, tendo em vista alcançar os melhores resultados possíveis; É um processo de racionalização que articula a atividade escolar e a problemática do contexto social.

8 FUNÇÕES DO PLANEJAMENTO ESCOLAR
Assegurar a articulação entre as tarefas da escola e as exigências do contexto social. Expressar os objetivos, conteúdos, métodos e formas organizativas do ensino. Evitar a improvisação e a rotina. Assegurar a unidade e a coerência do trabalho docente, articulando os elementos do processo de ensino: Objetivos (para que ensinar). Conteúdos (o que ensinar). Os alunos (para quem ensinar). Os métodos e técnicas (como ensinar). Avaliação.

9 PLANO DE AULA O plano de aula é um detalhamento do plano de ensino. As unidades e/ou módulos que foram previstas em linhas gerais são especificadas e sistematizadas para uma situação didática real. Objetivos específicos. Conteúdos. Tempo provável. Desenvolvimento metodológico. Avaliação.

10 AO ELABORAR O PLANO DE AULA O PROFESSOR DEVE:
Levar em consideração que o planejamento constitui um período de tempo variável. O processo de ensino e aprendizagem se compõe de uma sequência articulada de fases: apresentação de objetivos, conteúdos e tarefas, desenvolvimento, consolidação (fixação, exercícios..), avaliação. Considerar o nível de preparação dos alunos para os conhecimentos novos. Formular objetivos claros, pois deles vão depender os métodos e procedimentos de transmissão e assimilação dos conteúdos e as formas de avaliação.

11 AO ELABORAR O PLANO DE AULA O PROFESSOR DEVE:
Lembrar que a avaliação deve ser feita no início, durante e no final de uma unidade didática ou módulo. Fazer uma avaliação da própria aula. Questões: O relacionamento professor-aluno foi satisfatório? Foram feitas verificações de aprendizagem no decorrer da aula? Houve uma organização das atividades de modo a garantir um clima de trabalho favorável? O tempo foi adequado? Os alunos realmente consolidaram a aprendizagem da matéria, num grau suficiente para introduzir matéria nova?

12 O PLANEJAMENTO NA ESCOLA ATIVA
O planejamento é realizado mensalmente e diariamente. O planejamento mensal permite que o professor preveja as atividades a serem desenvolvidas durante um período determinado, proporcionando maior segurança e promovendo integração entre a equipe da escola. Leva em consideração os componentes: Curricular. Comunitário. Administrativo. Formação e acompanhamento. O planejamento diário é construído ao final de cada dia de trabalho, com a participação dos alunos. Assim, professores e alunos definem as atividades a serem trabalhadas no dia seguinte, os recursos necessários e os conteúdos que serão estudados. O professor sistematiza e organiza esta ação e se compromete a planejar, ao final de cada módulo dos guias, atividades complementares.

13 NOSSOS PRÓXIMOS PASSOS
. O QUE VAMOS FAZER ? . QUANDO ? . COMO ? . QUEM ? . COM QUEM?

14 Atividade prática à distância
1- Elaborar plano de ação elencando as seguintes ações: Elaboração dos indicadores de desempenho dos alunos. Avaliação diagnóstica de entrada dos alunos. Análise e resultados da avaliação diagnóstica. Assessoramento pedagógico às escolas. Principais dificuldades dos professores. Planejamento de microcentros pedagógicos.


Carregar ppt "PROPOSTA PEDAGÓGICA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google