A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PINTURA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PINTURA."— Transcrição da apresentação:

1 PINTURA

2 Plano de Ensino Pintura Funções da pintura Tipos de pintura Aplicação
Revestimentos – textura – grafiato – granilha

3 Tinta O que é

4 Tinta é uma mistura homogênea de solventes, aditivos, ligantes e pigmentos que tem por finalidade revestir uma superfície de modo a protegê-la contra a ação de intempéries de todos os gêneros, bem como funcionar como elemento de decoração, ou seja, ao ser estendida numa fina película, forma um filme aderente ao substrato com a finalidade de cobrir, proteger e embelezar.

5 TIPOS E CLASSIFICAÇÃO

6 Látex PVA A base de água; Sem odor; Excelente acabamento;
Ótimo cobrimento; Secagem rápida; Baixo brilho; Dificuldade de limpeza; Uso: Área interna;

7 Acrílica Solúvel em água; Secagem rápida; Resinas acrílicas;
Impermeabilidade; Maior brilho que o látex; Maior custo; Pode ser lavado; Indicado para áreas molhadas e também áreas externas;

8 Outros Tipos de Tintas

9 Tintas: composição Resina Pigmentos Aditivos Solventes

10 Tintas: composição Resina
Resina é a parte não volátil da tinta, que serve para aglomerar as partículas de pigmentos e é responsável pela transformação do produto, do estado líquido para o sólido, convertendo-o em película. As resinas são responsáveis pelas propriedades físico-químicas da tinta, determinando, inclusive, o uso do produto e sua secagem.

11 Tintas: composição Pigmentos:Material sólido finamente dividido e insolúvel. São utilizados para dar cor, opacidade, certas características de resistência e outros efeitos. São divididos em pigmentos ativos, que conferem cor/opacidade, e inertes (cargas), que conferem certas propriedades, tais como diminuição de brilho e maior consistência.

12 Aditivos:Ingredientes que proporcionam características especiais às tintas. São utilizados para auxiliar nas diversas fases de fabricação e conferir características necessárias à aplicação.

13 Solventes:Líquido volátil, geralmente de baixo ponto de ebulição, utilizado na diluição de tintas e correlatos. São classificados em solventes ativos ou verdadeiros, latentes e inativos.

14 Tintas nada mais são do que uma composição química líquida pigmentada, que ao ser aplicada se converte em filme sólido por mecanismos característicos de cada tipo de tinta. Os vernizes são como as tintas, mas não possuem pigmentos, pois são transparentes. Ambos possuem funções próprias, são usados principalmente para decoração, pintando paredes e ornando com o ambiente e local onde serão utilizados. São usados também em formas de películas protetoras de superfícies (geralmente o verniz). É o caso de armários, portas de madeira, móveis em geral.

15 Classificação das tintas:
Tintas a óleo; Tintas plásticas emulsionáveis; Tintas para caiação; Tintas especiais.

16 Tintas a óleo:Este tipo se compõe (entre outros) de :
Veículos: óleos secativos (formam película quando expostos ao ar) – ésteres. Óleos modificados: melhor adesividade da película, flexibilidade, secagem rápida. Solventes: baixa a viscosidade do veículo facilitando a aplicação; Pigmentos: partículas cristalinas insolúveis e dão cor e opacidade.

17 Tintas plásticas emulsionáveis:
Aquelas que em uma resina não solúvel em água é convertida em emulsão. Possui, então, resistência à água e é apropriada para aplicações externas. Emulsão: sistema em que dois líquidos imiscíveis, sendo um disperso no outro na forma de pequenas gotas. Para sua preparação é necessário um agente emulsionante.

18 Tintas para caiação: Seu componente principal é a cal extinta [Ca(OH)2]. O leite de cal pode ser usado diretamente como tinta para caiação, obtendo-se um acabamento muito branco e luminoso. As tintas coloridas são obtidas com adição de pigmentos e corantes resistentes ou estáveis à cal.

19 Tintas especiais: Tintas que atendem a necessidades específicas: resistência ao calor, retardadoras de combustão, indicadoras de temperatura, anticondensação, inibidoras do crescimento de microrganismos, luminescentes, anticorrosivas.

20 Pintura

21 Pintura

22 Pintura

23 Pintura

24 Pintura

25 Pintura

26

27

28

29

30

31

32


Carregar ppt "PINTURA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google