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SISTEMA DE REPOSTA A DESASTRES -Água e Saneamento-

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Apresentação em tema: "SISTEMA DE REPOSTA A DESASTRES -Água e Saneamento-"— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMA DE REPOSTA A DESASTRES -Água e Saneamento-

2 DESASTRE “ Resultado de eventos adversos, naturais ou provocados pelo homem, sobre um ecossistema vulnerável, causando danos humanos, materiais e ambientais e consequentes prejuízos econômicos e sociais. A intensidade depende da interação entre: -a magnitude do evento -o grau de vulnerabilidade do sistema receptor.

3 Emergência É aquela situação anormal, provocada por desastres, causando danos, os quais são superáveis pela comunidade afetada.

4 PROBLEMAS SANITÁRIOS COMUNS A TODOS OS DESASTRES : 1.Enfermidades Transmissíveis 2.Deslocamentos da população 3.Exposição às intempéries 4.Alimentação e Nutrição 5.Saúde Mental 6.Manejo de cadáveres 7.Água e Saneamento 8.Reações Sociais

5 Efeitos dos Desastres São variados segundo: -o tipo de fenômeno causante - as condições da comunidade Em alta porcentagem os efeitos deterioram ou destroem o Saneamento Ambiental. Medida implementada: Gestão de Risco Ambiental Consiste em desenvolver ações para minimizar os efeitos dos desastres (Bom pretexto para lograr um Desenvolvimento Sustentável da comunidade)

6 Inundação em Santa Fé - Argentina -Abril de 2003 – importante inundação súbita -Resultado: acumularam toneladas de escombros e resíduos em toda a cidade. -Necessidade de implementar um Plano de “Manejo de dejetos” -Aumento das enfermidades: Leptospirose, Diarréias e Hepatite A ( sem provocar epidemia) -Aprox. 120.0000 Hab. Não tiveram água potável pelo menos por 15 dias.

7 Terremoto de Aiquile -1998 -Improvisaram 30 acampamentos em diferentes Zonas; -Falta de um adequado procedimento de eliminação de excretas aumentaram os vetores -Problema agravado pelos trabalhos de demolição (nuvens de poeiras com partículas de fezes em Suspensão)

8 ENFRENTAMENTO No âmbito internacional existem várias organizações que cumprem importante trabalho na gestão de desastres.

9 Movimento de cruz vermelha e do crescente vermelho

10 Movimento de Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho Formado pela: Federação Internacional das Sociedades Nacionais de Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, Comitê Internacional de Cruz Vermelha e as Sociedades Nacionais. Maior Organização Humanitária do Mundo. (185 países) Missão: melhorar a vida das pessoas vulneráveis através do poder da humanidade

11 intervem na gestão de risco ( preparação da comunidade e fortalecimento institucional) e a atenção aos desastres Sua grande experiência e flexibilidade e alguns recursos consideráveis a convertem na fonte não governamental de maior utilidade para o apoio e a cooperação com o setor saúde.

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13 A ajuda proporcionada consiste em: -alimentos -abrigos -telecomunicações -equipamentos de água e saneamento -recursos humanos Marcos referenciais: -Estratégia Internacional para a redução de desastres -Marco de Acción de Hyogo ( 2005-2015)

14 -Assembléia Geral - Seul ( Coreia ) Nov. /2005 Aprovado o Programa Mundial ou Agenda Global 1º Objetivo: “ Reduzir o número de feridos e danos causados pelos desastres. SISTEMA DE RESPOSTA A DESASTRES NA AMÉRICA.

15 UNIDADE DE RESPOSTA A DESASTRES NA AMÉRICA (Padru) Apoia 35 Sociedades Nacionais Funções: - em momento de desastres: coordenar e fazer mais eficiente a resposta internacional. -na ausência de desastres; contribuir a a capacidade local e regional das Sociedades Nacionais. Maior fortaleza: -ampla informação de provedores, preços em todo o mundo -acordos preestabelecidos e coordenação logistica ( recursos em menor tempo)

16 Ferramentas -Equipes Nacionais de Intervenção – NIT -Equipes Regionais de Intervenção -RIT Capacitados em : Água e Saneamento Informação em Desastres Saúde Pública em Emergência -Equipes de Avaliação e Coordenação sobre o Terreno (FACT) -Unidade de Intervenção de urgência –ERU -Fundo de Emergência - DREF

17 Equipamentos O Sistema mantém dentro de PADRU : -uma planta de tratamento de água (10.000 pessoas) -4 sistemas ou linhas de distribuição (capacidade de 150.000 litros e 5.000litros diários para consumo humano. -Tanques de distribuição ( 10.000 pessoas) -Equipamentos para manejo de resíduos sólidos.

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20 Nossos objetivos estratégicos adotar um programas de capacitação, treinamento e gestão de Recursos humanos; estabelecer convênios de intercâmbio e programas de cooperação com as Universidades e outras organizações; estimular o crescimento de acordos Interinstitucionais; empreender projetos de pesquisa e parcerias com centros superiores de ensino. compartilhar capacitaçõs de ferramntas como MDP ( Melhor Diseños de Programas)

21 Outras Iniciativas: - Centro de Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho sobre Mudanças Climáticas e Preparação de Desastres ( Cruz Vermelha Holandesa). -Centro de Informação sobre Apoio Psicossocial ( Cruz Vermelha Dinamarquesa) -Faculdade Latinoamerica de Ciências Sociais – FLACSO ( Equador) e OPAS – Convênio para Desenvolvimento de Curso – Modalidade Virtual.

22 Muitas vezes não podemos evitar os ventos, mas podemos construir moinhos. Provérbio Holandês

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