A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RELAÇÕES DE TRABALHO Curso de Especialização RELAÇÕES DE TRABALHO Curso de Especialização Futuro do Trabalho Fim dos empregos? Todos capitalistas ou desocupados?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RELAÇÕES DE TRABALHO Curso de Especialização RELAÇÕES DE TRABALHO Curso de Especialização Futuro do Trabalho Fim dos empregos? Todos capitalistas ou desocupados?"— Transcrição da apresentação:

1 RELAÇÕES DE TRABALHO Curso de Especialização RELAÇÕES DE TRABALHO Curso de Especialização Futuro do Trabalho Fim dos empregos? Todos capitalistas ou desocupados? André Gorz (Adeus ao proletariado), Jeremy Rifkin (O fim dos empregos), Guy Aznar, Domenico de Masi (Desenvolvimento sem trabalho) Gregos, Marx Franceses, europeus (versus EUA, China etc.) Esquerda e liberais, sociologia do trabalho Renda universal mínima para todos? Resignação e falsas soluções?

2 RELAÇÕES DE TRABALHO Curso de Especialização RELAÇÕES DE TRABALHO Curso de Especialização - Michel Husson: Maiores ganhos de produtividade? Não Menores jornadas de trabalho? Não Perda de “substância do valor”? Não Paradoxo de Solow: “Vemos por todo o lado a aceleração do progresso técnico, menos nas estatísticas de produtividade.”

3 RELAÇÕES DE TRABALHO Curso de Especialização RELAÇÕES DE TRABALHO Curso de Especialização

4 RELAÇÕES DE TRABALHO Curso de Especialização RELAÇÕES DE TRABALHO Curso de Especialização Δ PIB = Δ Emprego (Volume de trabalho) + Δ Produtividade Se Δ Emprego < Δ PEA: desemprego Na Europa: desemprego maior Nos EUA: muita geração de empregos e de volume de trabalho, mesmo com maior jornada

5 RELAÇÕES DE TRABALHO Curso de Especialização RELAÇÕES DE TRABALHO Curso de Especialização

6 RELAÇÕES DE TRABALHO Curso de Especialização RELAÇÕES DE TRABALHO Curso de Especialização - Ganhos de produtividade continuam, apesar de menores Maiores produtividades podem ser transformadas em menores jornadas ou em maior desemprego ou trabalho em tempo parcial: problema de repartição Como usar os ganhos de produtividade: - Aumento de salários reais médios - Redução de jornadas de trabalho - Aumento de lucros Uma parte dos ganhos precisa ir para o K para financiar investimentos

7 RELAÇÕES DE TRABALHO Curso de Especialização RELAÇÕES DE TRABALHO Curso de Especialização

8 RELAÇÕES DE TRABALHO Curso de Especialização RELAÇÕES DE TRABALHO Curso de Especialização

9 RELAÇÕES DE TRABALHO Curso de Especialização RELAÇÕES DE TRABALHO Curso de Especialização - Terceiro setor, pré-capitalista: fuga do problema - Trabalho em tempo parcial ou intermitente é uma forma de redução de jornada, mas mal distribuída - Não é a redução do volume de trabalho que exige redistribuição de renda, mas o contrário, é o seu aumento sem redistribuição do tempo de trabalho, criando desemprego, que exige redistribuição de renda - O volume de trabalho precisaria ser dividido pelo número de pessoas da PEA: isso determina a duração ótima do trabalho Fim do trabalho X direito ao trabalho Escolhas sociais X puro critério de lucro - Questão da variação da produtividade e do (sub)desenvolvimento


Carregar ppt "RELAÇÕES DE TRABALHO Curso de Especialização RELAÇÕES DE TRABALHO Curso de Especialização Futuro do Trabalho Fim dos empregos? Todos capitalistas ou desocupados?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google