A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cnidários ou Celenterados A – Exemplares : água-viva caravela (colônia) C I Ê N C I A S hidra Na foto, uma caravela-portuguesa flutuando no mar na Praia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cnidários ou Celenterados A – Exemplares : água-viva caravela (colônia) C I Ê N C I A S hidra Na foto, uma caravela-portuguesa flutuando no mar na Praia."— Transcrição da apresentação:

1 Cnidários ou Celenterados A – Exemplares : água-viva caravela (colônia) C I Ê N C I A S hidra Na foto, uma caravela-portuguesa flutuando no mar na Praia do Forte, BA. coral (colônia) anêmona-do-mar Quando vamos nadar no mar, devemos ter cuidado para não encostar em uma água-viva, que pode queimar nossa pele.

2 habitat: aquático célula especializada: CNIDÓCITOS liberam substâncias urticantes que paralisam pequenos animais e provocam queimaduras em animais de grande porte defesa e captura de alimento. B – Características Gerais:

3 corpo: 2 camadas de células 2 formas nutrição: pequenos animais aquáticos, sistema digestório incompleto (não tem ânus). Os tentáculos da anêmona localizam-se ao redor da boca e têm importância fundamental na captura de alimento. Na foto, vemos uma anêmona-do-mar capturando, com seus tentáculos, um peixe prateado. PÓLIPO MEDUSA (fixo) (natante)

4 podem formar colônias, sendo mais comum nos pólipos. sistema nervoso: em rede. Na foto, uma caravela-portuguesa flutuando no mar na Praia do Forte, BA.

5 C – Reprodução Assexuada brotamento estrobilação sexuada

6 algumas espécies realizam a METAGÊNESE – alternância de gerações entre as fases PÓLIPO – assexuada e MEDUSA – sexuada Esquema simplificado de alternância de gerações ou metagênese em água-viva.

7 Hidrozoários hidras, caravelas e obélia D – Classificação: 3 classes Na foto, uma caravela-portuguesa flutuando no mar na Praia do Forte, BA.

8 Cifozoários águas-vivas Antozoários anêmonas e corais

9 E – Cnidários e Meio Ambiente Os recifes de corais abrigam uma enorme variedade de plantas e animais. Sua biodiversidade é comparada à da floresta tropical. São encontrados em águas quentes e claras. São importantes também economicamente, pois abrigam peixes e protegem a orla marítima. A maior barreira de corais vão do Maranhão ao sul da Bahia. O aquecimento das águas têm diminuído as cores e matado os corais. Pois eles vivem em águas claras e com temperaturas entre 20 ºC e 30 ºC.

10 Cap. 2 – Platelmintos e Nematelmintos PLATELMINTOS – vermes chato. Podem ser de vida livre como as planárias ou parasitas como a solitária

11 Classificação A – Classe turbelários: vida livre – planária B – Classe trematódeos: ecto ou endoparasitas – esquistossomo C – Classe cestódeos: endoparasitas – solitária

12 tubo digestório incompleto (só boca) célula especializada: CÉLULAS – FLAMA excreção sistema nervoso: ganglionar sistema sensorial: ocelos – diferencia claro de escuro reprodução hermafrodita sexuada assexuada: regeneração A – Planárias

13 B - Esquistossomo Schistossoma mansoni Apresenta dimorfismo sexual (a fêmea é a mais fina)

14 Doença: ESQUISTOSSOMOSE ou barriga dágua O verme provoca inflamação do baço e fígado, por isso acumula água na cavidade abdominal.

15 Como se contrai a barriga dágua?

16 homem defeca na água ovo larva ciliada MIRACÍDIO penetra na pele larva CERCÁRIA caramujo CURIOSIDADE Ao penetrar na pele, as cercárias provocam coceira, razão pela qual as lagoas onde elas ocorrem são conhecidas como lagoas de coceira. Se nadou coçou, é porque pegou.

17 Como evitar a barriga dágua? Construir rede de esgoto ou de fossas, evitando a eliminação de fezes no ambiente. Nunca entrar em água (lagos, represas, açudes etc.) onde existam os caramujos hospedeiros do esquistossomo. Combater o caramujo hospedeiro. Sem ele o ciclo de reprodução do verme é interrompido e a infestação também.

18 C – Tênia ou Solitária cabeça – escólex (dentes e ganchos servem para fixação) absorvem alimento pelo corpo todo. pedaços – proglotes. Cada proglote é hermafrodita e pode produzir milhares de ovos. Se autofecundam.

19 Enquanto a cabeça estiver presa no intestino, as proglotes se soltam, saem com as fezes, e o que fica regenera. Pode chegar à 12 m de comprimento.

20 Como se contrai a teníase? ovos comida Homem (h. definitivo) come PORCO (T. solium) BOI (T. saginata) ou

21 Sintomas: fome exagerada ou falta de apetite desnutrição vômitos enfraquecimento, cansaço insônia diarréia Larvas: ovos porco ONCOSFERA ou boi larva que perfura o intestino do animal e vai para a musculatura e S. Nervoso. CISTICERCO parece uma canjica

22 Como se contrai a cisticercose? Quando a pessoa ingere os OVOS da Taenia solium, ele funciona como o porco, abriga a larva cisticerco na musculatura. O maior problema é quando esta larva atinge o coração ou cérebro, podendo levar o indivíduo à morte.

23 Evacuar em vasos sanitários ligados à rede de esgoto ou, caso isso não seja possível, em local onde não haja contato das fezes com água ou vegetais que serão consumidos. Os órgãos competentes devem fiscalizar os açougues e abatedouros para que eles não comercializem carne contaminada com cisticercos. Consumir carnes de procedência confiável, ou seja, carnes submetidas aos órgãos de fiscalização de saúde pública. Evitar comer carne malcozida, pois o cozimento prolongado é a única forma de matar a larva desse tipo de verme. Tomar água tratada ou fervida, lavar bem frutas e verduras e lavar as mãos, principalmente antes das refeições. Como evitar a teníase e a cisticercose?


Carregar ppt "Cnidários ou Celenterados A – Exemplares : água-viva caravela (colônia) C I Ê N C I A S hidra Na foto, uma caravela-portuguesa flutuando no mar na Praia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google