A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DSTs. SIFILIS Transmitida por uma bactéria (Treponema pallidum) Transmitida por uma bactéria (Treponema pallidum) Doença infecto-contagiosa sistêmica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DSTs. SIFILIS Transmitida por uma bactéria (Treponema pallidum) Transmitida por uma bactéria (Treponema pallidum) Doença infecto-contagiosa sistêmica."— Transcrição da apresentação:

1 DSTs

2 SIFILIS Transmitida por uma bactéria (Treponema pallidum) Transmitida por uma bactéria (Treponema pallidum) Doença infecto-contagiosa sistêmica. Doença infecto-contagiosa sistêmica. Pode comprometer múltiplos órgãos como pele, olhos, ossos, sistema cardiovascular, sistema nervoso. Pode comprometer múltiplos órgãos como pele, olhos, ossos, sistema cardiovascular, sistema nervoso. Trata-se de uma lesão ulcerada, não dolorosa. Trata-se de uma lesão ulcerada, não dolorosa. Além dos órgãos sexuais, pode também ser encontrada nos dedos, lábios, mamilos e conjuntivas. Além dos órgãos sexuais, pode também ser encontrada nos dedos, lábios, mamilos e conjuntivas.

3 Relação sexual, transfusão de sangue contaminado, transplacentária. Relação sexual, transfusão de sangue contaminado, transplacentária. Medicamentoso. Com cura, se tratado adequadamente. Medicamentoso. Com cura, se tratado adequadamente. Período de incubação é de 1 a 3 semanas. Período de incubação é de 1 a 3 semanas.

4 CANCRO MOLE Causado por uma bactéria (Haemophilus ducreyi ). Causado por uma bactéria (Haemophilus ducreyi ). Ferida dolorosa, com a base mole, avermelhada, com fundo purulento e de forma irregular. Ferida dolorosa, com a base mole, avermelhada, com fundo purulento e de forma irregular. Tratado adequadamente, tem cura completa. Tratado adequadamente, tem cura completa. Transmissão via Relação sexual. Transmissão via Relação sexual. Período de Incubação é de 2 à 5 dias. Período de Incubação é de 2 à 5 dias. Higienização genital antes e após o relacionamento sexual. Higienização genital antes e após o relacionamento sexual.

5

6 CANDIDÍASE É transmitida por um fungo (Candida albicans) É transmitida por um fungo (Candida albicans) É uma das causas mais freqüentes de infecção genital. É uma das causas mais freqüentes de infecção genital. Caracteriza-se por prurido, ardor, dor ao coito e pela eliminação de um corrimento vaginal em grumos, semelhante à nata do leite. Caracteriza-se por prurido, ardor, dor ao coito e pela eliminação de um corrimento vaginal em grumos, semelhante à nata do leite. Ocorre transmissão por via sexual e compartilhamento de objetos e roupas intimas. A transmissão congênita pode ocorrer durante o parto. Ocorre transmissão por via sexual e compartilhamento de objetos e roupas intimas. A transmissão congênita pode ocorrer durante o parto.

7

8 HERPES GENITAL Transmitido por dois tipos de vírus. Transmitido por dois tipos de vírus. Infecção recorrente. Infecção recorrente. As lesões com freqüência são muito dolorosas e precedidas por vermelhidão local. As lesões com freqüência são muito dolorosas e precedidas por vermelhidão local. Diferente da herpes bucal. Diferente da herpes bucal. Aborto espontâneo. Vulvite. Vaginite. Ulcerações genitais. Proctite. Complicações neurológicas. Aborto espontâneo. Vulvite. Vaginite. Ulcerações genitais. Proctite. Complicações neurológicas. Transmissão sexual e congênita. Transmissão sexual e congênita.

9

10 GONORRÉIA Causada por uma bactéria (Neisseria gonorrhoeae) Causada por uma bactéria (Neisseria gonorrhoeae) Doença infecto-contagiosa Doença infecto-contagiosa Causa corrimento Causa corrimento Prurido e ardência Prurido e ardência Aborto espontâneo, Meningite, Infecção ocular, Pneumonia e Otite média do recém-nascido Artrite aguda Aborto espontâneo, Meningite, Infecção ocular, Pneumonia e Otite média do recém-nascido Artrite aguda Relação sexual. O risco de transmissão é superior a 90%. Relação sexual. O risco de transmissão é superior a 90%.

11

12 Condiloma Acuminado HPV Infecção causada por um vírus (Human Papillomavirus). Infecção causada por um vírus (Human Papillomavirus). Causam lesões papilares que ao se fundirem, formam verrugas com o aspecto de couve-flor. Causam lesões papilares que ao se fundirem, formam verrugas com o aspecto de couve-flor. Alguns tipos causam lesões nas mãos e pés. Alguns tipos causam lesões nas mãos e pés. Câncer do colo do útero e vulva e, mais raramente, câncer do pênis e também do ânus. Câncer do colo do útero e vulva e, mais raramente, câncer do pênis e também do ânus. Transmissão por contato sexual (mesmo sem penetração), congênita, vaso sanitário. Transmissão por contato sexual (mesmo sem penetração), congênita, vaso sanitário.

13

14 Pediculose do Púbis (Chato) Causado por um inseto (Pthirus pubis) Causado por um inseto (Pthirus pubis) Infestação da região pubiana por um tipo de piolho. Infestação da região pubiana por um tipo de piolho. Pode infestar a região do baixo abdome, ânus e coxas. Eventualmente acometem as sobrancelhas e cílios. Pode infestar a região do baixo abdome, ânus e coxas. Eventualmente acometem as sobrancelhas e cílios. Transmissão principalmente por contato sexual, compartilhamento de roupas e toalhas. Transmissão principalmente por contato sexual, compartilhamento de roupas e toalhas.

15 Hepatite B Transmitida por vários tipos de vírus Transmitida por vários tipos de vírus Infecção das células hepáticas. Infecção das células hepáticas. Falta de apetite, febre, náuseas, vômitos, diarréia, dores articulares, icterícia. Falta de apetite, febre, náuseas, vômitos, diarréia, dores articulares, icterícia. Hepatite crônica, Cirrose hepática, Câncer do fígado, coma hepático e morte. Hepatite crônica, Cirrose hepática, Câncer do fígado, coma hepático e morte. Sangue, sêmen e secreções vaginais e, menos comumente, a saliva. Congênita. Sangue, sêmen e secreções vaginais e, menos comumente, a saliva. Congênita. Tratamento dos sintomas e complicações. Tratamento dos sintomas e complicações. Vacina oferecida pela rede pública. Vacina oferecida pela rede pública. Sexo seguro e cuidados com manipulação de sangue. Sexo seguro e cuidados com manipulação de sangue.

16 AIDS Síndrome causado pela infecção pelo vírus HIV. Síndrome causado pela infecção pelo vírus HIV. Compromete o funcionamento do sistema imunológico humano. Compromete o funcionamento do sistema imunológico humano. Doenças oportunistas. Doenças oportunistas. De 3 a 10 anos entre a contaminação e o aparecimento de sintomas sugestivos de AIDS. De 3 a 10 anos entre a contaminação e o aparecimento de sintomas sugestivos de AIDS. Sexo seguro. Sexo seguro.


Carregar ppt "DSTs. SIFILIS Transmitida por uma bactéria (Treponema pallidum) Transmitida por uma bactéria (Treponema pallidum) Doença infecto-contagiosa sistêmica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google