A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Centro de Educação Profissional de Foz do Iguaçu

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Centro de Educação Profissional de Foz do Iguaçu"— Transcrição da apresentação:

1 Centro de Educação Profissional de Foz do Iguaçu
SISTEMA ESQUELÉTICO OSTEOLOGIA

2 Centro de Educação Profissional de Foz do Iguaçu
SISTEMA ESQUELÉTICO OSTEOLOGIA

3 Cada osso do nosso sistema esquelético é um órgão individual?
Osteologia: É o estudo dos ossos. Quais os tecidos associados aos ossos? Ósseo, cartilaginoso, conjuntivo denso, epitélio, sangue, adiposo e nervoso.

4 SISTEMA ESQUELÉTICO O esqueleto humano é um endoesqueleto. Isto porque está entre os tecidos moles do corpo. É uma estrutura viva, capaz de crescer, se adaptar e se reparar. Os animais com exoesqueletos, despreendem sua estrutura esquelética e formam uma nova maior que aquela onde se encontravam, se continuarem crescendo. O exoesqueleto não é uma estrutura viva. Ex: o besouro.

5 SISTEMA ESQUELÉTICO Os ossos em conjunto com as articulações e músculos constituem o aparelho locomotor. Existem no organismo 206 (duzentos e seis) ossos que articulam-se entre si, com a exceção do osso hióide, que é preso somente por músculos e ligamentos. A especialidade que trata da conservação e restauração do sistema esquelético e das articulações é a ortopedia (ortho = corrigir ou endireitar).

6 SISTEMA ESQUELÉTICO FUNÇÕES Sustentação do corpo.
Nele se inserem os músculos, ligamentos e tendões, participando desta forma, dos movimentos do corpo. Proteção dos órgãos. Formação de células sangüíneas (hematopoiéticas). Reserva de minerais como cálcio e fósforo. Responsável pela forma do corpo. Depósito de gordura – medula amarela.

7 Proteção de órgãos internos

8 COMPOSIÇÃO Ossos Articulações Cartilagens CONSTITUIDO POR 206 OSSOS

9 O esqueleto de uma criança recém-nascida tem 300 ossos.
O número de ossos do recém-nascido para um adulto diminui porque, com o tempo, alguns ossos se fundem, formando apenas um.

10 SISTEMA ESQUELÉTICO DIVISÃO DO ESQUELETO Esqueleto apendicular
Os 206 ossos são divididos entre: Esqueleto axial Esqueleto apendicular

11 O esqueleto humano pode ser dividido em duas partes:
1-Esqueleto axial: formado pela caixa craniana, coluna vertebral caixa torácica. 2-Esqueleto apendicular: compreende a cintura escapular, formada pelas escápulas e clavículas; cintura pélvica, formada pelos ossos ilíacos (da bacia) e o esqueleto dos membros (superiores ou anteriores e inferiores ou posteriores).

12

13 ESQUELETO AXIAL E a principal estrutura de sustentação do corpo.
É composto por 80 ossos. Crânio Face Hióide Ossículos auditivos Coluna vertebral Esterno Costelas

14

15 ESQUELETO APENDICULAR
Formam uma estrutura que permite liberdade de movimentos para os membros superiores e inferiores. E composto por 126 ossos. Clavícula Ossos do quadril Escápula Fêmur Úmero Fíbula Ulna Tíbia Rádio Patela Carpo Tarso Metacarpo Metatarso Falanges Falanges

16

17

18

19

20

21 PARTES DO OSSO Periósteo – é uma membrana que reveste a superfície dos ossos, exceto a parte revestida por cartilagem articular. É altamente vascularizado e tem importante função na regeneração óssea. Osso compacto – encontra-se imediatamente abaixo do periósteo. Tem textura densa como marfim. Apesar de compacto, apresenta poros. Osso esponjoso – encontra-se abaixo do osso compacto. Tem aparência de esponja e é muito poroso. É onde localiza-se a medula óssea.

22 PARTES DO OSSO Medula óssea – preenche a cavidade, ou seja, o interior dos ossos. É responsável pela produção das células sanguíneas. Medula Óssea Vermelha Com células que fabricam glóbulos vermelhos e brancos. Localiza-se na ponta dos ossos longos. Medula Óssea Amarela Também chamado de “tutano”, com células gordurosas, encontra-se dentro da diáfise.

23 PARTES DO OSSO Epífises – são as extremidades dos ossos longos.
Diáfise – é o corpo dos ossos longos, onde fica a cavidade medular. Metáfise – onde ocorre o crescimento do osso em comprimento.

24

25 Epífises. Diáfise. Periósteo. Medula óssea amarela. Medula óssea vermelha.

26

27

28 CLASSIFICAÇÃO DOS OSSOS

29 CLASSIFICAÇÃO DOS OSSOS
Osso longo Osso Pneumático Osso Curto Osso Laminar Osso Irregular

30 Ossos longos: Ex. fêmur, úmero, rádio, ulna,fíbula, falanges
Epífise proximal Diáfise Ex. fêmur, úmero, rádio, ulna,fíbula, falanges Epífese distal

31 Osso laminar ou plano: Osso do quadril Comprimento e largura equivalentes, predominando sobre a espessura. Ex. Ossos do crânio, como o parietal, frontal, occipital a escápula e os ossos do quadril. Escápula

32 Osso curto: Verifica-se que as três dimensões são praticamente iguais, o que lhes confere grande resistência, ainda que geralmente possuam pouca mobilidade. Exemplo: ossos do punho.

33 Osso curto: É aquele que apresenta equivalência das três dimensões. Os ossos do carpo e do tarso.

34 Osso irregular: Apresenta uma morfologia complexa que não encontra correspondência em formas geométricas conhecidas Osso temporal

35 TIPOS ESPECIAIS DE OSSOS

36 Osso pneumático: Apresenta uma ou mais cavidades de volume variável, revestidas de mucosa e contendo ar. Estas cavidades recebem o nome de sinus ou seio. Estão situados no crânio: frontal, maxilar, temporal, etmóide e esfenóide.

37

38 Ossos Sesamóides: Estão presentes no interior de alguns tendões. Desenvolvem-se na substância de certos tendões ou da cápsula fibrosa que envolve certas articulações. Ex. patela. patela

39 Ossos Supranumerários
Crescimento de ossos entre as suturas do crânio.

40 O maior osso do corpo humano é o fêmur (osso da coxa); em uma pessoa de 1,80 cm de altura, ele mede 50 cm. O menor osso é o estribo (localizado dentro do osso temporal), ele mede aprox. 3,0 mm de comprimento.

41 Vamos todos Alegrar-se !!!


Carregar ppt "Centro de Educação Profissional de Foz do Iguaçu"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google