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PROENGEM: Programa Interação das Engenharias com o Ensino Médio

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Apresentação em tema: "PROENGEM: Programa Interação das Engenharias com o Ensino Médio"— Transcrição da apresentação:

1 PROENGEM: Programa Interação das Engenharias com o Ensino Médio
PROGRAMA DE EXTENSÃO PROENGEM: Programa Interação das Engenharias com o Ensino Médio CURSO DE EXTENSÃO Formação continuada correlacionando disciplinas do ensino médio com aplicação prática nas engenharias

2 Professores do Curso de Engenharia de Computação
Me. Dierone César Foltran Jr. Dr.Frederico Guilherme de P. F. Ielo Drª Maria Salete Marcon Gomes Vaz Drª Rosane Falate Drª Tatiana Montes Celinski Dr. Victor George Celinski

3 O Curso de Engenharia de Computação
Me. Dierone César Foltran Jr.

4 A Matemática nos Sistemas Interativos
Drª Tatiana Montes Celinski Dr. Victor George Celinski

5 “A compreensão da Matemática é essencial para o cidadão agir como consumidor prudente ou tomar decisões em sua vida pessoal e profissional.”

6 “O aluno deve perceber a Matemática como um sistema de códigos e regras que a tornam uma linguagem de comunicação de idéias e permite modelar a realidade e interpretá-la.”

7 “A Matemática ajuda a estruturar o pensamento e o raciocínio dedutivo, além de ser uma ferramenta para tarefas específicas em quase todas as atividades humanas.”

8 Quadro 1 – Conteúdos estruturantes para o ensino de Matemática
Conteúdos Estruturantes do Ensino Médio: Desdobramento Números de álgebra -Conjunto dos números reais; noções de números complexos; matrizes; determinantes; sistemas lineares; polinômios. Geometrias -Geometria plana; geometria espacial; geometria analítica; noções básicas de geometria não euclidiana. Funções -Função afim; função exponencial; função logarítmica; função modular; função aritmética; função geométrica. Tratamento de informação -Análise combinatória; estatística; probabilidade; matemática financeira; binômio de Newton.

9 Quadro 2 – Tópicos relacionados à Engenharia de Computação com bases nos conteúdos estruturantes para o ensino de Matemática Conteúdos Estruturantes do Ensino Médio Tópicos relacionados à Engenharia de Computação Números de álgebra Geometrias Funções Tratamento de informação Inteligência artificial Computação gráfica Redes e sistemas distribuídos Otimização e simulação

10 Jogos Programas ou softwares de entretenimento (jogos virtuais)
Plataformas: computadores, celulares, etc. Área que teve grande impulso devido à conectividade: é possível reunir milhares de jogadores em um único ambiente virtual Mutisciplinaridade: requer conceitos de diversas áreas

11 Jogos Personagens envolvidos
Jogadores: casuais, freqüentes e profissionais Desenvolvedores de software

12 Jogos Conceitos básicos são fundamentais para um programador de jogos
Como calcular o campo de visão do personagem? E saber se a bola colidiu com uma parede? Ou mesmo qual é a trajetória de um míssil? Matemática e física são essenciais em jogos.

13 Relações com a Computação
Inteligência artificial Tomar decisões Encontrar caminhos Agir de acordo com a situação Aprender A inteligência artificial tem grandes aplicações em jogos, ao tentar atribuir ao computador um comportamento humano

14 Relações com a Computação
Inteligência artificial

15 Relações com a Computação
Computação gráfica Geração de imagens no computador: algoritmos e ferramentas de construção e edição de imagens Aplicação de texturas, cores, iluminação, organização da tela, etc.

16 Relações com a Computação
Computação gráfica

17 Relações com a Computação
Redes e sistemas distribuídos Conectividade: jogos do tipo massive multiplayer online.

18 Redes e sistemas distribuídos

19 Relações com a Computação
Otimização Reduzir o espaço consumido na memória Aumentar a velocidade do jogo enquanto mais e mais funcionalidades são adicionadas Desafios comuns a todas as equipes de grandes jogos de mercado

20 Exemplos de aplicações da Matemática em jogos

21 Ponto Todo personagem, imerso em um ambiente, possui uma localização.
As coordenadas deste ponto são (x,y) para duas dimensões e (x,y,z) para três dimensões (sistema cartesiano).

22 Vetor Vetores X Pontos: y P v x Ponto: denota posição no plano
Vetor: denota deslocamento, isto é, inclui a noção de direção e magnitude y P v x

23 Jogo Zelda O personagem se move em x e y de acordo com a entrada do jogador.

24 Matrizes Poderoso instrumento matemático que pode ser utilizado nos mais diversos campos do conhecimento Jogos: Jogo da Velha, TETRIS, Palavras Cruzadas, Mina de Diamantes

25 A11 A12 A13 A14 A15 A16 A17 A21 A22 A23 A24 A25 A26 A27 A31 A32 A33 A34 A35 A36 A37 A41 A42 A43 A44 A45 A46 A47 A51 A52 A53 A54 A55 A56 A57 A61 A62 A63 A64 A65 A66 A67 A71 A72 A73 A74 A75 A76 A77 A81 A82 A83 A84 A85 A86 A87 Matriz 8X8 Tabuleiro jogo Matriz 8X8

26

27 Matrizes Mina de diamantes Matriz aleatória 8X8

28 OBRIGADO!


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