A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

"Nunca vi nada de tamanha beleza; árvores formosas e verdes, diferentes das nossas, com flores e frutos de vários tipos, e muitos passarinhos de canto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: ""Nunca vi nada de tamanha beleza; árvores formosas e verdes, diferentes das nossas, com flores e frutos de vários tipos, e muitos passarinhos de canto."— Transcrição da apresentação:

1 "Nunca vi nada de tamanha beleza; árvores formosas e verdes, diferentes das nossas, com flores e frutos de vários tipos, e muitos passarinhos de canto tão doce." (Colombo)

2

3 CLIMA Quente e úmido. 37ºC e 40ºC. Grande precipitação INVERNO= CHUVOSO VERÃO= MENOS CHUVOSO

4 Rios na Floresta Tropical do Peru.

5 RIO SOLIMÕES RIO NEGRO Manaus

6 DOSSEL Composta por grandes árvores que alcançam de 30 a 60m de altura A copa das árvores encostam-se umas as outras, formando uma massa de folhas e galhos que barram a passagem do sol para as camadas inferiores. Algumas árvores alcançam mais de 75m de altura, chamadas de árvores emergentes O ambiente do dossel é muito diferente do ambiente próximo ao chão da floresta.

7 Produzem muitas madeiras de lei, valiosas e belas, como o ébano, a caoba, o jacarandá, o jequitibá e outros. Centenas de outros produtos para exploração comercial úteis ao homem (madeira, borracha, guaraná, cacau, entre muitos outros) Algumas espécies de plantas chamadas epífitas, crescem diretamente na superfície das árvores gigantes (formam a área mesófila) Lianas (trepadeiras tropicais silvestres) começam a vida na terra e se apóiam em outras plantas para alcançar a luz do dossel.

8 Cariniana legalis (Jequitibá) Árvore emergente, destaca-se das demais ultrapassando o dossel da mata.

9 Dossel de Floresta Tropical localizada no Peru

10 Swietenia macrophylla (Mogno) Madeira de cor castanho-avermelhada é cobiçada pela indústria de móveis por sua durabilidade e resistência aos cupins. O mogno já é considerado quase extinto em muitas regiões do Brasil

11 Plantas epífitas crescem diretamente na superfície das árvores gigantes (plantas não-parasitas que não tiram nutrientes da planta hospedeira, mas as usam para apoio)

12 Myoxanthus conceiçoensis Orquídea de floresta tropical, encontrada no tronco de uma árvore a uma altura de aproximadamente 3m do solo

13 As Lianas (trepadeiras) começam a vida na terra e se apóiam em outras plantas para alcançar a luz do dossel.

14

15

16

17

18

19 Outros animais fora do comum: Na floresta de Java, Indonésia,um lagarto-voador desliza pelo ar. As membranas laterais de seu corpo abrem-se para formar "asas".

20 A aranha comedora de pássaros é uma das quase 40 mil espécies de invertebrados que vivem num mesmo trecho da floresta.


Carregar ppt ""Nunca vi nada de tamanha beleza; árvores formosas e verdes, diferentes das nossas, com flores e frutos de vários tipos, e muitos passarinhos de canto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google