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Escrever é fazer sexo. Webwriting Logo, quando você criar qualquer coisa para o meio digital – seja um site, um CD-Rom, uma campanha de banners, etc –,

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Apresentação em tema: "Escrever é fazer sexo. Webwriting Logo, quando você criar qualquer coisa para o meio digital – seja um site, um CD-Rom, uma campanha de banners, etc –,"— Transcrição da apresentação:

1 Escrever é fazer sexo

2 Webwriting Logo, quando você criar qualquer coisa para o meio digital – seja um site, um CD-Rom, uma campanha de banners, etc –, tenha sempre em mente que, de uma forma ou de outra, deverá proporcionar algum tipo de prazer para seu público-alvo Orgasmos e escovas de dentes: o povo quer prazer – Eco Moliterno – Webinsider

3 Definições Webwriting

4 Bruno Rodrigues 1ª edição do livro Webwriting Redação online criativa

5 Bruno Rodrigues atualmente Webwriting É um conjunto de técnicas que auxiliam na criação e distribuição de conteúdo em ambientes digitais

6 Webwriting Ambientes digitais? INTERNET, INTRANET, EXTRANET, CD/DVD-ROM, DISPOSITIVOS MÓVEIS (IPHONE, SMARTPHONES, PALM, PSP), TV DIGITAL, PEN DRIVE, ETC, ETC, ETC.

7 Dicionário do Trabalho Vivo/USP Webwriting Profissional que atua em mídias digitais, tendo como objeto de trabalho não só o texto propriamente dito, mas também toda e qualquer informação textual ou visual que seja veiculada. Sua preocupação não deve estar restrita à qualidade e criatividade do texto mas também a questões ligadas à organização e a facilidade de acesso à informação.

8 Quem criou? Webwriting

9 Quem são os caras? Webwriting Crawford Kiliam, Nick Usborne David Mill Bruno Rodrigues Ana Erthal

10 Webwriting? Mas então o que é

11 Webwriting Não é uma escrita jornalística Não é uma redação publicitária

12 Webwriting Não é uma escrita jornalística Não é uma redação publicitária É uma mistura das duas.

13 Webwriting ALGUMAS CARACTERÍSTICAS -Texto informativo/persuasivo Para convencer o usuário a prosseguir na leitura Vocação para ser vendedor – no sentido de incitar à ação Uso do imperativo: Preencha o cadastro Veja outros exemplos

14 Webwriting ALGUMAS CARACTERÍSTICAS - Deve ser atraente (escrever é fazer sexo, lembra?)

15 Webwriting ALGUMAS CARACTERÍSTICAS - Se concentrar no essencial da informação (snack culture)

16 O leitor não lê. Webwriting Escaneia.

17 Webwriting Padrão de leitura em F Estudo de Jackob Nielsen com 232 usuários visitando centenas de sites

18 Webwriting Eye-tracking

19 Webwriting Textos escaneáveis Títulos Sub-títulos Links Palavras-chave Listas, bullets, ícones

20 Webwriting Ao escrever texto para mídias digitais: O OBJETIVO É CATIVAR O LEITOR, GANHAR SUA ATENÇÃO

21 Webwriting Ao escrever texto para mídias digitais: PENSE O CONTEÚDO PENSE NO TODO PENSE NAS PESSOAS

22 Webwriting Você precisa saber com quem você está falando. Bob Levinson

23 Somos caçadores de informações Webwriting

24 Segundo Nielsen, o tempo que o usuário utiliza para procurar algo numa página é 26 segundos

25 Webwriting Em ambientes digitais O tempo e o espaço são reduzidos

26 Webwriting O que você faz quando Tem pouco tempo e espaço ?

27 Webwriting O que você faz quando tem pouco tempo e espaço?

28 Webwriting O que você faz quando tem pouco tempo e espaço?

29 Webwriting O que você faz quando tem pouco tempo e espaço?

30 Webwriting Segundo Nielsen, o texto deve ser OBJETIVO CONCISO ESCANEÁVEL

31 Webwriting O que você faz quando tem pouco tempo e espaço? Escreve de modo objetivo, tentando ser criativo e persuasivo, destacando os pontos principais e conduzindo o leitor

32 Webwriting Os três princípios: OBJETIVIDADE VISIBILIDADE NAVEGABILIDADE

33 Webwriting OBJETIVIDADE - Ir direto ao ponto -Preferencialmente textos curtos

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45 Webwriting OBJETIVIDADE - Não reprima seu texto -Se a informação pedir, use outros recursos: -Links - TabContainer - Accordion -Tooltip - Flash

46 Links Webwriting

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49 th+Tab+Transition+Animations&Filter=All Webwriting Tabcontainer

50 Tootip Webwriting BR&sl=en&tl=pt&u=http://jquery.bassistance.de/tooltip/demo/&rurl=translate.google.com.br&anno=2&usg=ALkJrhjau-Lj6wVulMS0wK_B- GWeceXdWw

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52 Webwriting Accordion menu-acordion.html

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55 Webwriting Flash

56 view.JAI_iView_Publica_do_KM/prtl_hs/SolucoesUsiminas/NovoSite/pt/index.html Webwriting Flash

57 Webwriting OBJETIVIDADE Pense o conteúdo em camadas -Trabalhe uma idéia a cada parágrafo (se o raciocínio for longo, desdobre em mais de um parágrafo) - Planeje, fragmente, fracione, divida o conteúdo -em páginas, links, áreas e seções

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60 as/Economia_Negocios/0,,MUL ,00- RECEITA+FEDERAL+IN FORMA+QUE+ESTE+S ERA+O+ULTIMO+ANO+ DO+IR+VIA+FORMULA RIO.html

61 oticias/Economia_Ne gocios/0,,MUL ,00- RECEITA+AMPLIA+A TENDIMENTO+PAR A+CONTRIBUINTE+ QUE+CAIU+NA+MAL HAFINA.html

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65 -Objetividade é dar a informação completa - Como fazer isso depende do seu planejamento e da sua criatividade Webwriting OBJETIVIDADE

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68 2fiviews!2fbr.com.su.i.iview.JAI_iView_Publica_do_KM/prtl_hs/SolucoesUsiminas/NovoSite/pt/index.html

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70 Webwriting VISIBILIDADE -Dê destaque às informações mais importantes -Em mídias digitais, o texto também tem uma função visual

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75 Webwriting VISIBILIDADE Uso de listas, bullets, ícones - Informações em série, dados numéricos, Tópicos de um mesmo assunto, Itens que merecem destaque

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82 Webwriting VISIBILIDADE - Se precisar, seja redundante (com as buscas orgânicas, o usuário entra por todo lado)

83 Webwriting NAVEGABILIDADE - Imagine-se como um guia turístico -Primeiro, capture a atenção e o interesse do usuário - Depois, dê a ele opções de saber mais

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85 -Evite excesso de links -Evite links para sites externos Webwriting NAVEGABILIDADE utilizar textos que sejam auto-explicativos, com informa ç ões suficientes sobre o conte ú do do endere ç o apontado. não usar expressões como Clique aqui. utilizar textos que sejam auto-explicativos, com informa ç ões suficientes sobre o conte ú do do endere ç o apontado. não usar expressões como Clique aqui.

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89 Webwriting NAVEGABILIDADE utilizar textos que sejam auto-explicativos, com informa ç ões suficientes sobre o conte ú do do endere ç o apontado. não usar expressões como Clique aqui. utilizar textos que sejam auto-explicativos, com informa ç ões suficientes sobre o conte ú do do endere ç o apontado. não usar expressões como Clique aqui. Utilizar títulos de links que sejam auto-explicativos, com informações suficientes sobre o conteúdo apontado. Apontar exatamente para o conteúdo descrito no link. Não usar expressões como Clique aqui. Usar o atributo ALT (do código HTML) com o significado das imagens

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91 Atividade para próxima aula: Encontrar na web uma página que não se encontra nos padrões de Webwriting e reescrever o texto de acordo com os princípios apresentados Webwriting


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