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Fazendo Arte em Jogos. O Papel da Arte 1 Ambientação (imersão) 2 Interface (acessibilidade) 3 Prazer Estético (efeito “Uau!”) 4 Marketing ‘Modus Operandi’

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Apresentação em tema: "Fazendo Arte em Jogos. O Papel da Arte 1 Ambientação (imersão) 2 Interface (acessibilidade) 3 Prazer Estético (efeito “Uau!”) 4 Marketing ‘Modus Operandi’"— Transcrição da apresentação:

1 Fazendo Arte em Jogos

2 O Papel da Arte 1 Ambientação (imersão) 2 Interface (acessibilidade) 3 Prazer Estético (efeito “Uau!”) 4 Marketing ‘Modus Operandi’ 1 Quem é quem 2 Step by step Conteúdo

3 Boa tarde :) Artur Mittebach Formado em Design pela UFPE Trabalhando com jogos desde 2000 – Jynx Playware (design grafico e game designer) – CESAR | Motorola (game designer) Ex viciado em World of Warcraft ¬¬ –Limpo faz 9 meses –Tentando atualizar 2 anos de ‘outros’ jogos não jogados :P Apresentação

4 Censo Todo mundo do Cin? Quem trabalha com jogos? Quem joga? – Qual Plataforma?

5 Censo Todo mundo do Cin? Quem trabalha com jogos? Quem joga? – Qual Plataforma?

6 O Papel da Arte

7 1 Ambientação (imersão) 2 Interface (acessibilidade) 3 Prazer Estético (efeito “Uau!”) 4 Marketing ‘Modus Operandi’ 1 Quem é quem 2 Step by step Conteúdo

8 1 Ambientação 1.1 - Contextualização Dramática 1.2 - O Senso Comum 1.3 - Estilo ou Unidade Visual 1.4 - Meio e Mensagem Criando Universos Verossímeis

9 1.1 - Contextualização Dramática

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13 1.2 - Senso Comum Identificação e O Limite dos Detalhes

14 1.3 - Estilo ou Unidade Visual Macro e Micro Coerência

15 1.3 - Estilo ou Unidade Visual

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20 1.4 - Meio e Mensagem Interdependência

21 O Papel da Arte 1 Ambientação (imersão) 2 Interface (acessibilidade) 3 Prazer Estético (efeito “Uau!”) 4 Marketing ‘Modus Operandi’ 1 Quem é quem 2 Step by step Conteúdo

22 2 Interface Gráfica 2.1 - Input e Output 2.2 - Menos é Mais 2.3 - Distribuição de Elementos

23 2.1 - Input e Output Conceitos de Interface

24 2.2 - Menos é Mais Transparência e Integração Visual

25 2.2 - Menos é Mais Transparência e Integração Visual

26 2.3 - Distribuição de Elementos O Peso das Funcionalidades

27 O Papel da Arte 1 Ambientação (imersão) 2 Interface (acessibilidade) 3 Prazer Estético (efeito “Uau!”) 4 Marketing ‘Modus Operandi’ 1 Quem é quem 2 Step by step Conteúdo

28 3 Prazer Estético “Quando eu estou trabalhando num problema, eu nunca penso em beleza... mas quando eu acabo, se a solução não estiver bonita, eu sei que ela está errada.” -- R. Buckminster Fuller 3.1 - Eye Candy como Premiação 3.2 - Replay Value Efeito “Uau!”

29 3.1 - Eye Candy Como Premiação Um elemento de Game Design

30 3.2 - Replay Value Rejogando

31 O Papel da Arte 1 Ambientação (imersão) 2 Interface (acessibilidade) 3 Prazer Estético (efeito “Uau!”) 4 Marketing ‘Modus Operandi’ 1 Quem é quem 2 Step by step Conteúdo

32 4 Marketing 4.1 - Apelo Estético, Prático e Simbólico 4.2 - A Lei de Moore da Expectativa

33 4.1 - Apelo Estético, Prático e Simbólico O Equilíbrio para o seu Público

34 4.2 - A Lei de Moore da Expectativa A Historia Sem Fim do Realismo

35 4.2 - A Lei de Moore da Expectativa A Historia Sem Fim do Realismo

36 O Papel da Arte 1 Ambientação (imersão) 2 Interface (acessibilidade) 3 Prazer Estético (efeito “Uau!”) 4 Marketing ‘Modus Operandi’ 1 Quem é quem 2 Step by step Conteúdo

37 “Modus Operandi”

38 O Papel da Arte 1 Ambientação (imersão) 2 Interface (acessibilidade) 3 Prazer Estético (efeito “Uau!”) 4 Marketing ‘Modus Operandi’ 1 Quem é quem 2 Step by step Conteúdo

39 1 Quem é quem Art Director – Designer gráfico do projeto Lead Artist – Produtor gráfico do projeto Artista 2D Modelador 3D Animador Criador de Texturas Efeitos Especiais Trilha Sonora

40 O Papel da Arte 1 Ambientação (imersão) 2 Interface (acessibilidade) 3 Prazer Estético (efeito “Uau!”) 4 Marketing ‘Modus Operandi’ 1 Quem é quem 2 Step by step Conteúdo

41 2 Step by Step Concepção Artística Modelagem Texturização Animação

42 2 Step by Step Concepção Artística

43 2 Step by Step Concepção Artística

44 2 Step by Step Concepção Artística

45 2 Step by Step Concepção Artística

46 2 Step by Step Concepção Artística

47 2 Step by Step Referências

48 2 Step by Step Modelagem

49 2 Step by Step Texturas

50 2 Step by Step Texturas

51 2 Step by Step Envelope

52 2 Step by Step Poses

53 2 Step by Step Poses

54 Obrigado! :) Prof. Geber Ramalho (CIn-UFPE) Tiago Amorim (Digital Chocolate) Jynx Playware Gamasutra.com Gamespot.com Ign.com Artur Mittelbach arturfm@gmail.com Contato Agradecimentos especiais God of War http://www.youtube.com/watch?v=1XovALlnwK0http://www.youtube.com/watch?v=1XovALlnwK0 Phantasy Star Universe http://www.youtube.com/watch?v=iC7nDxI3VGkhttp://www.youtube.com/watch?v=iC7nDxI3VGk Alguns videos sobre concept art


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