Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouEloá Soares Alterado mais de 5 anos atrás
1
HISTÓRIA DA ARTE 1º ano do ENSINO MÉDIO Profª MÁRCIA FABIANI AULA 2
COLÉGIO CAESP – EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO Rua Almirante Barroso, – Fone/Fax (045) – CEP Foz do Iguaçu – PR – Brasil HISTÓRIA DA ARTE Profª MÁRCIA FABIANI 1º ano do ENSINO MÉDIO AULA 2
2
LINHA DO TEMPO DA HISTÓRIA DA ARTE
3
PRÉ HISTÓRIA ARTE RUPESTRE ARTE EGÍPCIA IDADE ANTIGA ARTE GREGA
A MAIS ANTIGA DAS REPRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS, GRAVADAS EM CAVERNAS EM SUAS PAREDES. PRÉ HISTÓRIA ARTE RUPESTRE ARTE EGÍPCIA IDADE ANTIGA ARTE GREGA ARTE ROMANA FOI A ÉPOCA DOS MOSAICOS E VITRAIS IDADE MÉDIA ARTE GÓTICA RENASCIMENTO LEONARDO DA VINCI, MICHELANGELO E RAFAEL IDADE MODERNA BARROCO REMBRANDT ROCOCÓ ALEIJADINHO ROMANTISMO GOYA E DELACROIX IDADE CONTEMPORÂNEA IMPRESSIONISMO CEZANNE, DEGAS, GAUGUIN, MONET, RENOIR, VAN GOGH E TOULOUSE-LAUTREC CUBISMO PICASSO E TARSILA DO AMARAL ABSTRACIONISMO KANDINSKY, MANABU MABE E TOMIE OHTAKE SURREALISMO SALVADOR DALI E TARSILA DO AMARAL
4
DESENHO DAS MÃOS – como assinatura
A MAIS ANTIGA DAS REPRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS, GRAVADAS EM CAVERNAS EM SUAS PAREDES. PRÉ HISTÓRIA ARTE RUPESTRE DESENHO DAS MÃOS – como assinatura HOMENS CAÇANDO E ANIMAIS DE CAÇA
5
IDADE ANTIGA ARTE EGÍPCIA
6
IDADE ANTIGA ARTE GREGA ESCULTURAS E CERÂMICAS
7
IDADE ANTIGA ARTE ROMANA
8
MOSAICOS IDADE MÉDIA ARTE GÓTICA
9
VITRAIS IDADE MÉDIA ARTE GÓTICA
10
IDADE MODERNA - RENASCIMENTO
MICHELANGELO LEONARDO DA VINCI RAFAEL
11
IDADE MODERNA - BARROCO
REMBRANDT
12
IDADE MODERNA - ROCOCÓ ALEIJADINHO
13
IDADE CONTEMPORÂNEA - ROMANTISMO
FRANCISCO GOYA DELACROIX
14
IDADE CONTEMPORÂNEA - IMPRESSIONISMO
PAUL CEZANNE EDGAR DEGAS
15
IDADE CONTEMPORÂNEA - IMPRESSIONISMO
CLAUDE MONET PAUL GAUGUIN
16
IDADE CONTEMPORÂNEA - IMPRESSIONISMO
TOULOUSE-LAUTREC RENOIR
17
IDADE CONTEMPORÂNEA - IMPRESSIONISMO
VINCENT VAN GOGH
18
IDADE CONTEMPORÂNEA - CUBISMO
PABLO PICASSO TARSILA DO AMARAL
19
IDADE CONTEMPORÂNEA - ABSTRACIONISMO
WASSILY KANDINSKY
20
IDADE CONTEMPORÂNEA - ABSTRACIONISMO
MANABU MABE
21
IDADE CONTEMPORÂNEA - ABSTRACIONISMO
TOMIE OHTAKE
22
IDADE CONTEMPORÂNEA - SURREALISMO
SALVADOR DALI
23
IDADE CONTEMPORÂNEA - SURREALISMO
SALVADOR DALI
24
IDADE CONTEMPORÂNEA - SURREALISMO
TARSILA DO AMARAL
25
IDADE CONTEMPORÂNEA - SURREALISMO
JACEK YERKA
26
IDADE CONTEMPORÂNEA - SURREALISMO
JACEK YERKA
27
IDADE CONTEMPORÂNEA - SURREALISMO
JACEK YERKA
28
PRÉ-HISTÓRIA E ARTE PRIMITIVA
29
Manifestações artísticas não eram destinadas à contemplação – Tinham funções definidas. Trabalhos de magia Imagem – algo poderoso para ser usado
30
Os criadores dos desenhos eram caçadores profissionais (daí o seu conhecimento perfeito dos animais). O pintor/caçador do Paleolítico supunha ter poder sobre o animal uma vez que possuísse a sua imagem.
31
Esse artista mágico pode ser considerado o primeiro representante da especialização e da divisão do trabalho. Ele se destaca da massa indiferenciada, junto do curandeiro e do mágico.
32
Pinturas descobertas em paredes de cavernas e em rochas da Espanha e no sul da França ( a.C): - representações animadas, naturais e vigorosas de animais que eram caçados na época – bisões, mamutes, cavalos e renas
33
Principal característica dos desenhos do Paleolítico Superior - Naturalismo.
Imagens que representam animais temidos: carregadas de traços que revelam força e movimento. Imagens que representam renas e cavalos: traços revelam leveza e fragilidade.
34
Desenhos já revelam uma elaboração por parte do artista
35
O homem da caverna usava óxidos minerais, ossos carbonizados, carvão, vegetais e sangue de animais - esmagados e dissolvidos na gordura dos animais caçados. Pincel - inicialmente o dedo; mas há indícios de terem usado pincéis feitos de penas e pêlos.
37
Apetrechos rudimentares de osso e de ferro
38
Rituais de poder – tótens, vestes, máscaras, etc
Rituais de poder – tótens, vestes, máscaras, etc. Mundo onírico Obras dos artistas têm uma função nos rituais
39
Não importa a beleza da pintura ou escultura, segundo padrões estéticos, mas a sua funcionalidade. Habilidade tribal e domínio técnico: obras de talha e cestaria, couro ou metais.
40
Cabeça de um negro, provavelmente representando um rei, de ife, Nigéria, séculos XII - XIV
41
“A história da arte, em seu todo, não é uma história de progresso na proficiência técnica, mas uma história de idéias, concepções e necessidades em permanente evolução”.
42
América do Norte – artistas combinam uma observação muito apurada das formas naturais com o descaso pelo que chamamos aparência real das coisas.
43
Máscara de dança inuit, do Alasca, 1880
44
Tlaloc, o deus da chuva asteca, séculos XIV-XV
45
Como caçadores, conhecem muito bem o verdadeiro formato do bico da águia ou das orelhas do castor. Mas consideram que uma só dessas características é mais que suficiente.
47
_Passagem do Paleolítico ao Neolítico
Homem deixa de viver “parasitariamente” à custo da natureza e passa a produzir os meios necessários à própria alimentação: cultivo, posse de terras, domesticação de animais, provisões de alimentos... Começa a surgir uma diferenciação da sociedade em camadas, classes, organização do trabalho, divisão de funções, etc.
48
Com a transição do estágio de recolha de alimentos e caça (do paleolítico) para o da criação de gado e cultivo de vegetais (neolítico), a organização da vida em grupo se modificou.
50
Surge a necessidade de ídolos, amuletos, símbolos sagrados, ofertas nativas, cerimônias fúnebres e monumentos funerários. Surge a distinção entre arte sagrada e profana, arte de representação religiosa e arte de ornamentação.
51
Vénus de Willendorf
52
O homem desenvolveu a técnica de tecer panos, fabricar cerâmicas e construir as primeiras moradias. Conseguiu ainda o domínio do fogo.
53
Dólmen
56
Conquistas técnicas do Neolítico refletiram na arte.
O artista camponês não precisava ter os sentidos apurados do caçador do Paleolítico. Seu poder de observação foi substituído pela abstração e racionalização.
58
Abandono do estilo naturalista que predominava na arte do Paleolítico, e o surgimento de um estilo simplificador e geometrizante.
61
Com o tempo, essas figuras foram se reduzindo a traços e linhas muito simples, mas que comunicavam algo para quem as via. O Neolítico, último período pré-histórico, terminou com o surgimento da escrita.
Apresentações semelhantes
© 2021 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.