A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Por favor coloquem os telemóveis no silencio ou desliguem-nos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Por favor coloquem os telemóveis no silencio ou desliguem-nos"— Transcrição da apresentação:

1 Por favor coloquem os telemóveis no silencio ou desliguem-nos
Silêncio

2

3

4 Por favor coloquem os telemóveis no silencio ou desliguem-nos
Silêncio

5

6 I Domingo da Quaresma Ano B

7 É preciso renascer, é preciso renascer. Deixai ódio, violências,
Convertei-vos e acreditai. Eis a nova que venho dar-vos. Amai todos sem distinção, porque todos somos irmãos, Aceitai, aceitai, aceitai o reino de Deus.

8 Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém!
A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a Comunhão do Espírito Santo estejam convosco. Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo. Irmãos, para celebrar dignamente os Santos Mistérios reconheçamos que somos pecadores (momento de silêncio)

9

10 Confessemos os nossos pecados:
Confesso a Deus Todo-Poderoso e a vós, irmãos, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões, (batendo no peito) por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos Anjos e Santos, e a vós, irmãos, que rogueis por mim a Deus, Nosso Senhor. Deus Todo-Poderoso tenha compaixão de nós perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Ámen!

11 Senhor, tende piedade de nós.
Cristo, tende piedade de nós.

12 e a nossa vida seja dele um digno testemunho.
ORAÇÃO COLECTA Concedei-nos, Deus omnipotente, que, pela observância quaresmal, alcancemos maior compreensão do mistério de Cristo e a nossa vida seja dele um digno testemunho. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amém.

13 «A aliança de Deus com Noé, salvo das águas do dilúvio»
1ª Leitura «A aliança de Deus com Noé, salvo das águas do dilúvio» Gen 9, 8-15

14 Leitura do Livro do Génesis
LEITURA I Gen 9, 8-15 Leitura do Livro do Génesis Deus disse a Noé e a seus filhos: «Estabelecerei a minha aliança convosco, com a vossa descendência e com todos os seres vivos que vos acompanham: as aves, os animais domésticos, os animais selvagens que estão convosco, todos quantos saíram da arca e agora vivem na terra. Estabelecerei convosco a minha aliança: de hoje em diante nenhuma criatura será exterminada pelas águas do dilúvio e nunca mais um dilúvio devastará a terra». Deus disse ainda: «Este é o sinal da aliança que estabeleço convosco e com todos os animais que vivem entre vós, por todas as gerações futuras: farei aparecer o meu arco sobre as nuvens, que será um sinal da aliança entre Mim e a terra. Sempre que Eu cobrir a terra de nuvens e aparecer nas nuvens o arco, recordarei a minha aliança convosco e com todos os seres vivos e nunca mais as águas formarão um dilúvio para destruir todas as criaturas». Palavra do Senhor.

15 LEITURA I Gen 9, 8-15 de hoje em diante nenhuma criatura será exterminada pelas águas do dilúvio e nunca mais um dilúvio devastará a terra». Deus disse ainda: «Este é o sinal da aliança que estabeleço convosco e com todos os animais que vivem entre vós, por todas as gerações futuras: farei aparecer o meu arco sobre as nuvens, que será um sinal da aliança entre Mim e a terra. Sempre que Eu cobrir a terra de nuvens e aparecer nas nuvens o arco, recordarei a minha aliança convosco e com todos os seres vivos e nunca mais as águas formarão um dilúvio para destruir todas as criaturas». Palavra do Senhor.

16 LEITURA I Gen 9, 8-15 recordarei a minha aliança convosco e com todos os seres vivos e nunca mais as águas formarão um dilúvio para destruir todas as criaturas». Palavra do Senhor. Graças a Deus

17 Salmo

18 Salmo 24 (25), 4bc-5ab. 6-7bc. 8-9 (R. cf. 10)
Refrão: Todos os vossos caminhos, Senhor, são amor e verdade para os que são fiéis à vossa aliança.

19 «O Baptismo que agora vos salva»
2ª Leitura «O Baptismo que agora vos salva» 1 Pedro 3, 18-22

20 Leitura da Primeira Epístola de São Pedro
LEITURA II Pedro 3, 18-22 Leitura da Primeira Epístola de São Pedro Caríssimos: Cristo morreu uma só vez pelos pecados – o Justo pelos injustos – para vos conduzir a Deus. Morreu segundo a carne, mas voltou à vida pelo Espírito. Foi por este Espírito que Ele foi pregar aos espíritos que estavam na prisão da morte e tinham sido outrora rebeldes, quando, nos dias de Noé, Deus esperava com paciência, enquanto se construía a arca, na qual poucas pessoas, oito apenas, se salvaram através da água. Esta água é figura do Baptismo que agora vos salva, que não é uma purificação da imundície corporal, mas o compromisso para com Deus de uma boa consciência; ele vos salva pela ressurreição de Jesus Cristo, que subiu ao Céu e está à direita de Deus, tendo sob o seu domínio os Anjos, as Dominações e as Potestades. Palavra do Senhor.

21 LEITURA II Pedro 3, 18-22 na qual poucas pessoas, oito apenas, se salvaram através da água. Esta água é figura do Baptismo que agora vos salva, que não é uma purificação da imundície corporal, mas o compromisso para com Deus de uma boa consciência; ele vos salva pela ressurreição de Jesus Cristo, que subiu ao Céu e está à direita de Deus, tendo sob o seu domínio os Anjos, as Dominações e as Potestades. Palavra do Senhor.

22 LEITURA II Pedro 3, 18-22 ele vos salva pela ressurreição de Jesus Cristo, que subiu ao Céu e está à direita de Deus, tendo sob o seu domínio os Anjos, as Dominações e as Potestades. Palavra do Senhor. Graças a Deus

23 Aclamação Nem só de pão vive o homem,
Nós vimos para escutar: Tua palavra, tua palavra, tua palavra Senhor (bis) Queremos compreender : Tua palavra, tua palavra, tua palavra Senhor Nem só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.

24 «Era tentado por Satanás e os Anjos serviam-n’O»
Evangelho «Era tentado por Satanás e os Anjos serviam-n’O» Mc 1, 12-15

25 O Senhor esteja convosco, Ele está no meio de Nós.
EVANGELHO Mc 1, 12-15 O Senhor esteja convosco, Ele está no meio de Nós. Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Marcos Glória a Vós, Senhor!

26 EVANGELHO Mc 1, 12-15 Naquele tempo, o Espírito Santo impeliu Jesus para o deserto. Jesus esteve no deserto quarenta dias e era tentado por Satanás. Vivia com os animais selvagens e os Anjos serviam-n’O. Depois de João ter sido preso, Jesus partiu para a Galileia e começou a pregar o Evangelho, dizendo: «Cumpriu-se o tempo e está próximo o reino de Deus. Arrependei-vos e acreditai no Evangelho». Palavra da salvação.

27 EVANGELHO Mc 1, 12-15 «Cumpriu-se o tempo e está próximo o reino de Deus. Arrependei-vos e acreditai no Evangelho». Palavra da salvação. Gloria a Vós, Senhor.

28 Aclamação Nós vimos para escutar: Tua palavra,
tua palavra, tua palavra Senhor (bis) Queremos compreender : Tua palavra, tua palavra, tua palavra Senhor

29

30

31 Credo

32 Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra De todas as coisas visíveis e invisíveis. Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigénito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; Gerado, não criado, consubstancial ao Pai. Por Ele todas as coisas foram feitas. E por nós, homens, e para nossa salvação

33 desceu dos céus (Faz-se inclinação) E encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria. e Se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras; e subiu aos céus, onde está sentado à direita do Pai.

34 De novo há-de vir em sua glória,
para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não terá fim. Creio no Espírito Santo. Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos Profetas.

35 Creio na Igreja una, santa,
católica e apostólica. Professo um só batismo Para remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos, e vida do mundo que há-de vir. Amém.

36 Oração Universal

37 Caríssimos irmãos e irmãs: Voltemo-nos para Deus, que salvou Noé e os seus filhos do dilúvio com que submergiu a terra, e oremos pela Igreja e pelo mundo, dizendo, cheios de confiança: Renovai, Senhor, o vosso povo. Pelos ministros da Igreja, pelos fiéis e catecúmenos, para que escutem o apelo feito a todos: “Arrependei-vos e acreditai no Evangelho”, oremos.

38 Pelos homens que governam as nações,
para que não se deixem tentar pelo poder e estejam sempre ao lado dos mais fracos, oremos. Renovai, Senhor, o vosso povo. Pelos que vivem na solidão e na tristeza e pelos humilhados, desprezados e esquecidos, para que em Deus encontrem o que procuram,

39 Pelos cristãos que iniciaram a Quaresma,
para que, na oração, na partilha e no jejum, se preparem para celebrar a santa Páscoa, oremos. Renovai, Senhor, o vosso povo. Por nós próprios e pela nossa comunidade (paroquial), para que o Espírito nos faça sentir fome da Palavra e não deixe que sejamos vencidos pelo Demónio, oremos.

40 Senhor, nosso Deus, que fizestes uma aliança por todas as gerações com a descendência de Noé e com os seres vivos, concedei-nos a graça de descobrir que só em Vós se encontra a fonte do amor e da vida. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.

41 Ofertório

42 Só Tu conheces e entendes tudo o que temos p’ra dar:
Senhor, aqui nos tendes juntos para te amar. Só Tu conheces e entendes tudo o que temos p’ra dar: Dor e pobreza, toda a alegria, tanto sofrer e a paz, que a vida oferece e cria, que a vida leva e traz. Ó Cristo, de braços cansados, sem ti, Senhor, que seria, a tormenta dos pecados e o medo da manhã fria. Então, faz de nós, ó Deus, teu repouso e morada, e o amor dos que são teus torne a terra abençoada. Faz ó Deus…

43 Orai, Irmãos para que o meu e vosso sacrifício seja aceite por Deus Pai todo-poderoso.
Todos: receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício, para honra e glória do seu nome, para nosso bem e de toda a santa Igreja

44 ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS
(Todos de pé) ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS Fazei que a nossa vida, Senhor, corresponda à oferta das nossas mãos, com a qual damos início à celebração do tempo santo da Quaresma. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amém.

45 Prefácio V. O Senhor esteja convosco. R. Ele está no meio de nós.
V. Corações ao alto. R. O nosso coração está em Deus. V. Dêmos graças ao Senhor nosso Deus. R. É nosso dever, é nossa salvação.

46 Senhor, Pai santo, Deus eterno e omnipotente, é verdadeiramente nosso dever, é nossa salvação dar-Vos graças, sempre e em toda a parte, por Cristo nosso Senhor. Jejuando durante quarenta dias, Ele santificou a observância quaresmal e, triunfando das insídias da antiga serpente, ensinou-nos a vencer as tentações do pecado, para que, celebrando dignamente

47 o mistério pascal, passemos um dia à Páscoa eterna.
Por isso, com os Anjos e os Santos, proclamamos a vossa glória, cantando numa só voz: Santo, Santo, Santo.

48 Santo

49 Oração Eucarística II Vós, Senhor, sois verdadeiramente santo, sois a fonte de toda a santidade. Reunidos na vossa presença, em comunhão com toda a Igreja, ao celebrarmos a véspera do primeiro dia da semana, em que Nosso Senhor Jesus Cristo ressuscitou dos mortos, humildemente Vos suplicamos: (Todos se ajoelham!) Santificai estes dons, derramando sobre eles o vosso Espírito, de modo que se convertam, para nós, no Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo.

50 que será entregue por vós.
Na hora em que Ele se entregava, para voluntariamente sofrer a morte, tomou o pão e, dando graças, partiu-o e deu-o aos seus discípulos, dizendo: Tomai, todos, e comei: isto é o meu Corpo que será entregue por vós.

51 este é o cálice do meu Sangue o Sangue da nova e eterna aliança,
De igual modo, no fim da Ceia, tomou o cálice e, dando graças, deu-o aos seus discípulos, dizendo: Tomai, todos, e bebei: este é o cálice do meu Sangue o Sangue da nova e eterna aliança, que será derramado por vós e por todos, para remissão dos pecados. Fazei isto em memória de mim.

52 Mistério da Fé! Anunciamos, Senhor, a vossa morte, proclamamos a vossa ressurreição. Vinde, Senhor Jesus!

53 Sac. Celebrando agora, Senhor,
o memorial da morte e ressurreição de vosso Filho nós Vos oferecemos o pão da vida e o cálice da salvação e Vos damos graças porque nos admitistes à vossa presença para Vos servir nestes santos mistérios. Humildemente Vos suplicamos que, participando no Corpo e Sangue de Cristo, sejamos reunidos, pelo Espírito Santo, num só corpo.

54 Lembrai-Vos, Senhor, da vossa Igreja, dispersa por toda a terra, e tornai-a perfeita na caridade em comunhão com o Papa Francisco, e o nosso Patriarca D. Manuel Clemente, os bispos auxiliares e todos aqueles que estão ao serviço do vosso povo. Lembrai-Vos também dos nossos irmãos que adormeceram na esperança da ressurreição, e de todos aqueles que na vossa misericórdia partiram deste mundo:

55 admiti-os na luz da vossa presença.
Tende misericórdia de nós, Senhor, e dai-nos a graça de participar na vida eterna, com a Virgem Maria, Mãe de Deus, São José seu esposo, São Bartolomeu e demais Apóstolos e todos os Santos que desde o princípio do mundo viveram na vossa amizade, para cantarmos os vossos louvores, por Jesus Cristo, vosso Filho.

56 Por Cristo, com Cristo, em Cristo,
a Vós, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória agora e para sempre… Ámen.

57 Pai Nosso

58 Pai Nosso, que estais nos céus, santificado seja o Vosso nome
Pai Nosso, que estais nos céus, santificado seja o Vosso nome. Venha a nós o Vosso Reino. Seja feita a Vossa vontade, assim na Terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje. Perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. E não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.

59 Sac. Livrai-nos de todo o mal, Senhor, e dai ao mundo a paz em nossos dias, para que, ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e de toda a perturbação, enquanto esperamos a vinda gloriosa de Jesus Cristo nosso Salvador. Vosso é o reino e o poder e a glória para sempre.

60 Sac. Senhor Jesus Cristo, que dissestes aos vossos Apóstolos
Sac. Senhor Jesus Cristo, que dissestes aos vossos Apóstolos. Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz: não olheis aos nossos pecados mas à Fé da vossa Igreja e dai-lhe a união e a paz, segundo a Vossa vontade. Vós que sois Deus com o Pai na unidade do Espírito Santo. Amém. A paz do Senhor esteja sempre convosco. O amor de Cristo nos uniu.

61 Paz

62 CORDEIRO DE DEUS, QUE TIRAIS O PECADO DO MUNDO TENDE PIEDADE DE NÓS.
CORDEIRO DE DEUS, QUE TIRAIS O PECADO DO MUNDO DAI-NOS A PAZ.

63 Sac. Felizes os convidados
Ao banquete do Senhor. Eis o Cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo. Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma só palavra e serei salvo

64 Comunhão

65 Mas é preciso que o fruto se parta e se reparta na mesa do amor! (bis)
O nosso Deus, com amor sem medida, chamou-nos à vida, nos deu muitos dons. Nossa resposta ao amor que será feita se a nossa colheita mostrar frutos bons. Mas é preciso que o fruto se parta e se reparta na mesa do amor! (bis)

66 Mas é preciso que o fruto se parta e se reparta na mesa do amor! (bis)
Participar é criar comunhão, fermento no pão, saber repartir. Comprometer-se com a vida do irmão, viver a missão de se dar e servir. Mas é preciso que o fruto se parta e se reparta na mesa do amor! (bis)

67 Mas é preciso que o fruto se parta e se reparta na mesa do amor! (bis)
Os grãos de trigo em farinha se tornam, depois se transformam em vida no pão. Assim, também, quando participamos, unidos, criamos maior comunhão. Mas é preciso que o fruto se parta e se reparta na mesa do amor! (bis)

68 Ação de graças

69 PIEDADE Ó DEUS, TU QUE ÉS TÃO BOM, TU QUE ME CHAMAS E ME DÁS A MÃO.
LIBERTA-ME DE TODO O PECADO; SALVA A MINHA ALMA, DÁ-ME O TEU PERDÃO. Eu reconheço que tenho pecado, a minha vida tinge-me as mãos. É contra Ti todo o mal que faço e, em Ti, ofendo também meus irmãos. Cria em mim um coração bem puro, faz-me sentir todo o Teu amor. Nunca desvies Teus olhos de mim, faz dos meus passos, Teus passos, Senhor

70 Ação de graças

71 Maria, Mãe da Igreja ajudai-nos a dizer o nosso «sim».
Dai-nos a audácia de buscar novos caminhos para que chegue a todos o dom da beleza que não se apaga. Virgem da escuta e da contemplação, intercedei pela nossa Igreja de Lisboa, em caminho sinodal, para que nunca se feche nem se detenha na sua paixão por instaurar o Reino.

72 Estrela da nova evangelização, ajudai-nos a resplandecer com o testemunho da comunhão, do serviço, da fé ardente e generosa, da justiça e do amor aos pobres, para que a alegria do Evangelho chegue até aos confins da terra e nenhuma periferia fique privada da sua luz. Mãe do Evangelho vivo, manancial de alegria para os pequeninos, rogai por nós. Ámen.

73 Oração depois da comunhão
Saciados com o pão do Céu, que alimenta a fé, confirma a esperança e fortalece a caridade, nós Vos pedimos, Senhor: ensinai-nos a ter fome de Cristo, o verdadeiro pão da vida, e a alimentar-nos de toda a palavra que da vossa boca nos vem. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amém.

74 Avisos

75 Sac. O Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós. Sac. Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém. Sac. Ide em paz e o Senhor vos acompanhe. Graças a Deus.

76 O auxílio virá do Senhor,
do Senhor o nosso Deus, que fez o céu e a terra, o céu e a terra

77 Animada por: Ficha técnica:
Eucaristia Celebrada por: Pe. Rui Pereira Peralta Animada por: Realização : A. Alberto Sousa Imagens recolhidas: Via Google Projeção disponível :

78 Vasco Rafael

79

80 Este é um local de oração, por favor retirem-se em silencio!


Carregar ppt "Por favor coloquem os telemóveis no silencio ou desliguem-nos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google