A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Oriente Médio: conflitos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Oriente Médio: conflitos"— Transcrição da apresentação:

1 Oriente Médio: conflitos

2 Razões constantes: Entreposto comercial entre Europa e Ásia;
Riquezas minerais: petróleo e gás natural; Religiões conflitantes.

3

4 Reivindicações do povo Judeu por Israel
A Terra de Israel foi prometida por Deus aos judeus. Desde que os judeus foram exilados pelos romanos, a Terra de Israel nunca foi estabelecida como um estado. Foram imigrantes judeus que desenvolveram a agricultura e construíram cidades para restabelecer um estado no seu lar histórico. O estado de Israel foi criado pelas Nações Unidas em É um estado democrático, moderno e soberano.

5 Cont. 4. Toda a Terra de Israel foi comprada pelos judeus ou conquistada em guerras de defesa, após o país ter sido atacado por seus vizinhos árabes; 5. Os árabes controlam 99.9% do território no Oriente Médio. Israel representa apenas um décimo de 1 % da região. 6. A história demonstrou que a segurança do povo judeu apenas pode ser garantida através da existência de um estado judeu forte e soberano.

6 Fatores dos Palestinos por Israel
Os árabes muçulmanos viveram no local por muitos anos. O povo palestino tem o direito à independência nacional e à soberania sobre a terra onde viveram. Jerusalém é a terceira cidade sagrada na religião muçulmana, local de elevação do profeta Maomé aos Céus.

7 Cont. 4. O Oriente Médio é dominado por árabes.
5. Todos os territórios árabes que foram colonizados tornaram-se estados completamente independentes, exceto a Palestina. 6. Os palestinos tornaram-se refugiados. Outros países árabes nunca os aceitaram completamente e eles vivem freqüentemente em campos para refugiados tomados pela pobreza.

8 Arábia X Israel 1948: criação de dois estados: Israel e Palestina;
Israel: judeus (600 mil);57% Palestina: árabes (1 milhão e 300mil);43% Território mal dividido: conflitos; Não reconhecimento do novo Estado pela Liga Árabe: Egito, Síria, Líbano, Jordânia; Primeira Guerra Árabe-Israelense ( ); Vitória dos judeus: 75% da Palestina, restante pela Jordânia (Cisjordânia) e Egito (Faixa de Gaza)

9 Questão Palestina Fuga de 900 mil palestinos da região;
Processo de luta do povo árabe da Palestina pela criação de um Estado Nacional; Criação da OLP: Organização pela Libertação da Palestina, criada por Yasser Arafat;

10 Segunda Guerra árabe-israelense(1956)
Canal de Suez: principal motivo; O Egito nacionaliza o canal, proibindo a navegação de embarcações israelenses, franceses e ingleses; Israel tem apoio da Inglaterra e França; EUA e URSS auxiliaram o Egito expulsando os judeus do local; Ocupação da ONU no local.

11 Guerra dos Seis Dias Terceira guerra árabe-israelense;
Ataque simultâneo à Jordânia, à Síria e ao Egito; 1967: retirada das tropas da ONU; Criação da OLP; Israel ganha e ocupa: faixa de Gaza, a península do Sinai,planícies de Golan (da Síria) e a Cisjordânia (da Jordânia);

12 Quarta Guerra- Yom Kippur (1873)
Egito e Síria: atacam simultaneamente contra Israel no Dia do Perdão, ou Ramadã; Árabes reconquistam o Canal de Suez; Intervenção dos EUA: acordo de paz; Ataques entre israelenses e OLP;

13 1993: o aperto de mãos Nos EUA, os dois líderes conflitantes: primeiro-ministro israelense Itzhak Rabin e o chefe da OLP, Yasser Arafat, assinam um acordo de paz;


Carregar ppt "Oriente Médio: conflitos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google