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RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL Aula 2

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Apresentação em tema: "RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL Aula 2"— Transcrição da apresentação:

1 RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL Aula 2

2 “A REALIDADE BRASILEIRA NO CAMINHO PARA A SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL”

3 A SOCIEDADE ESTÁ EM TRANSFORMAÇÃO
O DESCONHECIDO MUNDO NOVO COMO SERÃO AS ORGANIZAÇÕES E AS PESSOAS DESTE NOVO MILENIO? ESTAMOS MESMO NO “OLHO DO FURACÃO” A INSTABILIDADE VAI SER A REGRA DESTE MILÊNIO

4 A SOCIEDADE ESTÁ EM TRANSFORMAÇÃO
TEMPOS DE MUDANÇAS: 5 ANOS EM 1; ESTAMOS VIVENDO UMA NOVA LÓGICA, E AS EMPRESAS BEM SUCEDIDAS VÃO TER QUE LIDAR COM ELA; “EMPRESAS DISPOSTAS A EMPREGAR ADEQUADAMENTE A TECNOLOGIA E OTIMIZAR RECURSOS E PROCESSOS, ALÉM DE UMA COMUNICAÇÃO CRIATIVA, DEIXARÃO PARA TRÁS TODAS AS DEMAIS.”

5 A SOCIEDADE ESTÁ EM TRANSFORMAÇÃO
BUSCA DA QUALIDADE DE VIDA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE VALORIZAÇÃO DAS PESSOAS FIM DAS FRONTEIRAS COMUNICAÇÃO E TECNOLOGIA ULTRAPASSANDO A BARREIRA DOS NEGÓCIOS E DA PRÓPRIA SOCIEDADE

6 QUAIS SÃO AS PALAVRAS DE ORDEM DAS EMPRESAS?
RESULTADOS QUALIDADE REDUÇÃO DE DESPESAS COMPETÊNCIA / COMPETITIVIDADE RESPONSABILIDADE SOCIAL

7 “GESTÃO DAS COMPETÊNCIAS É O PONTO CHAVE PARA O SUCESSO DAS EMPRESAS”

8 OS 4 PILARES DA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

9 MACRO VISÃO MACRO ECONOMICA MACRO VISÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL MACRO VISÃO DA SOCIEDADE MACRO VISÃO DO 3º SETOR

10 AS TRANSFORMAÇÕES DAS EMPRESAS
Década de relevância aos processos Década de relevância à gestão e controles Década de relevância às pessoas

11 A SOCIEDADE RECONHECE NOVOS VALORES:
ÉTICA CIDADANIA PARTICIPAÇÃO

12 OS PRIMEIROS SINAIS

13 Os Consumidores estão mudando de atitude

14 Consumidor cobra mais responsabilidade social das empresas 20. 07
Consumidor cobra mais responsabilidade social das empresas     - Relatório do Akatu e do Instituto Ethos revela que os consumidores estão de olho nas empresas - e exigem delas práticas sociais e ambientais

15 Consumidor cobra mais Responsabilidade Social das empresas
Seis em cada dez brasileiros gostariam que o governo criasse leis para obrigar as empresas a ter mais responsabilidade social. Cerca de 78% dos brasileiros têm interesse nas ações das empresas – percentual próximo ao de países de vanguarda no assunto, como Estados Unidos, Itália e Canadá. Segundo 88% dos entrevistados, a iniciativa privada tem o dever de participar da solução para problemas sociais, como a criminalidade, a pobreza e a baixo índice de educação — em 2002, esse percentual era de 65%.

16 Consumidor cobra mais Responsabilidade Social das empresas
Que 65% dos entrevistados no Brasil consideram bom o trabalho das empresas na sociedade. Apenas metade das pessoas acredita que as companhias comunicam com honestidade suas ações sociais e ambientais. Para aumentar o respeito por uma empresa, 62% dos entrevistados brasileiros apostam em parcerias com ONGs ou instituições de caridade.

17 Consumidor cobra mais Responsabilidade Social das empresas
Atento às ações de responsabilidade social das empresas, um terço dos brasileiros puniu - ou pensou em punir – empresas que tiveram uma conduta por eles considerada social ou ambientalmente equivocada. Deixar de comprar um produto ou falar mal de uma empresa ainda são atitudes praticadas por poucos brasileiros, aproximadamente 15%.

18 A EVOLUÇÃO DO TERCEIRO SETOR
O NOVO MOMENTO A EVOLUÇÃO DO TERCEIRO SETOR - AS ONG’S - AS NOVAS ORGANIZAÇÕES LIGADAS ÀS EMPRESAS GERANDO EXEMPLO ATRAVÉS DA RESPONSABILIDADE SOCIAL: INSTITUTOS FUNDAÇÕES ASSOCIAÇÕES

19 A REDE SOCIAL A FILANTROPIA O GOVERNO NA AÇÃO SOCIAL
RESPONSABILIDADE SOCIAL

20 OUTRO OLHAR

21 Efetivação de Direitos
Responsabilidade Social Necessidade Efetivação de Direitos Assistencialismo Sustentabilidade Compensação Autonomia Ajudar Respeitar

22 A RESPONSABILIDADE SOCIAL
É A EXPRESSÃO EFETIVA DAS MUDANÇAS DA SOCIEDADE MUNDIAL E BRASILEIRA

23 RESPONSABILIDADE SOCIAL:
É A FORMA ÉTICA, CIDADÃ, TRANSPARENTE E RESPONSÁVEL QUE A EMPRESA DESENVOLVE, ESTRATEGICAMENTE, TODAS AS SUAS AÇÕES, SUAS POLÍTICAS, SUAS PRÁTICAS, SUAS ATITUDES, TANTO COM A COMUNIDADE QUANTO COM O SEU CORPO FUNCIONAL. ENFIM, COM O AMBIENTE INTERNO E EXTERNO À ORGANIZAÇÃO, E COM TODOS OS AGENTES INTERESSADOS NO PROCESSO. DO PONTO DE VISTA DO AMBIENTE EXTERNO, COM RELAÇÃO AOS PROJETOS SOCIAIS, ELES DEVEM TER METODOLOGIA, RECURSOS DISPONÍVEIS E ATINGIREM RESULTADOS QUE LEVEM AO BEM COMUM E À INCLUSÃO SOCIAL .

24 O compromisso com a RSE incorporado a gestão da Companhia está baseado no posicionamento:
Ações pontuais e compensatórias Incorporar valor Apenas adiar o problema Buscar autonomia Ações isoladas, desconectadas umas das outras Visar multi-institucionalidade Assistencialismo Enfocar a questão estrutural, sistêmica Doações Gerar trabalho e renda Somente financiar Conscientizar

25 MACRO VISÃO ESTRATÉGICA SOCIAL CORPORATIVA®
Associação Fundação Abrinq Admissão sem discriminação Acompanhamento da implementação dos PAI’s Indicadores de Desempenho Código de Ética IMPACTO NO AMBIENTE INTERNO Colaboradores Familiares Acionistas Conselho PES PLANO ESTRATÉGICO SOCIAL IMPACTO NO AMBIENTE EXTERNO Comunidade Clientes Fornecedores Entidades Sindicatos Prefeituras Municipais Órgãos Públicos Concorrentes Pesquisa de satisfação e resultado S.A. 8000 SUSTENTABILIDADE DOS NEGÓCIOS ISO Itens de melhorias dos Indicadores Sociais INVESTIMENTO $OCIAL ESTRATÉGICO VANTAGENS COMPETITIVAS Imagem Institucional Reconhecimento da Comunidade Respeito do Consumidor e dos stakeholders COMITÊ GESTOR RESPONSABILIDADE SOCIAL Censo Funcional Programas Sociais e Ambientais Relatório EIA/RIMA Projetos - Âncora Modelo de participação voluntária dos colaboradores (PIV) Descrição do Relatório Social Definição de metodologia e alianças estratégicas sociais Balanço Social

26 RESPONSABILIDADE SOCIAL
FAMILIARES DIRETOS E PARENTES EMPRESA COLABORADORES COMUNIDADE SOCIEDADE (ONDAS DE REPERCUSÃO/ ATINGIMENTO SOCIAL)

27 A NOVA REALIDADE DO MERCADO:
“EM UM REGIME DE COMPETITIVIDADE, VENCE QUEM FOR CADA VEZ MAIS COMPETENTE”

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29 Responsabilidade Social, Desenvolvimento Sustentável e Sustentabilidade
Responsabilidade Social Empresarial é a forma de gestão que se define: pelo compromisso público de implementação de processos produtivos, comerciais e gerenciais baseados em relações éticas, transparentes e solidárias da empresa com todos os públicos afetados pelas suas atividades e pelo estabelecimento de metas empresariais compatíveis com a sustentabilidade da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a igualdade. Econômico Social Ambiental Sustentabilidade Sustentabilidade é a capacidade de continuidade no longo prazo. Fonte: “The Bundtland Report” World Comission on Environment and Development Fonte: Instituto Ethos Desenvolvimento Sustentável “Atender as necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de futuras gerações atenderem às suas próprias necessidades”. Fonte: ONU, baseado em “The Bundtland Report” World Comission on Environment and Development, 1987

30 NOVO PARADIGMA: “CADEIA PRODUTIVA SOCIAL” (INSUMOS EXTERNOS)
Fornecedores 3º Setor Comunidades Público Interno Investidores CONCESSIONÁRIAS E PERMISSIONÁRIAS DE ENERGIA ELÉTRICA Governos Imprensa Clientes Consumidores Credores

31 INSTRUMENTOS DE GESTÃO
ISO 26000 NBR 16001 R S MEIO AMBIENTE ISO SA 8000 COMUNIDADE FORNECEDORES OPERAÇÃO ISO 9001:2000 CONSUMIDORES

32 Já há alguns anos iniciou-se uma tendência mundial dos investidores procurarem empresas socialmente responsáveis, sustentáveis e rentáveis para aplicar seus recursos. Tais aplicações consideram que empresas sustentáveis geram valor para o acionista no longo prazo, pois estão mais preparadas para enfrentar riscos econômicos, sociais e ambientais. Essa demanda veio se fortalecendo ao longo do tempo e hoje é amplamente atendida por vários instrumentos financeiros no mercado internacional. No Brasil, essa tendência já teve início. Atentas a isso, a BOVESPA, em conjunto com a ABRAPP, ANBID, APIMEC, IBGC, IFC, Instituto ETHOS e Ministério do Meio Ambiente decidiram unir esforços para criar um índice de ações que seja um referencial para os investimentos socialmente responsáveis, o ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial. O ISE tem por objetivo refletir o retorno de uma carteira composta por ações de empresas com reconhecido comprometimento com a responsabilidade social e a sustentabilidade empresarial, e também atuar como promotor das boas práticas no meio empresarial brasileiro.

33 E como estimular a organização a pensar na sustentabilidade quando diante de um novo projeto ?
O quanto potencializa o desenvolvimento sustentável ? O quanto potencializa os resultados econômicos do negócio ? O quanto potencializa a gestão socialmente responsável ? SUSTENTABILIDADE

34 Exemplo: Identificando desafios e conectando a primeira camada da solução...
Poder Público Local Federação das Indústrias Indústrias Comuni-dades ONGs Atores de uma região Desafios para o desenvolvimento sustentável Desemprego Alto custo social (saúde, alimentação, saneamento) Uma possível solução sistêmica: PRIMEIRA CAMADA - PROJETO CADEIAS SUSTENTÁVEIS DE SUPRIMENTOS Disponibilização de locais físicos para constituição das cooperativas Apoio na formalização e legalização Imagem desgastada por não ser vista como representante de setor que retorna à localidade o desenvolvimento esperado Pesquisar as naturezas, volumes e preços de materiais e produtos de baixo valor agregado que podem ser produzidos e adquiridos localmente, pelas comunidades em regime de cooperativas Altos custos na aquisição de materiais e produtos advindos de localidades distantes do consumo local (frete). Privilegiar a aquisição de produtos locais, desde que mantidos ou melhorados os custos (em função da redução do custo do frete) Renda, saúde, violência, educação, ... Organizarem-se em regime de cooperativas, fortalecendo as técnicas produtivas e de gestão, visando o fornecimento de materiais, produtos, alimentos à indústria local. Dificuldade de ampliar as tecnologias sociais desenvolvidas em educação e meio-ambiente Aplicação das tecnologias sociais na organização e preparação das comunidades e cooperativas

35 Sustentabilidade & Projetos: A conexão aparente...
Instrumentos para a Sustentabilidade (GRI, Ethos, outros) Diálogos estruturados Desenvolvimento Revisão dos valores, princípios, missão Modelo de Referência para a sustentabilidade Avaliação Produtos & Serviços Processos Sistemas Políticas Estrutura Organizac. Visão e Missão Mercados Proposta de valor Princípios e Valores Adequações, Mudanças ou Transformações Diagnóstico Aplicação e acompanhamento Ciclo Contínuo Análise de aderência das práticas atuais ao modelo Ação Planejamento Definição dos Programas e Projetos para a sustentabilidade Revisão Revisão do Mapa Estratégico PROJETOS

36 ...e a conexão vivida pelas empresas na prática.
A expansão da consciência O ciclo de retro-alimentação do sistema Presidência Diretorias Colaboradores Terceiros Comunidades Imprensa Governo 3o SETOR ACIONISTA Sindicatos Valores Processos Cultura Mercados Produtos e Serviços Políticas Pessoas Estruturas Métricas Sistemas de gestão DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL As possibilidades de expansão dos conceitos e práticas O GIRAR DA RODA É MOVIDO POR PROJETOS E APRENDIZADO PERMANENTE SUSTENTABILIDADE COMO DIRETRIZ ESTRATÉGICA Os aprendizados, os dilemas Diretrizes desdobradas As experiências vividas da prática Ações planejadas

37 MARKETING SOCIAL e BALANÇO SOCIAL:
COMUNICANDO OS NOVOS VALORES DAS EMPRESAS


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