A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Processo de Internacionalização das Universidades – Avaliação, Qualidade e Pertinência da Cooperação Internacional David A. Hodge – Adido Cultural XX.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Processo de Internacionalização das Universidades – Avaliação, Qualidade e Pertinência da Cooperação Internacional David A. Hodge – Adido Cultural XX."— Transcrição da apresentação:

1 O Processo de Internacionalização das Universidades – Avaliação, Qualidade e Pertinência da Cooperação Internacional David A. Hodge – Adido Cultural XX Reunião Annual FAUBAI

2 Propósito dos Programas Proporcionar maior intercâmbio educacional entre professores e alunos Aumentar o conhecimento formal sobre os Estados Unidos

3 Parceria com o FAUBAI: Missões aos EUA para Assessores Internacionais de universidades brasileiras; Realização de seminários sobre educação internacional (Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas); Patrocínio para participação de membros do FAUBAI no Econtro do NAFSA ( PUC-SP, PUC- Campinas, UFPR, UFPA, UFPE, UCS ).

4 Programas da Embaixada: Summer Institutes - 8 por ano: –Civilização Americana –Política Americana e Pensamento Político –Literatura Americana Contemporânea –Política Externa –Jornalismo e mídia –Pluralismo religioso 2 para professores de ensino médio Programas intensivos de 5 semanas: misto de trabalho acadêmico e viagem de estudos.

5 Doação de Livros: Doações de livros de autores americanos a bibliotecas de universidades (sob solicitação) Português ou inglês

6 Colloquios Estudos sobre os EUA: 2 seminários intensivos anuais com duração de 8 dias para professores universitários brasileiros. –Áreas: ciências sociais e humanidades Temas variam ano a ano – Inter/multidisciplinar.

7 Outros Programas: Prêmio Franklin Delano Roosevelt de Ciências Sociais (insc. até 31 de julho) –Melhor TCC: US$ –Melhor Dissertação: US$ –Melhor Tese: US$ Study of the U.S. Institute for Student Leaders: –18 alunos de graduação –5 semanas nos EUA –Todas as despesas pagas

8 Centro de Referência – Information Resource Center: Accesso à maioria dos bancos de dados dos EUA: –Artigos indexados –Documentos do governo –Discursos –Legislação

9 EducationUSA Centers: 20 escritórios operando no Brasil – website: (www.fulbright.org.br); Orientam sobre o processo de admissão e ajuda financeira para estudar nos EUA; Oferecem informação sobre serviços de orientação, traduções, declarações de equivalência, etc.; Oferecem informações sobre exames necessários e administram a aplicação dos exames.

10 Escritórios de Consultas Educacionais:

11 Ampliando a cooperação com as universidades brasileiras: Fortalecimento das Assessorias Internacionais por meio de treinamento sobre orientação básica para estudos e possibilidade de intercâmbios educacionais com os Estados Unidos; Referência básica sobre estudos nos Estados Unidos nas universidades brasileiras; Oficinas de capacitação no seminário nacional ou regionais do FAUBAI; Apoio para a participação de membros do FAUBAI no encontro da NAFSA.

12 IIE Open Doors (dados de 2007): Brasil é o 16 o. no mundo e o 1 o. na América Latina em número de estudantes/professores nos EUA: –India = 83,833 (10% a mais que em 2006); –China = 67,723 8% a mais que em 2006); –… –Brasil = 7,126 (2% a mais que em 2006); –Colômbia = 6,750 (1% a menos que em 2006).

13 Percentual de estudantes estrangeiros nos Estados Unidos: –2007 = 1.2% –2006 = 1.2% –2005 = 1.3% Número de estudantes americanos estudando no Brasil: –2007 = dados ainda não anunciados –2006 = 2,328 (16% a mais que em 2005) –2005 = 1,994 IIE Open Doors (dados de 2007):

14 Opportunity Grants Bolsas para alunos carente para financiar testes e o processo de seleção a cursos graduação e pós- graduação nos EUA. A seleção baseia-se: Excelência acadêmica Atividades extra- curriculares Liderança Situação financeira Alan Santinele Martino de Praia Grande, SP, está estudando na Universidade St. Lawrence em Nova York com bolsa integral.

15 Opportunity Grants OG financia o processo – o aluno cobre Taxas de inscrição Testes Despesas de correio Tradução Visto Passagem Mayara Felix de Recife, Pernambuco está estudando na Faculdade Mt. Holyoke em Massachussets com bolsa integral.

16 Consórcio Universitário CAPES/FIPSE -Programa focado exclusivamente no intercâmbio de docentes e discentes a nível de graduação; -Aprovação de 10 consórcios Brasil-EUA por ano; -Consórcios de até 4 anos; - mínimo de duas IES por país; - no Brasil, proponente principal tem que ser pública -Atividades complementares de curto prazo (até 2 anos).

17 Calendário CAPES/FIPSE: Até 30 de abril: Inscrição de novas propostas Maio/junho: Avaliação das propostas Junho-Agosto: Reunião bilateral/seleção das propostas Setembro/Outubro: Início das atividades/liberação dos recursos/reunião binacional.

18 Exemplos de programas CAPES/FIPSE: InstituiçõesParceirosÁrea de Enfoque EUA: University of Georgia Brasil: Universidade Federal de Santa Catarina EUA: Texas A&M University Brasil: Universidade Federal de Minas Gerais Medicina Veterinária; Educação Internacional EUA: University of Notre Dame Brasil: Universidade de São Paulo EUA: Harvard University Brasil: Pontifícia Universidade Católica – Rio de Janeiro Ciências Sociais, Saúde Pública, Administração de Empresas, Direito EUA: University of Texas – Austin Brasil: Universidade Estadual de Campinas EUA: University of California – Los Angeles; National Association of Schools of Public Affairs and Administration Brasil: Universidade Federal de Pernambuco; Fundação Getúlio Vargas – São Paulo Políticas Públicas, Cîências Sociais

19 Visto de entrada nos EUA: Estudantes têm prioridade no agendamento da entrevista. Site para o agendamento: Documentos necessários: –SEVIS –DS-2019 ou I-20 + formulários de solicitação de visto: –Taxa de solicitação de visto = US$131 –Taxa para visto de estudante = US$40

20 Contatos: David Hodge,David Hodge, Adido Vera Galante, Galante, Assessora Cultural: Márcia Mizuno, Assessora Cultural: Mizuno, Assessora Cultural: Rita Moriconi, Orientadora Educacional: Moriconi, Orientadora Educacional:


Carregar ppt "O Processo de Internacionalização das Universidades – Avaliação, Qualidade e Pertinência da Cooperação Internacional David A. Hodge – Adido Cultural XX."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google