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O Papel do Serpro na Formulação da Estratégia de TI do Governo Federal

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Apresentação em tema: "O Papel do Serpro na Formulação da Estratégia de TI do Governo Federal"— Transcrição da apresentação:

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2 O Papel do Serpro na Formulação da Estratégia de TI do Governo Federal
Palestrante: Henrique Costabile

3 SERPRO Criada em 1º de dezembro de 1964
Empresa Pública, vinculada ao Ministério da Fazenda, de prestação de serviços em Tecnologia da Informação e Comunicação para o setor público. Criada em 1º de dezembro de 1964 Sede em Brasília - 10 Regionais Faturamento de R$ 1,1 bilhão em 2004 8.788 profissionais distribuídos em suas áreas Atua nos segmentos das Finanças Públicas e das Ações Estruturadoras e Integradoras da Administração Pública Federal

4 Principais Clientes MINISTÉRIO DA FAZENDA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO MINISTÉRIO DO DESENVOLVIM. INDUSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO MINISTÉRIO DAS CIDADES MINISTÉRIO DA DEFESA MINISTÉRIO DA JUSTIÇA TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO

5 Serviços prestados Complexidade dos Serviços Atendimento ao Cliente
Desenvolvimento de Sistemas e Integração, Comunidades de Atendimento, EAD CMM N2 Produção e gerência de sistemas, hospedagem, AC, AR, Gerência de Seguranca Redes de dados, voz e imagem. Internet, VPNs,Fire wall Complexidade dos Serviços Gerência de Redes Locais, Servidores, estações de trabalho... Admin. de T.I. Rede de Computadores Data Center Soluções de Governo Atendimento ao Cliente

6 Ambiente de Serviços Redes Locais Centro de Dados Rede Longa Distância
1.304 Sites administrados Microcomputadores Centro de Dados 2 Data Center - SP e BSB 6 Servidores IBM - 3,5 bilhões Trans./Ano 304 Servidores UNIX/INTEL 52 TeraBytes de Armazenamento Rede Longa Distância Usuários 36 diferentes Órgãos do Governo 1.115 Municípios Atendidos 126 Redes Externas Conectadas Acessos Internet Simultâneos 3.000 Mbps de Capacidade de vazão 7.000 usuários de acesso discado Gerenciamento de Serviços 24 x 7 - Todos dias do ano 188 Scripts de atendimento 85% incidentes identificados automaticamente Todos serviços com SLA Resolução 1o Nível - 75% - 2o Nível 90% Desenvolvimento 600 Sistemas 40 milhões linhas de código DW em produção e 2 em Desenvolvimento 1.200 solicitações de serviços por mês Múltiplas linguagens (Natural, Phyton, Java,...) CMM N2 em 6 Polos

7 Arquitetura de Serviços

8 Estratégia de TI do Governo Federal
Melhoria dos serviços para a sociedade - governo eletrônico Integração de sistemas Integração de redes Implantação de software livre Inclusão Social e Digital programa de acessibilidade Papel do Serpro apoio na formulação de políticas e diretrizes de TIC implantação de sistemas e serviços que viabilizem as diretrizes estabelecidas

9 Adesão a práticas, padrões e modelos
Programa de Software Livre Programa SERPRO de Escritório de Projetos Programa SERPRO de Desenvolvimento de Soluções Programa SERPRO de Segurança Programa SERPRO de Gerenciamento de Serviços de TIC Prêmio SERPRO de Qualidade

10 Programa Serpro de Software Livre
Estações de trabalho migradas para Linux Estações Windows com Open Office Servidores com Linux (1 partição do mainframe) Servidores com Apache - 12 Serviço de apoio a migração em órgãos do Governo Federal Migração de serviços para software livre Autoridade Certificadora Programa gerador do Imposto de Renda Pessoa Física Portais e sítios em software livre - 26

11 Integração de Redes Infovia Brasília - projeto do Ministério do Planejamento rede metropolitana para 47 pontos do Governo Federal Infra-estrutura em fase de instalação e testes serviços de dados, voz e imagem Integração de redes Min. da Saúde - Datasus Min. da Defesa - Exército Brasileiro

12 Integração de Sistemas - e-Ping
Uma arquitetura que define um conjunto mínimo de premissas, políticas e especificações técnicas que regulamentam a utilização de TIC no Governo Federal, estabelecendo as condições de interação com os demais poderes e esferas de governo e com a sociedade em geral. e – PING: Segmentação Interconexão Segurança Meios de acesso Organização e intercâmbio de informações Assuntos para integração de governo

13 Linha da Vida - Cidadão Pensões Aposentadoria Registro Nascimento
Saúde Previdência Educação Voto Tributos Serviço Militar Trabalho

14 Linha da Vida - Empresa Encerramento Licenças Abertura Contrato Social
Tributos Número de Identificação Crédito Certidões

15 Projeto de Acessibilidade Digital
Acessibilidade - permitir o acesso a serviços na Internet por todos, inclusive pessoas com deficiências Adaptação de sistemas e portais do Governo Federal para atender a estes requisitos Sistema Letra (Leitura Eletrônica) Serpro recebeu certificação Acessibilidade Nota 10, Categoria Ouro - concedido pela Comissão de Defesa da PPD-Pessoa Portadora de Deficiência da ALERJ (Assembléia Legislativa do RJ), presidida pela deputada Georgette Vidor.

16 Henrique Costabile


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