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Fórum TI & Governo 2005. O Papel do Serpro na Formulação da Estratégia de TI do Governo Federal Palestrante: Henrique Costabile.

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1 Fórum TI & Governo 2005

2 O Papel do Serpro na Formulação da Estratégia de TI do Governo Federal Palestrante: Henrique Costabile

3 Fórum TI & Governo 2005 SERPRO Empresa Pública, vinculada ao Ministério da Fazenda, de prestação de serviços em Tecnologia da Informação e Comunicação para o setor público. Criada em 1º de dezembro de 1964 Sede em Brasília - 10 Regionais Faturamento de R$ 1,1 bilhão em profissionais distribuídos em suas áreas Atua nos segmentos das Finanças Públicas e das Ações Estruturadoras e Integradoras da Administração Pública Federal

4 Fórum TI & Governo 2005 Principais Clientes MINISTÉRIO DA FAZENDA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO MINISTÉRIO DO DESENVOLVIM. INDUSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO MINISTÉRIO DAS CIDADES MINISTÉRIO DA DEFESA MINISTÉRIO DA JUSTIÇA TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO

5 Fórum TI & Governo 2005 Serviços prestados Admin. de T.I. Redes de dados, voz e imagem. Internet, VPNs,Fire wall Rede de Computadores Data Center Soluções de Governo Atendimento ao Cliente Complexidade dos Serviços Produção e gerência de sistemas, hospedagem, AC, AR, Gerência de Seguranca Gerência de Redes Locais, Servidores, estações de trabalho... Desenvolvimento de Sistemas e Integração, Comunidades de Atendimento, EAD CMM N2

6 Fórum TI & Governo 2005 Centro de Dados 2 Data Center - SP e BSB 6 Servidores IBM - 3,5 bilhões Trans./Ano 304 Servidores UNIX/INTEL 52 TeraBytes de Armazenamento Desenvolvimento 600 Sistemas 40 milhões linhas de código DW em produção e 2 em Desenvolvimento solicitações de serviços por mês Múltiplas linguagens (Natural, Phyton, Java,...) CMM N2 em 6 Polos Rede Longa Distância Usuários 36 diferentes Órgãos do Governo Municípios Atendidos 126 Redes Externas Conectadas Acessos Internet Simultâneos Mbps de Capacidade de vazão usuários de acesso discado Gerenciamento de Serviços 24 x 7 - Todos dias do ano 188 Scripts de atendimento 85% incidentes identificados automaticamente Todos serviços com SLA Resolução 1o Nível - 75% - 2o Nível 90% Ambiente de Serviços Redes Locais Sites administrados Microcomputadores

7 Fórum TI & Governo 2005 Arquitetura de Serviços

8 Fórum TI & Governo 2005 Estratégia de TI do Governo Federal Melhoria dos serviços para a sociedade - governo eletrônico Integração de sistemas Integração de redes Implantação de software livre Inclusão Social e Digital programa de acessibilidade Papel do Serpro apoio na formulação de políticas e diretrizes de TIC implantação de sistemas e serviços que viabilizem as diretrizes estabelecidas

9 Fórum TI & Governo 2005 Adesão a práticas, padrões e modelos Programa de Software Livre Programa SERPRO de Escritório de Projetos Programa SERPRO de Desenvolvimento de Soluções Programa SERPRO de Segurança Programa SERPRO de Gerenciamento de Serviços de TIC Prêmio SERPRO de Qualidade

10 Fórum TI & Governo 2005 Programa Serpro de Software Livre Estações de trabalho migradas para Linux Estações Windows com Open Office Servidores com Linux (1 partição do mainframe) Servidores com Apache - 12 Serviço de apoio a migração em órgãos do Governo Federal Migração de serviços para software livre Autoridade Certificadora Programa gerador do Imposto de Renda Pessoa Física Portais e sítios em software livre - 26

11 Fórum TI & Governo 2005 Integração de Redes Infovia Brasília - projeto do Ministério do Planejamento rede metropolitana para 47 pontos do Governo Federal Infra-estrutura em fase de instalação e testes serviços de dados, voz e imagem Integração de redes Min. da Saúde - Datasus Min. da Defesa - Exército Brasileiro

12 Fórum TI & Governo 2005 Integração de Sistemas - e-Ping Segurança Interconexão Meios de acesso Assuntos para integração de governo Organização e intercâmbio de informações Uma arquitetura que define um conjunto mínimo de premissas, políticas e especificações técnicas que regulamentam a utilização de TIC no Governo Federal, estabelecendo as condições de interação com os demais poderes e esferas de governo e com a sociedade em geral. e – PING: Segmentação

13 Fórum TI & Governo 2005 Linha da Vida - Cidadão Registro Nascimento Educação Trabalho Serviço Militar Voto Aposentadoria Previdência Pensões Tributos Saúde

14 Fórum TI & Governo 2005 Linha da Vida - Empresa Encerramento Licenças Tributos Número de Identificação Crédito Certidões Contrato Social Abertura

15 Fórum TI & Governo 2005 Projeto de Acessibilidade Digital Acessibilidade - permitir o acesso a serviços na Internet por todos, inclusive pessoas com deficiências Adaptação de sistemas e portais do Governo Federal para atender a estes requisitos Sistema Letra (Leitura Eletrônica) Serpro recebeu certificação Acessibilidade Nota 10, Categoria Ouro - concedido pela Comissão de Defesa da PPD-Pessoa Portadora de Deficiência da ALERJ (Assembléia Legislativa do RJ), presidida pela deputada Georgette Vidor.

16 Fórum TI & Governo 2005 Henrique Costabile


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