A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ecologia e Economia não se repelem. Objetivos Argumentar pela convergência dos interesse econômicos com interesses ecológicos. Pela defesa de uma política.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ecologia e Economia não se repelem. Objetivos Argumentar pela convergência dos interesse econômicos com interesses ecológicos. Pela defesa de uma política."— Transcrição da apresentação:

1 Ecologia e Economia não se repelem

2 Objetivos Argumentar pela convergência dos interesse econômicos com interesses ecológicos. Pela defesa de uma política de desenvolvimento sustentável Pelo fortalecimento do Direito de Propriedade Pelo fortalecimento a consciência ecológica como fator de competitividade econômica

3 Cronica de um falso conflito O Brasil escandalizou o mundo quando na primeira Conferencia sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento em Estocolmo em 1972 desenvolveu a tese que a proteção ao meio ambiente era contra os interesses nacionais de desenvolvimento Eco 92 foi uma marco brasileiro na mudança de posicionamento, e que definitivamente retirou o pais do ostracismo que se havia imposto em 72

4 Fatos e teses sobre Modelos Economicos Fato:O Brasil eh a oitava maior economia do mundo Fato: A populacao brasileira eh > 180 milhoes de pessoas Tese: Modelos economicos atavicos, como o extrativismo, a economia tribal funcionam em uma economia simples como em alguns rincoes brasileiros, mas nao servem para satisfazer os desejos de nossa populacao e de sua complexa economia.

5 Falsas dicotomias Capital vs. Trabalho Trabalho vs. Natureza (capital potencial) Capital/Ambiente Trabalho Inovação

6 A Ecologia suporta a Economia Nos últimos 35 anos o conceito do Desenvolvimento Sustentável, o desenvolvimento capaz suprir as necessidades econômicas atuais, sem impedir que gerações futuras também possam suprir suas necessidades, esta no centro de muita preocupação política.

7 Principais questoes de ordem ecologica e economica Agricultura Poluição do Ar Biodiversidade Produtos químicos Mudança Climática Desertificação Energia Pesca Florestas Espécies invasivas Comercio de Espécies em Perigo Água Defesa do Direito de Propriedade Lucratividade Emprego Aumento da Produtividade Competitividade Inovação Empreendimento Endividamento Balança Comercial Termos de Comercio

8 Objetivos da Economia e Ecologia Convergem A ciência econômica se interessa pela questão, como as nossas decisões são tomadas em relação a utilização de recursos limitados com usos alternativos na produção de produtos diferentes. ( Paul Anthony Samuelson, Volkswirtschaftslehre, (1987), ) O Objetivo da economia é satisfazer as necessidades da forma mais parcimoniosa possível são convergentes com os objetivos da ecologia.

9 Sustentabilidade na Populacao MSY Densidade Rendimento Perigo

10 Crescimento da populacao global nos ultimos anos

11 Propostas Democratas para a Area Ambiental 1. Aderencia ao Protocolo de Quioto sobre redução de gases do efeito estufa 2. Prevendo-se que em 2050 metade da população da terra sofrerá escassez de água, o Brasil deve estabelecer uma estratégia para desempenhar o papel decisivo de provedor mundial de água potável 3. Defesa e garantia do uso soberano pelo Brasil das riquezas do mar e áreas litorâneas dos quilômetros de costa atlântica 4. Políticas diferenciadas para cada um dos nove grupos de sistemas ambientais do Brasil (Amazônia, Pantanal, cerrado, caatinga, mata dos cocais, Mata Atlântica, Campos do Sul e Zonas Litorâneas) 5. O Congresso deve estabelecer um evento anual com data fixada para apresentação pelo Presidente da República de uma informação sobre o estado do meio-ambiente e propostas de políticas adequadas para precaver o País contra alterações previsíveis 6. Um Código de Defesa do Meio Ambiente de ampla divulgação e fácil compreensão. 7. Fixar em 5,5 milhões de quilômetros quadrados o mínimo de cobertura florestal do território nacional. 8. Lutar para que se realize no Brasil em 2012 uma nova cúpula mundial Rio para apurar os resultados da conferência Eco92.

12 Protocolo de Quioto Constitui-se no protocolo de um tratado internacional com compromissos mais rígidos para a redução da emissão dos gases que provocam o efeito estufa, considerados, de acordo com a maioria das investigações científicas, como causa antropogênica s do aquecimento global tratadoefeito estufaantropogênica saquecimento global

13 Pausa no aquecimento? Fonte: NASA

14 O Efeito Estufa

15 Emissao de gases estufa percapta

16 Propostas Dos Democratas para o desenvolvimento Sustentável Local Apoio a inovacao tecnologica Desenvolvimento de Tecnologias Verdes Apoio ao Agronegócio Sustentável Apoio ao Eco Turismo Apoio ao Paisagismo (Valorização da Propriedade)

17 Conclusão Se nos quisermos O crescimento econômico Reduzir a pobreza Proteger o nosso meio ambiente nos temos que pensar seriamente nas nossas escolhas. Não ha sustentabilidade sem desenvolvimento econômico, não ha desenvolvimento econômico sem sustentabilidade

18 Não se pode separar economia e ecologia, diz Jeffrey Sachs FONTE: BBC, 17 Setembro 2009 O renomado economista americano Jeffrey Sachs, professor da universidade americana de Columbia, afirmou na quarta-feira que o planeta está em uma "trajetória totalmente insustentável e profundamente perigosa" e que não é mais possível separar economia e ecologia.

19 Resultado do Encontro G8 Manter a aumento de temperatura < 2C


Carregar ppt "Ecologia e Economia não se repelem. Objetivos Argumentar pela convergência dos interesse econômicos com interesses ecológicos. Pela defesa de uma política."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google