A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profº LUIS RODRIGO. Área MORTES POR FOME POPULAÇÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profº LUIS RODRIGO. Área MORTES POR FOME POPULAÇÃO."— Transcrição da apresentação:

1 Profº LUIS RODRIGO

2 Área MORTES POR FOME

3 POPULAÇÃO

4 CARACTERÍSTICAS DA AGRICULTURA BRASILEIRA Grandes propriedades monocultoras (latifúndios); Produção para o mercado externo.

5 AGRIBUSINESS ou AGRONEGÓCIO Agricultura mecanizada com uso intenso de insumos agrícolas e sementes transgênicas garantem maior rentabilidade. Voltada para o mercado externo.

6 AGRICULTURA FAMILIAR Emprega quase 75% da mão de obra no campo; É responsável pela segurança alimentar dos brasileiros

7 IMPORTANTE O Brasil tem as melhores condições de expansão do agronegócio: –Disponibilidade de terras (9%); –Disponibilidade de água; –Tecnologias.

8 EVOLUÇÃO DA PRODUÇÃO BRASILEIRA

9 FRONTEIRA AGRÍCOLA BRASILEIRA

10 IMPACTOS AMBIENTAIS DA AGRICULTURA Desmatamento ; Desertificação e arenização; Poluição; Eutrofização; Assoreamento de rios; Erosão – plantio em curva de nível; –manter o solo coberto; –plantio direto.

11 93,% das propriedades são de pequeno porte e ocupam apenas 28% das terras; Já menos de 2% das propriedades são de grande porte e ocupam mais de 51% das terras. A reforma agrária seria a solução

12 A Questão Indígena no Brasil O problema é a terra. As terras demarcadas estão superlotadas. Novas demarcações seguem a passos lentos. Poder político e econômico dos fazendeiros. Invasões. Mato Grosso do Sul apresenta o maior número de conflitos e de mortes.

13 Usina de Belo Monte x Índios Promessas que não foram cumpridas (obras de saneamento, reassentamento). Corrupção das lideranças indígenas. Divisão das aldeias. Perda da identidade. Novos projetos

14 BIOMAS BRASILEIROS Fisionomia; Localização; Características; Problemas Ambientais.

15 Bioma Amazônia Quais os motivos para a exuberância da floresta?

16 Insolação, temperatura e a pluvisidade. O solo amazônico é bastante pobre. Vegetação autofágica. Grande biodiversidade. Muitas espécies endêmicas. Vegetação densa, heterogênea e latifoliada.

17 Esquema da vegetação na Amazônia

18 Desmatamento na Amazônia Motivos??? Está aumentando??

19 MATA ATLÂNTICA

20

21 CERRADO

22

23 CAATINGA

24 Regionalização do Nordeste

25 Desertificação Degradação das regiões áridas devido a processos naturais ou induzidos pelo homem. Existem dois tipos de desertificação: –Climática. –Ecológica.

26 Campos Sulinos (Pampas)

27 PANTANAL MATOGROSSENSE

28

29 HOTSPOTS Hotspot é toda área prioritária para conservação; É considerada hotspot uma área com pelo menos espécies endêmicas de plantas e que tenha perdido mais de 3/4 de sua vegetação original. Existem 34 regiões, hábitat de 75% dos mamíferos, aves e anfíbios mais ameaçados do planeta. No Brasil há dois hotspots: a Mata Atlântica e o Cerrado. (...)

30

31 CÓDIGO FLORESTAL Reserva Legal: É a porcentagem de cada propriedade que deve ser eservada. Áreas com até 4 módulos não são obrigadas a recompor a área.

32 O que são APPs? As Áreas de Preservação Permanente têm a função de preservar locais frágeis como beiras de rios, topos de morros e encostas, que não podem ser desmatados para não causar erosões e deslizamentos, além de proteger nascentes, fauna, flora e biodiversidade, entre outros. Regras Permanentes e Regras Transitórias.

33 Principais ameaças ao planeta a desertificação, esgotamento dos recursos pesqueiros, contaminação, desmatamento, extinção de milhares de espécies e aquecimento global. Aumento da população.

34 EFEITO DE ESTUFA E AQUECIMENTO GLOBAL A que atinge a superfície gera calor, que é irradiado sob a forma de energia térmica. Temperatura média: 15 o C Temperatura média na Terra sem efeito de estufa : -18 o C

35 GASES DO EFEITO ESTUFA dióxido de carbono (CO2) óxido nitroso (N2O) metano (CH4) vapor de água

36 Dados que comprovam o aquecimento global... Séc.XVIII

37 TEORIA DA TECTÔNICA DE PLACAS

38 Limites entre placas tectônicas Limites convergentes Limites transformantes Limites divergentes

39 Existem terremotos no Brasil?


Carregar ppt "Profº LUIS RODRIGO. Área MORTES POR FOME POPULAÇÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google