A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Caatinga nordestina - A palavra caatinga, é indígena, de origem tupi, e quer dizer "mata branca", "mata rala" ou "mata espinhenta". Recebeu esse nome dos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Caatinga nordestina - A palavra caatinga, é indígena, de origem tupi, e quer dizer "mata branca", "mata rala" ou "mata espinhenta". Recebeu esse nome dos."— Transcrição da apresentação:

1 Caatinga nordestina - A palavra caatinga, é indígena, de origem tupi, e quer dizer "mata branca", "mata rala" ou "mata espinhenta". Recebeu esse nome dos índios que habitavam a região porque durante o período de seca a vegetação fica esbranquiçada, quase sem folhas de abril, é comemorado o dia da Caatinga. - representa 75% da região nordeste - área geográfica de km2. formado por vegetais endêmico Plantas xerófilas e caducifólias - arbóreas/arbustivas - galhos retorcidos - espinhosa

2 Localizando a caatinga

3 Relevo da caatinga Uma formação de relevo característica na depressão nordestina é o "inselberg", bloco rochoso sobrevivente ao desgaste natural. O relevo é muito desgastado pelos habitantes desse ecossitema ao longo do tempo, formação de grandes planícies e cumes. O relevo não é muito alto pelo motivos de ter se desgastando com

4 Características da caatinga O ecossistema constitui-se num dos mais frágeis do planeta e de riqueza ainda desconhecida pela ciência. A ação desordenada do homem está provocando a desertificação. Uma vez destruída, a vegetação não se recupera por causa da falta de chuvas, ficando o solo exposto às intempéries, aos ventos e à radiação solar.

5 Ameaças a caatinga A caça em excesso desmatamento provocado pelo homem colocam este frágil ecossistema como um dos mais vulneráveis do mundo Queimadas O mau uso do solo O natural intemperismo físico Desertificação natural e artificial o desequilíbrio ecológico, com conseqüências irreparáveis para animais e plantas, como a desertificação, a seca, a fome, a miséria e a perda de exemplares da fauna e da flora desconhecidos da ciência.perda de exemplares da fauna e da flora desconhecidos da ciência.

6 Ameaças á caatinga

7 Ameaças à caatinga

8 Fauna da caatinga Apesar da pequena densidade e do pouco endemismo, já foram identificadas 17 espécies de anfíbios, 44 de répteis, 695 de aves e 120 de mamíferos, num total de 876 espécies animais, pouco se conhecendo em relação aos invertebrados.

9 Fauna da caatinga

10

11

12

13

14 flora da caatinga - xerófita

15 Flora da caatinga

16 Espécies da flora - cactácea

17 Espécie da flora - cactácea

18 Espécie da flora - bromélia

19 Impactos socioeconômico da caatinga Desmantelamento da produção agrícola Fome Miséria Êxodo rural Migrações

20 Novas soluções para a caatinga Irrigação bem planejada Sistema de Mandalas Cisternas cobertas Investimento em fruticultura Caprinocultura e ovinocultura Apicultura Turismo


Carregar ppt "Caatinga nordestina - A palavra caatinga, é indígena, de origem tupi, e quer dizer "mata branca", "mata rala" ou "mata espinhenta". Recebeu esse nome dos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google