A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Primeira Igreja Batista de Itapetinga Ensinando para Transformar Vidas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Primeira Igreja Batista de Itapetinga Ensinando para Transformar Vidas."— Transcrição da apresentação:

1 Primeira Igreja Batista de Itapetinga Ensinando para Transformar Vidas

2 Resolvendo Questões Chaves na Vida Moisés sem dúvida foi o maior líder do Antigo Testamento. Ele liderou os escravos Hebreus para fora do Egito. Ele foi o homem a quem Deus entregou os Dez Mandamentos. Ele era um tremendo líder. Ele escreveu os primeiros cinco livros da Bíblia - Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio, Por que Deus usou Moisés? Por que ele foi uma pessoa tremendamente usada por Deus? A resposta está no fato de que ele resolveu algumas questões básicas na vida, e existem quatro delas. Cada um de nós precisa encarar estas questões na vida. Elas determinarão a direção de sua vida. Elas determinarão a significância e o sucesso de sua vida. Elas vão determinar a satisfação em sua vida. Inevitavelmente todos nós temos que lidar com elas, se não agora, mais tarde. Hebreus 11:23-27

3 1. TENHO QUE DEFINIR MINHA IDENTIDADE. Preciso esclarecer exatamente quem e o que sou. No caso de Moisés essa era uma questão muito importante. Ele foi achado pela filha de faraó e levado para a o palácio de faraó. Embora tenha nascido de escravos hebreus, ele foi criado nas cortes de faraó. Eventualmente ele teve que tomar uma decisão que foi a seguinte: Quem sou eu realmente? Sou um escravo hebreu? Ou sou um membro da família real egípcia? Havia grandes conseqüências para esta decisão. A razão pela qual Deus usou Moisés foi que Moisés era um homem de integridade. Ele se recusou a ser alguém que não era. Ele se recusou a viver uma mentira. Ele tomou uma decisão e esta decisão afetou o resto de sua vida. Observe: "Pela fé Moisés, já adulto, recusou ser chamado filho da filha do faraó..." Hb (NVI) "recusou". Isso literalmente significa "repudiar". Você pensa sobre isso e repudia. "Serei o que Deus me fez para ser."

4 Um dos maiores problemas que explicam a razão do estresse em sua vida, é que geralmente você está tentando ser alguém que você não é. Quando você tenta viver de acordo com a expectativa de outras pessoas, ou o que você acha que as pessoas esperam que você seja e o que você realmente é, e quando esses dois não combinam, há uma incongruência. Isso se chama estresse. (Sl 131,1) O ponto é o seguinte: Deus fez você para ser você. Ele não deseja que você seja uma outra pessoa. Se você tenta ser alguém que você não é, isso não vai funcionar. Por outro lado, se você for o que Deus fez você para ser, o seu nível de estresse será tremendamente reduzido. A Bíblia diz que antes mesmo que você nascesse Deus planejou todos os seus dias. Você já era uma entidade antes mesmo de nascer. Salmo 139: Portanto, o que é sucesso? Sucesso é ser o que Deus me fez para ser. Ser o que Deus fez-me para ser, não tentar ser alguém que não sou. Você não tem que ter a aprovação de uma outra pessoa para ser feliz. Mas você tem que ser o que Deus fez você para ser. Você tem que conhecer a sua própria identidade. A primeira questão básica é: Descobrir quem eu sou. E Moisés, apesar do que ele estava abrindo mão, disse: "Eu sei quem eu sou. Eu sou um hebreu."

5 2. TENHO QUE ACEITAR MINHA RESPONSABILIDADE Isto significa que se eu serei o que Deus quer que eu seja na vida, eu tenho que parar de ficar me desculpando. Tenho que parar de ficar colocando a culpa em outras pessoas. Tenho que parar de ficar vendo a mim mesmo como uma vítima das circunstâncias. Vivemos num mundo onde estamos vendo a vitimização da sociedade americana. Existe hoje mais de 3000 tipos diferentes de vítimas identificados nos Estados Unidos. Todo mundo é vítima de alguma coisa. Por que? Porque a vida não é justa. Isso aqui não é o céu. Vivemos num mundo imperfeito. Mas Deus realmente vai usar você, você precisa aceitar a responsabilidade pela direção de sua vida. (I Rs 19,9-18)

6 Veja este verso: "...preferindo ser maltratado com o povo de Deus a desfrutar os prazeres do pecado durante algum tempo." Hb. 11:25 (NVI) "preferiu". A maior liberdade que você recebeu na vida é a liberdade de escolha. Seu futuro é determinado pelas suas escolhas, E se você deseja que Deus abençoe você, isso será sua própria escolha. Deus abençoará a sua vida se você permitir que isso aconteça. (Dt 11,22-28) A vida cristã não é um bando de "não faça isto". A rejeição de algo negativo, tem que ser seguido pela aceitação de algo positivo do bom plano de Deus para a minha vida. (II Cor 5,14-15) O verso 24 diz: "Pela fé Moisés, já adulto, recusou ser chamado filho da filha do faraó." Uma das marcas de maturidade ambas emocional e espiritual é você parar de colocar a culpa em outras pessoas pelos seus problemas. Se você ainda está culpando as pessoas, há uma palavra para isto: imaturidade. Quando cresceu, Moisés se recusou a continuar dando desculpas e disse: "Eu não tive nenhuma escolha nesta situação. Não pedi minha mãe para colocar-me em um cesto no rio Nilo. Eu não pedi a filha de faraó para apanhar-me. Estas eram situações que estavam além do meu controle."

7 Você atravessará muitas circunstâncias na vida que você não poderá controlar. Mas uma coisa você sempre poderá controlar: É a sua escolha de como você responderá às circunstâncias. Não posso culpar os outros pela direção de minha vida. Isto é exatamente o oposto do que a sociedade dirá a você. A sociedade dirá a você que a sua vida inteira é falta de uma outra pessoa. Você é um produto do seu contexto. Outras pessoas podem magoar você e outras pessoas podem causarem danos para você. Outras pessoas podem trazer dor outras podem provocar cicatrizes em você, mas ninguém pode arruinar a sua vida sem a sua permissão. Você pode ser ferido, ficar cheio de cicatrizes e marcas, mas você ainda tem a escolha do que você fará com isso.

8 3. TENHO QUE DETERMINAR MINHAS PRIORIDADES. Isso significa que tenho que tenho que resolver a questão: O que é realmente importante na vida? Moisés fez isso também e esta é uma das razões pelas quais, Deus pode usá-lo. Ele esclareceu seus valores, ele esclareceu as suas prioridades e ele sabia o que era importante e sabia o que não era importante. Hb. 11:26 (NVI)"Por amor de Cristo, considerou sua desonra uma riqueza maior do que os tesouros do Egito, porque contemplava a sua recompensa." "considerou". Ela indica um julgamento de valor. Ela significa avaliar, considerar, ponderar em uma balança, julgar o valor. Moisés basicamente sentou-se e disse: "Quais serão os meus valores e em cima do que é que vou viver? Que tragédia é uma vida sem valores. Você tem valores, mas a menos que os identifique, que os esclareça, que determine que valores são e até mesmo ponha-os numa folha de papel, você sairá pela porta quando as coisas ficarem difíceis. (Mt 6,19-21; II Cr 1,11-12) Se você não decide o que é realmente importante para você na vida, outras pessoas farão isso por você. Se você não decide como é que você vai gastar o seu tempo, há muitas pessoas lá fora que gastarão o seu tempo.

9 Qual é o sistema de valores do mundo? Você pode resumir o sistema de valores do mundo em quatro palavras: poder, prestígio ("quero ser famoso"), prazeres ("quero sentir-me bem") e possessões ("quero fazer uma fortuna"). E isto é o que o mundo pode oferecer de melhor. E quando Satanás vem tentar você com aquelas tentações, elas sempre virão em uma destas três áreas: A cobiça da carne, a cobiça dos olhos, ou o orgulho da vida. Moisés, pelos padrões do mundo, ele tinha todas estas três coisas. Ela estava com tudo em cima. Obviamente, ele tinha poder e prestígio - ele estava na linha de sucessão do faraó. Ele tinha prazer - todos os seus desejos poderiam ser satisfeitos. E ele tinha possessões - toda a riqueza do mundo estava concentrada no Egito. Mas Moisés se afastou de tudo isso. Por que? Porque ele tinha valores mais altos. Ele sabia que estas coisas não permanecem. (I Jo 2,15-17) Você deseja ser usado por Deus, mas há um ponto importante: Se você vai dizer "sim" para o que Deus deseja fazer em sua vida, você terá que dizer "não" para muitas outras coisas.

10 Observe que o sistema de valores de Moisés estava em oposição aos valores do mundo. Ele tinha três valores básicos: Os propósitos de Deus têm mais valor do que popularidade (v.24) Como neto de faraó, herdeiro do trono, ele era uma celebridade. Ele estava numa posição de grande poder. Mas ele diz: "Não, isso não é importante." A fama não é tudo o que parece ser. O povo de Deus tem mais valores do que prazeres (v.25) Ele estava vivendo uma vida de realização. Mas a Bíblia diz que ele "preferiu ser maltratado com o povo de Deus a desfrutar os prazeres do pecado durante algum tempo." A Bíblia fala a verdade: "prazeres do pecado." A Bíblia diz que o pecado é gostoso. Porém Ela afirma que os prazeres do pecado duram pouco tempo. Você pode bagunçar a sua vida e ser totalmente irresponsável, mas terá que pagar o preço. Sempre haverá um preço a ser pago. Algumas vezes a fim de ser usado por Deus, você terá que fazer algo que é desconfortável. Nosso problema é que geralmente queremos servir a Deu quando nos é conveniente.

11 A paz de Deus tem mais valor do que possessões (v.26) "Por amor de Cristo, considerou sua desonra uma riqueza maior do que os tesouros do Egito." (v.26) Ele rejeitou as medidas do mundo (celebridade), os prazeres do mundo e os tesouros do mundo. Moisés desistiu do que gastamos nossas vidas tentando conseguir. O que é que motivava este indivíduo? O verso 26 continua: "porque contemplava a sua recompensa." Seus valores são determinados pela sua visão -- para o que você está olhando. Moisés era um homem de visão. Se você está com os seus olhos no lugar certo, seus valores serão certos. (Fp. 3:8)

12 4.TENHO QUE ESCOLHER MINHA AUTORIDADE. Moisés fez isso e esta é a razão pela qual Deus o escolheu. Terei que decidir quem é que estará no controle de minha vida. Isso é uma questão básica. Trata-se de uma questão de autoridade. Quem é que realmente estará no controle de minha vida? Então esta questão será a questão com a qual você terá que lidar ou ela trará enorme estresse e frustração durante toda a sua vida. (Mt. 6:24) "Pela fé saiu do Egito, não temendo a ira do rei, e perseverou porque via aquele que é invisível" Hb. 11:27. No Egito naqueles dias, o faraó era o supremo senhor e soberano sobre todas as coisas. Exceto para Moisés. Ele disse: "Eu obedeço a uma autoridade maior." A Bíblia diz que ele via aquele que é invisível. (I Cor 2,9) Um dia, você estará diante de Deus e você dará contas de sua vida. Ele perguntará a você: "Quem é que estava no controle de sua vida? Quem era o número um de sua vida? Quem era o chefe?

13 Observe que diz: que Moisés, "perseverou porque via aquele que é invisível." Uma das razões pelas quais Deus usou Moisés foi porque ele nunca desistiu. Ele era provavelmente o homem com mais perseverança na história. Ele agüentou as dez pragas que vieram sobre faraó, agüentou alguns milhões de pessoas imaturas espiritualmente, bebês chorões no deserto por quarenta anos Como é que você desenvolve este tipo de resistência? O segredo é perseverança. O segredo de perseverança é visão -- aquilo no qual estão os seus olhos. "Ele perseverou porque via aquele que é invisível." Quem é invisível? Deus. Para quem você está vivendo? O que você está planejando fazer com o resto de sua vida não importa se você ainda tem 10 anos, 20 ou 50? Você gostaria que a sua vida contasse para alguma coisa? Você gostaria de causar impacto com a sua vida? É a sua escolha. Você não está esperando por Deus. Ele é quem está esperando por você. Ele está esperando que você resolva estes problemas básicos. (1 Rs. 18:21; Js. 14:15; Ap 3:16)

14 Primeira Igreja Batista de Itapetinga Ensinando para Transformar Vidas


Carregar ppt "Primeira Igreja Batista de Itapetinga Ensinando para Transformar Vidas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google