A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Plano 2011-2012 Comissão de Tabagismo Relatório de Gestão referente ao ano de 2011 e propostas para 2012 Paulo César Rodrigues P. Corrêa, MD, MPH Vice-Pres.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Plano 2011-2012 Comissão de Tabagismo Relatório de Gestão referente ao ano de 2011 e propostas para 2012 Paulo César Rodrigues P. Corrêa, MD, MPH Vice-Pres."— Transcrição da apresentação:

1 Plano Comissão de Tabagismo Relatório de Gestão referente ao ano de 2011 e propostas para 2012 Paulo César Rodrigues P. Corrêa, MD, MPH Vice-Pres. Comissão de Tabagismo da SBPT Faculdade de Medicina da Universidade Federal Ouro Preto (UFOP) Faculdade de Medicina da Unifenas-BH (BH,MG) Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia Reunião da Diretoria, Deptos. & Comissões São Paulo, de fevereiro de 2012

2 Plano Comissão de Tabagismo 2 Estrutura da Comissão de Tabagismo Comissão Científica da CT-SBPT 2011 Alberto José de Araújo, RJ Paulo César R. P. Corrêa, MG Ana Maria Menezes, RS Clóvis Botelho, MT Sebastião Costa, PB Comissão Científica da CT-SBPT 2012 Alberto José de Araújo, RJ Paulo César R. P. Corrêa, MG Keyla Maia, MT João Paulo Lotufo, SP Cristina Cantarino, RJ (INCA)

3 Plano Comissão de Tabagismo 3 Estrutura da Comissão de Tabagismo Subcomissões Temáticas da CT-SBPT : Advocacy & Mobilização Assistência & Programas de Tratamento Educação Continuada Ensino & Pesquisa Prevenção & Tabagismo Passivo

4 Plano Comissão de Tabagismo 4 Fórum de Tabagismo: Grupo Inicial de Discussão no Yahoo: Junho/2005 I Congresso Asma, DPOC e Tabagismo No. Membros: 72 Fórum no Google: Jan/2012 No. Membros atuais: 330 Moderador: Alberto Araújo. Número de mensagens enviadas nos últimos 3 anos: 1695 Número de visitas de não membros por semana: 40 (Mediana) Perfil profissional participantes: 90% são pneumologistas (10% são cardiologistas, oncologistas, pediatras, sanitaristas, psicólogos, enfermeiros e fonoaudiólogos que atuam com tabagismo)

5 Plano Comissão de Tabagismo 5 Grupo no Facebook : Respire Brazil Free-Tobacco (Rede Social ) Criado no dia 4 de fevereiro de 2012 No. Membros: 172 (em 9 de fev de 2012) Média de Afiliação nos primeiros dias: 30 por dia (pneumologistas, outros profissionais de saúde e ativistas de diversas áreas envolvidos em controle do tabagismo) Fundamental para a articulação das sociedades médicas Papel de liderança da SBPT Projeto Bloomberg : espaço para postar videos, pesquisa de opinião pública, cartas para assinatura, etc https://www.facebook.com/groups/ /

6 Plano Comissão de Tabagismo 6

7 Plano Comissão de Tabagismo 7 Ação estratégica: Advocacy & Mobilização Ações Estratégicas: Organização de Fóruns da Sociedade Civil sobre Tabagismo 2011: Senado, DF (31/5) participação de 98 pessoas. Iniciativa: SBPT Parcerias: AMB, SBC, SBP, CFM, FENAM, ABEAD, ANM, ACT Apoio: INCA, OPAS, Universidades. A Convenção Quadro-a-Quadro: Facts-Sheets na página da SBPT sobre os artigos da CQCT (proposta a ser implementada em 2012) Atuação nas campanhas dos dias internacional (31/5) e nacional (29/8) de controle do tabaco, Atuação nas campanhas dos dias internacional (31/5) e nacional (29/8) de controle do tabaco, bem como datas alusivas à DPOC, Asma, Espirometria. Organização de uma relação de colegas por região/estado para as entrevistas da SBPT Organização de uma relação de colegas por região/estado para as entrevistas da SBPT relacionadas ao tabagismo.

8 Plano Comissão de Tabagismo 8 Ação estratégica : Advocacy & Mobilização Ações Estratégicas: Advocacy nas Políticas de Controle do Tabaco Advocacy nas Políticas de Controle do Tabaco: leis de ambientes livres de tabaco (ALT) etc. Apresentação de proposta para Fundação Bloomberg Apresentação de proposta para Fundação Bloomberg para financiamento de atividades da SBPT em prol das legislações sobre ambientes livres de tabaco e prevenção do tabagismo passivo. Pesquisa Qualitativa Pesquisa Qualitativa com pessoas-chaves do Senado Federal e da Sociedade sobre os impactos e desafios das políticas de ALT: Relatório pronto, aguardando publicação da OPAS. Respostas às Consultas Públicas da ANVISA Respostas às Consultas Públicas da ANVISA sobre advertências nos maços de cigarros e sobre os aromatizantes nos cigarros e participação nas audiências públicas em Brasília, ocorridas em dezembro de 2011 (oradores pela SBPT: Alberto, Paulo, Lotufo, Luiz Carlos)

9 Plano Comissão de Tabagismo 9 Ação estratégica : Educação Continuada Ações Estratégicas: Manual de Condutas Práticas em Tabagismo Manual de Condutas Práticas em Tabagismo: manual pronto, em editoração (Grupo Gen), expectativa de ser lançado em abril de 2012 Cursos de Atualização/Capacitação em Tabagismo: buscando apoio de laboratórios, realização ao nível regional, PECS e pré-congressos: Realizamos no Pré-Congresso da SOPTERJ e no Congresso Sul Capixaba. Clube de Revista Clube de Revista artigo selecionado comentado por um dos membros da Comissão de Tabagismo; com interatividade no Fórum e postado na página da SBPT: Vários artigos foram postados no Fórum durante o ano de PECS & CNAP: apoio na organização dos temas (sistema de consultas entre os membros por spread-sheets (Google Documents – Planilhas on line) e por e- mails: Este ano haverá um PEC em S. Luiz em Agosto.

10 Plano Comissão de Tabagismo 10 Ação estratégica : Assistência & Programas de Tratamento Ações Estratégicas: Manual de Condutas em Tabagismo Manual de Condutas em Tabagismo: discutido em capítulos do manual. Apresentação e Discussão de Casos Clínicos Mensais Apresentação e Discussão de Casos Clínicos Mensais em tabagismo: interatividade no Fórum e disponibilidade na página SBPT: postamos dois casos clínicos na página da SBPT durante o ano de Sessão de Perguntas & Respostas sobre condutas terapêuticas: como eu faço? (Este projeto não chegou a ser implementado, discutiremos a sua viabilidade para este ano) Inclusão de procedimentos Inclusão de procedimentos na ANS e de medicamentos nos protocolos do SUS: Elaborada uma planilha e um texto-guia que foi submetido à Comissão Nacional de Honorários Médicos.. Avaliação dos programas de cessação do tabagismo no SUS e discussão com o PNCT-COMPREV/INCA (iniciadas as gestões em junho de 2011 e retomadas recentemente em janeiro de 2012)

11 Plano Comissão de Tabagismo 11 Ação estratégica : Prevenção & Tabagismo Passivo Ações Estratégicas: Manual de Condutas em Tabagismo: Manual de Condutas em Tabagismo: temas incorporados em seção específica do manual. Elaboração de Cartilhas sobre Riscos do Tabagismo para a criança, adolescente e gestante: Elaboração de Cartilhas sobre Riscos do Tabagismo para a criança, adolescente e gestante: trabalhar com SBP, SGO (apresentada uma proposta em nov./2012 do Projeto Dr. Bartô, coordenado pelo Dr. Lotufo) Curso de Atualização em Tabagismo para Pneumopediatras & Pediatras (1º foi realizado em 4/2010 em P. Alegre): este curso não foi programado nos PECs da SBPT para 2011, nem

12 Plano Comissão de Tabagismo 12 Ação estratégica : Prevenção & Tabagismo Passivo Ações Estratégicas: Falando sobre Tabagismo Passivo: sessão na página da SBPT com informações dirigidas aos médicos, legisladores e público leigo: no espaço saúde respiratória iremos incluir este tema este ano, já está lá o tabagismo ativo. Falando sobre Tabagismo Passivo: sessão na página da SBPT com informações dirigidas aos médicos, legisladores e público leigo: no espaço saúde respiratória iremos incluir este tema este ano, já está lá o tabagismo ativo. Espaço de Perguntas & Respostas: para contato direto com a mídia, colegas e o público sobre prevenção do tabagismo. Este espaço está incluído na página sobre Tabagismo inserida no Saúde Respiratória da SBPT. Espaço de Perguntas & Respostas: para contato direto com a mídia, colegas e o público sobre prevenção do tabagismo. Este espaço está incluído na página sobre Tabagismo inserida no Saúde Respiratória da SBPT.

13 Plano Comissão de Tabagismo 13

14 Plano Comissão de Tabagismo 14 Guia para Deixar de Fumar – Rumo a uma Vida mais Saudável!

15 Plano Comissão de Tabagismo 15 Ação estratégica : Prevenção & Tabagismo Passivo Ações Estratégicas: Falando sobre Tabagismo Passivo: sessão na página da SBPT com informações dirigidas aos médicos, legisladores e público leigo: no espaço saúde respiratória iremos incluir este tema este ano, já está lá o tabagismo ativo. Falando sobre Tabagismo Passivo: sessão na página da SBPT com informações dirigidas aos médicos, legisladores e público leigo: no espaço saúde respiratória iremos incluir este tema este ano, já está lá o tabagismo ativo. Espaço de Perguntas & Respostas: para contato direto com a mídia, colegas e o público sobre prevenção do tabagismo. Este espaço está incluído na página sobre Tabagismo inserida no Saúde Respiratória da SBPT. Espaço de Perguntas & Respostas: para contato direto com a mídia, colegas e o público sobre prevenção do tabagismo. Este espaço está incluído na página sobre Tabagismo inserida no Saúde Respiratória da SBPT. Articulação com Depto. Pneumopediatria da SBPT e com a SBP: houve articulação não somente com a SBP, mas com a de Oncologia Clínica, a de Cardiologia, Nefrologia, Neurologia, Diabetes, Hipertensão Arterial, ABEAD e outras durante os eventos da OPAS, do Ministério da Saúde (DCNT) e nas audiências públicas da ANVISA, bem como junto ao Congresso Nacional.

16 Plano Comissão de Tabagismo 16 Ação estratégica : Ensino & Pesquisa Ações Estratégicas: Elaboração de Pesquisa sobre o Ensino e Treinamento do Tabagismo nos Cursos de Graduação, Residência Médica: esta atividade ainda não foi realizada. Elaboração de Recomendações da SBPT sobre o ensino do tabagismo para as F. Medicina e CNRM: estas recomendações foram enviadas para a CNRM, através do Dr. Evandro Sousa. Elaboração de Recomendações da SBPT sobre o ensino do tabagismo para as F. Medicina e CNRM: estas recomendações foram enviadas para a CNRM, através do Dr. Evandro Sousa. Continuidade do Programa Escola SBPT, com certificação de Centros de Referência em Tratamento do Tabagismo: seguimos estimulando os colegas a fazerem o registro. Continuidade do Programa Escola SBPT, com certificação de Centros de Referência em Tratamento do Tabagismo: seguimos estimulando os colegas a fazerem o registro. Participação na elaboração das Diretrizes sobre Tratamento de Maconha, Crack e Câncer de Boca da AMB. Participação na elaboração das Diretrizes sobre Tratamento de Maconha, Crack e Câncer de Boca da AMB.

17 Plano Comissão de Tabagismo 17 Ação estratégica : Ensino & Pesquisa Ações Estratégicas: Utilização das Redes Virtuais para Discussão do Tabagismo para alunos de graduação e para residentes: o Fórum de Tabagismo e agora o Respire Brazil no Face-Book estão sendo bem ocupados pela SBPT. Incentivo às pesquisas e publicações envolvendo o tabagismo: o Fórum de Tabagismo tem cumprido este papel de dinamizador. Estímulo para a participação de alunos em pesquisas e em congressos: as ligas acadêmicas têm buscado a participação de membros da CT-SBPT, particularmente as de pneumo, cardio, clinica médica. Estímulo para a participação de alunos em pesquisas e em congressos: as ligas acadêmicas têm buscado a participação de membros da CT-SBPT, particularmente as de pneumo, cardio, clinica médica. Teleconferência: Seminários sobre Tabagismo da Pós Graduação da UFG, coordenado pelo Dr. Marcelo

18


Carregar ppt "Plano 2011-2012 Comissão de Tabagismo Relatório de Gestão referente ao ano de 2011 e propostas para 2012 Paulo César Rodrigues P. Corrêa, MD, MPH Vice-Pres."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google