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DESENVOLVIMENTO REGIONAL e EDUCAÇÃO DESIGUALDADE DE OPORTUNIDADES NO BRASIL TANIA BACELAR MEC, 8 DE JUNHO DE 2005.

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1 DESENVOLVIMENTO REGIONAL e EDUCAÇÃO DESIGUALDADE DE OPORTUNIDADES NO BRASIL TANIA BACELAR MEC, 8 DE JUNHO DE 2005

2 O CONTEXTO MUNDIAL OS NOVOS PARADIGMAS : PRODUTIVO, TECNOLÓGICO, ORGANIZACIONAL, DE CONSUMO OS NOVOS PARADIGMAS : PRODUTIVO, TECNOLÓGICO, ORGANIZACIONAL, DE CONSUMO A GLOBALIZAÇÃO : DIFUSÃO DOS PADRÕES HEGEMÔNICOS A GLOBALIZAÇÃO : DIFUSÃO DOS PADRÕES HEGEMÔNICOS A ERA DO CONHECIMENTO : PRODUÇÃO E DIFUSÃO ( QUALIFICAÇÃO DOS RECURSOS HUMANOS ) A ERA DO CONHECIMENTO : PRODUÇÃO E DIFUSÃO ( QUALIFICAÇÃO DOS RECURSOS HUMANOS ) O PAPEL DA INOVAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO REGIONAL O PAPEL DA INOVAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO REGIONAL

3 O QUADRO REGIONAL BRASILEIRO AS DUAS HERANÇAS PRINCIPAIS: AS DUAS HERANÇAS PRINCIPAIS: A MEGNÍFICA DIVERSIDADE A MEGNÍFICA DIVERSIDADE A ENORME DESIGUALDADE ( SÉCULO XX) A ENORME DESIGUALDADE ( SÉCULO XX) AS TENDÊNCIAS RECENTES AS TENDÊNCIAS RECENTES A INTEGRAÇÃO PRODUTIVA A INTEGRAÇÃO PRODUTIVA A MODESTA DESCONCENTRAÇÃO A MODESTA DESCONCENTRAÇÃO A CRESCENTE COMPLEXIDADE A CRESCENTE COMPLEXIDADE

4 4 SÉCULOS : DIVERSIDADE REGIONAL HERANÇA: DIVERSIDADE REGIONAL

5 SUDESTE : 58 % do PIB 2000

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7 BRASIL: PAÍS DESIGUAL REGIÃO% POPULAÇÃO% PIB NORTE 8 % 4 % NORDESTE28 % 14 % CENTRO OESTE7 % 7% SUL15 % 17 % SUDESTE42% 58 % 2000

8 OS DESIGUAIS NÍVEIS DE RENDA ENTRE AS REGIÕES 2000

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11 OS DESIGUAIS NÍVEIS DE EDUCAÇÃO ( PESSOAS COM MENOS DE 4 ANOS DE ESTUDO – 2000 )

12 OS DESIGUAIS NÍVEIS DE EDUCAÇÃO ( PESSOAS COM MAIS DE 12 ANOS DE ESTUDO – 2000 ) AS DESIGUALDADES REGIONAIS SÃO TAMBÉM DE NÍVEL DE ESCOLARIDADE

13 OPORTUNIDADES DESIGUAIS NO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR

14 FONTE:MEC/INEP EVOLUÇÃO DO NÚMERO DE MATRÍCULAS POR REGIÃO A distância em números absolutos

15 BRASIL1.535,73.887,6153,1% NORTE 52,2230,2340,8 % NORDESTE 245,7625,4154,5 % SUDESTE 858,41.918,0123,5 % SUL 279,3745,1156,8 % C. OESTE 100,1368,9268,4 % VAR.% EVOLUÇÃO DO NÚMERO DE MATRÍCULAS FONTE : MEC/INEP O crescimento não foi liderado pelo SE

16 BRASIL1.535,7100 %3.887,6100 % NORTE 52,23,4 %230,25,9 % NORDESTE 245,715,9 %625,416,1 % SUDESTE 858,455,9 %1.918,049,3 % SUL 279,318,2 %745,119,2 % C. OESTE 100,16,5 %368,99,5 % EVOLUÇÃO DA PARTICIPAÇÃO REGIONAL NO NÚMERO DE MATRÍCULAS FONTE : MEC/INEP NORTE e NE são o desafio principal A concentração no SE já foi maior

17 BRASIL3.887,6100 % NORTE230,25,9 %8,8%8 % NORDESTE625,416,1 %29,1%28 % SUDESTE1.918,049,3 %41,5%42 % SUL745,119,2 %13,5%15 % C. OESTE368,99,5 %7,1%7 % PARTICIPAÇÃO REGIONAL NO NÚMERO DE MATRÍCULAS e na POPULAÇÃO FONTE : MEC/INEP e IBGE % MATRÍCULA % NA POPULAÇÃO NORTE e NE são o desafio principal 18-24TOTAL

18 CNPq : INVESTIMENTO EM BOLSAS E FOMENTO À PESQUISA POR REGIÕES (MÉDIA 1999/2001) Fonte: CNPq NORTE ,9% ,96 NORDESTE ,3% ,30 C.OESTE ,8% ,54 SUL ,7% ,89 SUDESTE ,2% ,54 BRASIL ,0% FONTE: CNPq R$ MIL POPULAÇÃO PER CAPITA %

19 BRASIL : PESQUISADORES, POR REGIÕES NORTE2.5914,4%1.1524,2% NORDESTE ,1%5.168 *18,8% C.OESTE3.4486,6%2.4048,7% SUL ,0% ,7% SUDESTE ,8% ,3% BRASIL ,0% ,0% FONTE : CNPQ, 2002 * em PE e BA TOTALDOUTORES

20 A INSUFICIÊNCIA DO TRATAMENTO NA ESCALA MACRO-REGIONAL

21 BR = 1,27% a.a. DINÂMICA POR MICROREGIÃO NO PERÍODO

22 PROPOSTA do MIN : MAPA SÍNTESE

23 A IMPORTÂNCIA DO TRATAMENTO DA DIMENSÃO REGIONAL NAS POLÍTICAS SETORIAIS O PAPEL ESTRATÉGICO DO MEC


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