A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Hardware Um computador é constituído por um conjunto de componentes interligados, composto por processadores, registradores, memória principal, terminais,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Hardware Um computador é constituído por um conjunto de componentes interligados, composto por processadores, registradores, memória principal, terminais,"— Transcrição da apresentação:

1 Hardware Um computador é constituído por um conjunto de componentes interligados, composto por processadores, registradores, memória principal, terminais, impressoras, discos magnéticos, além de outros dispositivos físicos ( hardware). Esses dispositivos manipulam dadoshardware na forma digital, o que proporciona uma maneira confiável de representação. Todos os componentes de um computador são agrupados em três subsistemas básicos: unidade central de processamento (CPU), memória principal e dispositivos de entrada e saída. Estes subsistemas, também chamados unidades funcionais, estão presentes em todo computador digital, apesar de suas implementações variarem nas diferentes arquiteturas existentes e comercializadas pelos diversos fabricantes de computadores. Neste item descrevemos os conceitos básicos dos principais componentes desses sistemas.

2 Hardware O que é bit e byte Os computadores "entendem" impulsos elétricos, positivos ou negativos, que são representados por 1 e 0, respectivamente. A cada impulso elétrico, damos o nome de Bit (BInary digiT). Um conjunto de 8 bits reunidos como uma única unidade forma um Byte. Para os computadores, representar 256 números binários é suficiente. Por isso, os bytes possuem 8 bits. Basta fazer os cálculos. Como um bit representa dois valores (1 ou 0) e um byte representa 8 bits, basta fazer 2 (do bit) elevado a 8 (do byte) que é igual a 256.

3 Hardware Os bytes representam todas as letras (maiúsculas e minúsculas), sinais de pontuação, acentos, sinais especiais e até sinais que não podemos ver, mas que servem para comandar o computador e que podem, inclusive, serem enviados pelo teclado ou por outro dispositivo de entrada de dados e instruções. Para que isto aconteça, os computadores utilizam uma tabela que combina números binários com símbolos: a tabela ASCII (American Standard Code for Information Interchange). Nesta tabela, cada byte representa um caractere ou um sinal. A partir daí, foram criados vários termos para facilitar a compreensão humana da capacidade de armazenamento, processamento e manipulação de dados nos computadores. No que se refere aos bits e bytes, tem-se as seguintes medidas:

4 Hardware 1 Bit = Menor Unidade (0 ou 1) 1 Byte = 8 bits 1 Kilobyte (ou KB) = 1024 bytes 1 Megabyte (ou MB) = 1024 kilobytes 1 Gigabyte (ou GB) = 1024 megabytes 1 Terabyte (ou TB) = 1024 gigabytes 1 Petabyte (ou PB) = 1024 terabytes 1 Exabyte (ou EB) = 1024 petabytes 1 Zettabyte (ou ZB) = 1024 exabytes 1 Yottabyte (ou YB) = 1024 zettabytes

5 Processador O processador é um circuito integrado que realiza as funções de cálculo e tomada de decisão de um computador, por isso é considerado o cérebro do mesmo. Ele também pode ser chamado de Unidade Central de Processamento.

6 Processador

7 Intel Pentium 4 - Fabricante / Modelo 3.0 Ghz - Clock Interno / Velocidade 800 Mhz Fsb – Clock Externo / Placa mãe 2Mb Cache – Memória Cache Socket 775 – Soquete de Encaixe

8 Processador Memória Cache Nos casos dos processadores, a cache disponibiliza alguns dados já requisitados e outros a processar; L1, L2 Clock Externo É o caminho de comunicação do processador com o chipset da placa-mãe, mais especificamente o circuito ponte norte. É mais conhecido em português como "barramento externo", ou Front Side Bus (FSB).

9 Processador A pasta térmica é um composto químico elaborado com elementos quais tem propriedades de conduzir bem o calor, ou seja, são bons condutores de calor. Na informática é usado principalmente para dissipar o calor do processador, passando ele para o dissipador, este, que vai ser resfriado por ação da ventoinha parafusada ao dissipador.

10 Processador Cooler Dissipador (ou cooler) é o nome dado ao conjunto de dissipação térmica, instalado sobre o processador. O cooler é formado por dois dispositivos: um dissipador de calor, que é um pedaço de alumínio ou cobre recortado, e uma ventoinha, que é um pequeno ventilador colocado sobre o dissipador de calor.

11 Processador Exemplos de Processadores Intel Pentium, Celeron, Pentium II, Pentium III, Pentium 4, Pentium Dual Core, Core 2 Duo, Core 2 Quad, etc. K6, K6-2, Amd Athlon, Duron, Sempron, Athlon 64, Athlon X2, Phenom X3, etc

12 Memórias Memórias Voláteis Requer energia para manter informação armazenada Ex: RAM Memórias Não Voláteis Não requer energia para manter informação armazenada Ex: ROM, FLASH, EPROM

13 Memórias RAM - Memória de acesso aleatório (do inglês Random Access Memory, frequentemente abreviado para RAM) é um tipo de memória que permite a leitura e a escrita, utilizada como memória primária em sistemas eletrônicos digitais.

14 Memórias

15 Exemplos de Memória RAM Ver Apostila PC100, PC133, DDR, DDR2, Etc 128Mb, 256Mb, 512 Mb, 1Gb (1024 Mb), 2 Gb (2048 Mb)

16 Memórias Outras Memórias –Armazenamento –Flash –ROM

17 Placa Mãe Também denominada mainboard ou motherboard, é uma placa de circuito impresso, que serve como base para a instalação dos demais componentes de um computador, como o processador, memória RAM, os circuitos de apoio, as placas controladoras, os slots do barramento e o chipset.

18 Placa Mãe Onboard Offboard

19 Placa Mãe Slots PCI Pci Express AGP ISA

20 Bios BIOS, em computação Basic Input/Output System (Sistema Básico de Entrada/Saída). O termo é incorretamente conhecido como Basic Integrated Operating System (Sistema Operacional Básico Integrado) ou Built In Operating System (Sistema Operacional Interno). O BIOS é o firmware (programa) executado por um computador IBM PC quando ligado, é ele que detecta e apresenta para os softwares os hardwares que o computador possui. Flash ROM

21 Fonte AT

22 Fonte ATX

23 Gabinetes 3 e 4 Baias Desktop

24 Gravadores e Mídias CD-R/RW DVD-R/RW

25 Disquetes 3 ½ (1.44 Mb) 5 ¼ (1.2 Mb)

26 HD (Winchester) IDE e SATA Exemplos: 40 Gb, 80 Gb, 160 Gb, 250 Gb, 500 Gb, 1 Tb, Etc Formatação Baixo Nivel e RAID

27 Periféricos Entrada –Mouse (Mecânico e Óptico) –Teclado –Scanner Saída –Monitor –Impressora

28 Impressoras Matricial (Impacto) Laser Jato de Tinta Multifuncional

29 Scanner O princípio básico do scanner é analisar e processar uma imagem. A captura de imagem e texto (reconhecimento ótico de caracteres ou OCR) permite que você salve informações em um arquivo em seu computador. Você ainda pode alterar ou aperfeiçoar a imagem, imprimi-la ou usá-la em sua página web.

30 Scanner

31 Monitores LCD e CRT

32 Conexões Serial Ps2 Paralela

33 Conexões USB (Universal Serial Bus) Firewire

34 Energia Estabilizador Nobreak

35 Vírus Virus Trojan Spyware


Carregar ppt "Hardware Um computador é constituído por um conjunto de componentes interligados, composto por processadores, registradores, memória principal, terminais,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google