A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Delphi Disciplina de Programação Visual 2 – QI – Aula3 Prof. Luciano Monteiro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Delphi Disciplina de Programação Visual 2 – QI – Aula3 Prof. Luciano Monteiro."— Transcrição da apresentação:

1 Delphi Disciplina de Programação Visual 2 – QI – Aula3 Prof. Luciano Monteiro

2 Teclas Importantes TeclaFunção F12Alterna entre o code editor e o form designer. F11Alterna entre o code editor, form designer e a oject inspector. F10Torna o foco para a janela principal. F9 (RUN) Permite compilar e executar o projeto para testes. Este processo gera automaticamente o arquivo.EXE no diretório onde foi gravado o arquivo de projeto (.DPR). CTRL + F9 Permite compilar o projeto sem executar. Ideal para conferência de código. SHIFT + F12 Permite alternar entre os formulários do projeto. Equivalente ao ícone View Form na SpeedBar. CTRL + F2 Permite destravar o Delphi em caso de testes onde ocorram exceções, como veremos mais adiante.

3 Propriedades da Classe TForm (Formulário) ActiveControlPermite definir qual o primeiro componente a receber foco assim que o formulário é criado. AlignAltera o alinhamento e preenchimento do objeto. AutoScrollPermite habilitar as barras de rolagem. AutoSizeDetermina se o controle será automaticamente redimensionado. BorderIconsDetermina os ícones a serem exibidos na barra de título do formulário. BorderStyleDefine o estilo da borda do formulário. bsDialog – Borda não redimensionável, comum em caixa de diálogo bsSingle – Borda simples e redimensionável. bsNone – Borda invisível, não redimensionável, sem botões de controle. bsSizeable – Borda padrão redimensionável. BorderWidthDefine a espessura da borda. CaptionIndica o rótulo exibido para o componente. ClientHeight / ClientWidth Define a altura e largura da área cliente. ColorDefine a cor de fundo de um componente. CursorIndica a imagem exibida pelo ponteiro do mouse quando este ficar sobre o objeto. DefaultMonitorAssocia o form a um monitor específico em uma aplicação que utiliza vários monitores.

4 Propriedades da Classe TForm (Formulário) EnabledDefine se o componente está habilitado ou não. FontPermite controlar os atributos do texto exibido em um componente. FormStyleDetermina o estilo do formulário. fsNormal – Definição padrão do formulário. fsMDIChild – O formulário será uma janela-filha de uma aplicação MDI. fsMDIForm – O formulário será o formulário-pai de uma aplicação MDI. fsStayOnTop – O formulário permanece sobre todos os outros formulários do projeto, exceto aqueles que também têm a propriedade FormStyle igual a fsStayOnTop. HeightDefine a altura do objeto. HelpContextDefine o tópico do arquivo help que será exibido ao pressionar a tecla F1. HelpFileDefine um arquivo de help específico. HintPermite exibir um texto de auxílio no momento em que o ponteiro do mouse permanece sobre o controle. HorzScrollBarDefine o comportamento de uma barra de rolagem horizontal. IconDefine o ícone que será usado pelo formulário. KeyPreviewDefine se o formulário deve ou não responder a um pressionamento de tecla, através do evento OnKeyPress, por exemplo. LeftDefine a coordenada da extremidade esquerda de um componente.

5 Propriedades da Classe TForm (Formulário) MenuPermite escolher entre mais de um componente MainMenu. NameDefine o nome interno que identifica o componente dentro da aplicação. PopupMenuDefine o componente PopupMenu a ser utilizado pelo objeto. PositionPermite definir o tamanho e posição de um formulário no momento em que ele aparece na sua aplicação. ShowHintDefine se a string de auxílio deve ou não ser exibida quando o usuário mantém o ponteiro do mouse sobre um controle. TagA propriedade Tag é uma variável do tipo Longint que o Delphi coloca à disposição do usuário, que pode atribuir o significado mais conveniente. TopDefine a coordenada da extremidade superior de um componente. VertScrollBarDefine o comportamento de uma barra de rolagem vertical. VisibleDefine se o componente aparece ou não na tela. WidthDefine a largura do objeto. WindowMenuPermite definir qual o menu responsável por manipular as janelas-filhas de uma aplicação MDI. WindowStateDefine o estado de exibição de um formulário.

6 SDI O formato SDI - Single Document Interface - é, como o próprio nome diz, um formato de aplicativo simples, sendo constituído, em muitos casos, de somente 1 janela. É o caso do Windows Explorer. Mas também existem casos de aplicativos SDI com várias janelas. Este caso demanda um maior tempo de programação para o controle das mesmas. Um exemplo de aplicativo SDI com múltiplas janelas seria o próprio Delphi.

7 MDI O formato MDI - Multiple Document Interface - possue uma janela MDI superior que controla outras janelas MDI inferiores. No delphi estes tipos de formulários são definidos na propriedade FormStyle, sendo o tipo MDI para a superior e MDIchild para as inferiores. A vantagem da utilização deste tipo de formulário é o grande controle que ele permite. As janelas inferiores estão sempre dependentes da superior, o que impede, por exemplo, que elas sejam arrastadas para fora do formulário superior. Um ótimo exemplo de aplicativo MDI é o WORD. Nele, você pode abrir diversos textos, minimizá-los e os mesmos permanecerão sempre dentro do formulário principal.

8 Criação de um Form em tempo de execução Sintaxe: :=.Create(Self); Exemplo: FrmCliente := TFrmCliente.Create(self);

9 Tipos de Forms Existe uma propriedade do form chamada:FormStyle. fsNormal : Form no estilo normal, não é 'pai' e nem 'filho' de outro Form.(SDI) fsMDIChild : Form 'filho' de um Form MDI 'pai'. fsMDIForm : Form MDI 'pai'. fsStayOnTop : É um estilo de Form que permanece sobre os outros Forms no Desktop (Diálogos)

10 Criando uma Aplicação MDI O Form 'pai' deve ter sua propriedade FormStyle setada para fsMDIForm, e a do Form 'filho' setada para fsMDIChild. Vamos tirar também o Form 'filho' da opção Auto- Create Forms e colocá-lo na opção de Available Forms: Para isso abra Project > Options > Forms e passe o Form filho para a opção de Available Form.

11

12 Criando uma Aplicação MDI Nomes dos forms do exemplo: FormPai ou FrmPrincipal FormFilho ou FrmCadClientes

13 Criando uma Aplicação MDI Form 'pai', devemos declarar na cláusula uses a unit do Form 'filho salva. Exemplo: Uses UFormFilho;

14 Criando uma Aplicação MDI Código para a criação de uma instância de TFormFilho: procedure TFormPai.Novo1Click(Sender: TObject); begin FormFilho := TFormFilho.Create(Self); end; Com isso podemos criar múltiplas instâncias do Form 'filho', como por exemplo, se estivéssemos desenvolvendo um Editor de Texto,onde podemos trabalhar com diversos arquivos ao mesmo tempo.

15 Criando uma Aplicação MDI Para destruir o Form 'filho' ativo pelo FormPai: procedure TfrmMain.Fechar1Click(Sender: TObject); begin ActiveMDIChild.Free; end;

16 Criando uma Aplicação MDI Outra forma de destruir o FormFilho só que por ele mesmo no evento OnClose: procedure TFormFilho.FormClose(Sender: TObject; var Action: TCloseAction); begin Action := caFree; FormFilho := nil; end;

17 Eventos Mais Utilizados EventoOcorrência OnClick Quando o usuário clicar uma vez com o botão esquerdo do mouse sobre o componente. OnDblClick Quando o usuário dá um duplo clique no componente com o botão esquerdo do mouse. OnEnter Quando o componente recebe o foco. OnExit Quando o componente perde o foco. OnKeyPress Quando pressiona uma única tecla de caractere.

18 Eventos No Code Editor é criada uma declaração do evento na cláusula Interface e a implementação do procedimento na cláusula Implementation.


Carregar ppt "Delphi Disciplina de Programação Visual 2 – QI – Aula3 Prof. Luciano Monteiro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google