A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Bruna Salgueiro. Bruna Azevedo. Katharina Campelo. Sathya Santovito. Thamiris Rossato. Grupo:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Bruna Salgueiro. Bruna Azevedo. Katharina Campelo. Sathya Santovito. Thamiris Rossato. Grupo:"— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Bruna Salgueiro. Bruna Azevedo. Katharina Campelo. Sathya Santovito. Thamiris Rossato. Grupo:

4 Como começou? Tríplice Entente. A menção é ao Tratado de Versalhes, que teve influência decisiva no desenrolar dos fatores que deram origem à II GM.

5 Exercito reduzido. Devolução da Alsácia – Lorena pra frança. Devolução da Polônia das Províncias de Posen. Criação da Liga das Nações, com o objetivo de garantir a paz mundial Fatores posteriores à 1ªGM.

6 A ratificação do Tratado de Versalhes ocorreu em Garantir as fronteiras previamente estabelecidas, bem como a faixa de terra conhecida como Corredor Polonês. Surge um sentimento de revanchismo alemão. Alemanha sofre forte crise econômica. - Greves, protestos e manifestações ameaçavam o governo alemão e outros países europeus. Atenção: o mapa NÃO mostra o corredor polonês (para os desavisados). O governo alemão era o governo da República de Weimar, que se forma no final da 1ªGM.

7 Afirmava que os problemas alemães eram consequencia (além do tratado de Versalhes) de uma conspiração internacional. Judeus passaram a ser perseguidos no país. Não se esqueçam que o Hitler não chegou ao poder por mágica. Foi todo um processo desde a década de 1920, em que até preso ele foi (na cadeia, escreveu o Mein Kampf). Posteriormente torna-se chanceler e depois também presidente.

8 Inicia-se a Segunda Guerra Mundial!

9 Desejo de promover uma política expansionista e militarista. Problema: para alcançar objetivo Hitler teria que romper tratados e neutralizar os previsíveis inimigos. Iniciava um movimento expansionista. Autossuficiência econômica/ segurança e liderança na Ásia ocidental. Política do Apaziguamento.

10 Anschluss – processo de anexação da Áustria.

11 29 de setembro de 1938: ocorreu a conferencia de Munique. A paz, pra nossa época O governo alemão deu continuidade a sua política expansionista, desrespeitando o acordo de Munique. Hitler anexa a região dos Sudetos com a aprovação da Liga das Nações. Mas depois passa por cima do acordo e anexa a Tchecoslováquia.

12 Assinado pacto Germano- soviético. Tratado de não- agressão entre Alemanha e URSS em que ficava acordado que dividiriam o território polonês. Com isso Hitler pôde concentrar suas forças na frente ocidental.

13 Origens do Eixo : Itália e Alemanha: regimes políticos semelhantes, principalmente espaço territorial e competição pelos mercados internacionais. Ofensivas do eixo: - Invasão da Alemanha à polônia: guerra relâmpago (ataques rápidos, bombordeamento em pontos estratégico). X Aliados Eixo Com letra minúscula! Que feio isso! Blitzkrieg

14 Assinou o armistício com os nazistas- estabeleceu que norte e a costa atlântica ocupadas por Alemanha e o restante do território, direção de Paris. Pétain objetivo de apaziguar os nazistas. = ataque aéreo á base militar norte-americana de Pearl Harbor, no Havaí. Ataque dos japoneses com desejo de livrar da interferência norte-americana na Ásia. França Norte: ocupação nazista; Sul: República de Vichy, colabora com os nazistas. Inicialmente, eram duas guerras separadas. Mas as alianças a levam a se tornar uma só, que envolvia todos os continentes do planeta.

15 => Anunciava desejo de declarar guerra ao Japão. Japão pretende dominar a Ásia; a Itália ocupa a Albânia e a Abissínia (Etiópia); a Alemanha militariza a Renânia, em 1936, e anexa a Áustria, em 1938.

16 = Entram em guerra. Pacifico = Luta entre Norte Americanos e Japoneses. Leste Europa: URSS quer ir contra antigos Aliados. Guerra Europeia e Asiática = GUERRA TOTAL! Entram em guerra porque Hitler rompe o acordo com Stalin e invade a URSS. Gostaria que as meninas do grupo deixassem essa parte mais clara. O conceito de Guerra Total extrapola o mero número de participantes. Ela siginifica que, além de todos os continentes estarem de alguma forma envolvidos, toda a economia desses países se volta para o esforço de guerra, bem como qualquer pessoa dos países em choque é considerada inimiga, pois as batalhas ocorrem em todos os lugares e não escolhem as vítimas.

17 1942 : Favoreceu aliados: : Impulsiona derrota japonesa. : soviéticos resistem ao avanço alemão.- BATALHA DE STALINGRADO Esta batalha significou uma importante reviravolta na guerra.

18 1943: alemães vencidos pelos anglo americanos = ocuparam Sicília. Vitoria do Stalingrado – soviéticos esmagam alemães na batalha de Kursk. Conferencia de Teerã URSS, presidente norte americano, primeiro ministro. Estratégia de derrota alemã. (dia D) Na África. EM Stalingrado. E a Batalha de Kursk é outra. Decidem abrir uma nova frente de batalha.

19

20 Dia D : 6 de junho de 1944: Tropas aliadas => Normandia. Dominada pelos alemães. Operação overloard. Aliados usaram senhas e informações falsas sobre o desembarque, estratégia importante para confundir as tropas alemãs. Seria interessante colocar um mapinha aqui.

21

22 O Ataque Nuclear a Hiroshima e Nagasaki. Motivos: Surgimento na Europa, de governos totalitários com fortes objetivos militaristas e expansionistas. Consequências: Explosões nucleares levaram o Império do Japão à rendição incondicional em 15 de agosto de Na verdade, os motivos que levaram os americanos a jogar as bombas foi a intensa resistência japonesa (utilizando pilotos kamikazes) após a capitulação dos alemães. E também enviar um recado ao mundo (e especificamente à URSS) sobre seu poderio militar.

23 Hiroshima: 6 de Agosto de Bomba atômica "Little Boy" possuia 60 kg de urânio. Bomba também afetou seriamente a saúde de milhares de sobreviventes. Noventa por cento da cidade foi arrasada pela bomba.

24 Nagasaki: 9 de Agosto de A "Fat Man" composta de plutônio. Destruição de 40% da cidade.

25 Consequências e Fim da Guerra: A guerra terminou em 1945 Os Aliados instauraram o Tribunal de Nuremberg para julgar os fascistas por crimes de guerra. Os nazistas responsáveis pela morte de judeus ou civis foram condenados à morte ou à prisão perpétua. Fundada a ONU (Organização das Nações Unidas) localizada em Nova York. URSS + EUA = Grandes Potencias mundiais. (rivalidade) Guerra Fria. ( nazistas )

26 Hitler anuncia, no Parlamento do Reich, o ataque contra a suposta agressora a Polônia.

27 Cenas do Gueto judeu, em Varsóvia.

28 Mussolini e Clara Petacci são pendurados pelos pés, na praça principal de Milão, Itália, após terem sido fuzilados.

29 Mães e filhos chegando em um campo de extermínio, cujo fim seria a morte por asfixia nas câmaras de gás. Uma câmara de gás no campo de extermínio de Auschwitz, onde os prisioneiros eram asfixiados com "Zyklon B.


Carregar ppt "Bruna Salgueiro. Bruna Azevedo. Katharina Campelo. Sathya Santovito. Thamiris Rossato. Grupo:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google