A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O QUE É UM COMPUTADOR Informática – ESIC André Pereira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O QUE É UM COMPUTADOR Informática – ESIC André Pereira."— Transcrição da apresentação:

1 O QUE É UM COMPUTADOR Informática – ESIC André Pereira

2 História dos Computadores O primeiro computador do mundo foi o ENIAC (Electronic Numerical Integrator and Computer), uma concepçao do Professor John Mauchly, conjuntamente com o professor J. Presper Eckert. Mauchly e o Eckert propuseram em 1943 ao exército norte-americano, em plena II Guerra Mundial, a construção deste primeiro computador, tendo como objectivo o auxilio nos cálculos de precisao necessários para a balística. Foi anunciada a sua conclusão em 14 de Fevereiro de 1946 e foi patenteado em 26 de Junho de 1947 com o registo nº. 3,120,606.

3 História dos Computadores O ENIAC era uma grande máquina para efectuar cálculos e baseava a sua estrutura nos avanços científicos já anteriormente desenvolvidos, como as sofisticadas máquinas de cálculos matemáticos de Charles Babage, as calculadoras mecânicas de Blaise Pascal, Leibniz e Charles Xavier Thomas, nas relés electromagnéticas, nas válvulas e nas máquinas perfuradoras de cartões. Uma válvula é, de forma simples, um tubo metálico de meia polegada, selado em vácuo dentro de um tubo de vidro, onde uma corrente de electrões pode passar entre os eléctrodos. Os tubos de vácuo foram fundamentais para o desenvolvimento da rádio, televisão e gravação de sons. Eram também peças grandes e muito frágeis que tinham uma grande perda de energia por calor. O ENIAC (Electronic Numerical Integrator and Computer) preenchia esta sala, incomparável com os miniaturizados e mais potentes computadores actuais. J. Presper Eckert, Jr.; Professor J. G. Brainerd; Sam Feltman; Captain H. H. Goldstine; Dr. J. W. Mauchly; Dean Harold Pender; General G. M. Barnes; Colonel Paul N. Gillon.

4 CONSTITUIÇÃO DO COMPUTADOR

5 CPU Motherboard F. de Alimentação Memoria RAM P. Gráfica Disco Rígido Drive de CD Placa de Som

6 Periféricos de Entrada TECLADO – O teclado é um dispositivo de entrada de dados composto de um conjunto de teclas, associadas aos caracteres utilizados para escrita e para controle (letras, algarismos, sinais de pontuação, teclas de movimentação de cursor, teclas de função, etc). A parte visível do teclado é o conjunto de teclas. Por baixo das teclas, existe uma matriz de condutores que, quando uma tecla é pressionada, fecha contato entre dois de seu condutores, de forma que um processador (processador de teclado) possa identificar qual tecla foi pressionada. Uma vez identificada a tecla, esta informação é codificada e enviada para o processador principal do computador. São utilizados mais usualmente dois códigos: ASCII (American Standard Code for Information Interchange), o mais utilizado, inclusive em microcomputadores, ou EBCDIC (Extended Binary Coded Decimal Interchange Code), usado pela IBM em máquinas de grande porte.

7 Periféricos de Entrada RATO - é um periférico de entrada que historicamente se juntou ao teclado como auxiliar no processo de entrada de dados, especialmente em programas com interface gráfica.periféricoentrada SCANNER – é periférico de entrada que serve paraperiféricoentrada Digitalizar imagens em formato papel para qualquer Programa de tratamento de imagens, texto ….. Etc.

8 Periféricos de Saida MONITOR - O monitor é um periférico de saída que permite a recepção da informação de forma a que o utilizador entenda, mostrando, através de feixes de luz, os caracteres visualizados pelo utilizador. COLUNAS DE SOM - são os dispositivos que recebem as informações relativas ao aúdio que sai da placa de som e as transforma em som

9 Periféricos de Saida IMPRESSORAS -são periféricos que permitem passar o trabalho feito no computador para papel PLOTTER - são utilizadas para efectuar impressões de mapas cartográficos, de plantas arquitectónicas, e para desenhos técnicos em geral. São um instrumento essencial em qualquer gabinete de desenho.

10 Periféricos de Entrada / Saida DISCO RÍGIDO - é a parte do computador onde são armazenadas as informações, ou seja, é a "memória permanente" propriamente dita (não confundir com "memória RAM"). É caracterizado como memória física, não-volátil, que é aquela na qual as informações não são perdidas quando o computador é desligado.computadormemóriamemória RAM O disco rígido é um sistema lacrado contendo discos de metal recobertos por material magnético onde os dados são gravados através de cabeças, e revestido externamente por uma protecção metálica que é presa a caixa do computador por parafusos. É nele que normalmente gravamos dados (informações) e é a partir dele que lançamos e executamos nossos programas mais usados. metalmagnético

11 Periféricos de Entrada / Saida MODEM - A palavra Modem vem da junção das palavras modulador e demodulador. Ele é um dispositivo eletronico que modula um sinal digital em uma onda analógica, pronta a ser transmitida pela linha telefonica, e que demodula o sinal analógico e o reconverte para o formato digital original. Utilizado para conexão à Internet, BBS, ou a outro computador.moduladoreletronicosinal digitallinha telefonicasinal analógicodigitalconexãoInternetBBScomputador DRIVE DE CD – serve para fazer a leitura / gravação de discos ópticos cd.

12 Periféricos de Entrada / Saida DRIVE DE DISQUETES – Dispositivo que permite gravar e ler informação através de uma disquete.

13 Periféricos de Entrada / Saida MONITOR TACTIL - é um tipo de monitor sensível à pressão, dispensando assim a necessidade de outro periférico de entrada de dados, como o teclado e o rato. Funciona também como filtro para as radiações do monitor e elimina a electricidade estática. periféricoelectricidadeestática


Carregar ppt "O QUE É UM COMPUTADOR Informática – ESIC André Pereira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google