A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O BARROCO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O BARROCO."— Transcrição da apresentação:

1 O BARROCO

2 Contextualização No século XVI, o alemão Martinho Lutero colocou suas 95 e teses na porta do castelo de Wittenberg. Um protesto contra a heresia da igreja católica. Será o início da chamada REFORMA PROTESTANTE. Como já visto, a igreja católica dará sua resposta com a criação da Cia de Jesus em 1540 e o Concílio de Trento em , tentando fortalecer a hierarquia eclesiástica e retomando a inquisição, de maneira a enfrentar a heresia.

3 A companhia de Jesus Fundada em 1539, em Roma.
Os primeiros padres desembarcaram na Bahia em 1549. Foram responsáveis por diversas polêmicas, envolvendo o colonialismo e o evangelho.

4 Conceptismo x Cultismo
Cultismo: jogo de palavras Conceptismo: jogo de ideias Ambas se cruzam em meio às produções, embora, na maioria das vezes, alguma se sobreponha.

5 Estilística Um movimento de CONTRASTES. Expressa os conflitos religiosos da época. Ornamentação Desengaño Profundidade Vanitas vanitatum Figuras de estilo

6 SOBRE TODAS AS COISAS - CHICO BUARQUE
Pelo amor de Deus Não vê que isso é pecado, desprezar quem lhe quer bem Não vê que Deus até fica zangado vendo alguém Abandonado pelo amor de Deus Ao Nosso Senhor Pergunte se Ele produziu nas trevas o esplendor Se tudo foi criado - o macho, a fêmea, o bicho, a flor Criado pra adorar o Criador E se o Criador Inventou a criatura por favor Se do barro fez alguém com tanto amor Para amar Nosso Senhor ...

7 Não, Nosso Senhor Não há de ter lançado em movimento terra e céu Estrelas percorrendo o firmamento em carrossel Pra circular em torno ao Criador Ou será que o deus Que criou nosso desejo é tão cruel Mostra os vales onde jorra o leite e o mel E esses vales são de Deus Pelo amor de Deus Não vê que isso é pecado, desprezar quem lhe quer bem Não vê que Deus até fica zangado vendo alguém Abandonado pelo amor de Deus.

8

9

10


Carregar ppt "O BARROCO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google