A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BALANÇO DA ACTIVIDADE DESENVOLVIDA 2007/2008 BE/CRE JOSEFA de ÓBIDOS Utilização da BE/CRE Por ser um espaço agradável e bem equipado, a BE/CRE tornou-se.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BALANÇO DA ACTIVIDADE DESENVOLVIDA 2007/2008 BE/CRE JOSEFA de ÓBIDOS Utilização da BE/CRE Por ser um espaço agradável e bem equipado, a BE/CRE tornou-se."— Transcrição da apresentação:

1 BALANÇO DA ACTIVIDADE DESENVOLVIDA 2007/2008 BE/CRE JOSEFA de ÓBIDOS Utilização da BE/CRE Por ser um espaço agradável e bem equipado, a BE/CRE tornou-se o local de preferência para gozar os intervalos e a hora de almoço, registando uma afluência acima das suas capacidades, quer físicas, quer de recursos humanos. Não é possível apresentar estatísticas relativamente à ocupação da BE/CRE para aulas de substituição ou dinamização de aulas, mas a observação directa aponta para números elevados

2 BALANÇO DA ACTIVIDADE DESENVOLVIDA 2007/2008 BE/CRE JOSEFA de ÓBIDOS

3 BALANÇO DA ACTIVIDADE DESENVOLVIDA 2007/2008 BE/CRE JOSEFA de ÓBIDOS

4 BALANÇO DA ACTIVIDADE DESENVOLVIDA 2007/2008 BE/CRE JOSEFA de ÓBIDOS

5 BALANÇO DA ACTIVIDADE DESENVOLVIDA 2007/2008 BE/CRE JOSEFA de ÓBIDOS Face à utilização verificada, os recursos humanos foram insuficientes: Os professores colaboradores foram reduzindo à medida que iam surgindo os apoios acrescidos ou eram-lhes atribuídas outras tarefas. A D. Fátima, auxiliar da acção educativa afecta à equipa, é, simultaneamente, a funcionária que acompanha os alunos ao hospital, o que a obriga a deixar, frequentemente, a BE/CRE. No intervalo maior, altura de muita afluência, só há uma funcionária. A hora de almoço da Auxiliar era coberta pelo Sr. António, que não tem perfil para estas funções. As aulas de substituição, com plano de aula ou dirigidas para as da inviabilizaram o desenvolvimento de actividades inicialmente planificadas (comemoração de efemérides, por exemplo), já que os professores colaboradores, a auxiliar e a coordenadora tinham de assegurar a gestão da(s) turma(s).

6 BALANÇO DA ACTIVIDADE DESENVOLVIDA 2007/2008 BE/CRE JOSEFA de ÓBIDOS COLECÇÃO O material livro aumentou e melhorou significativamente (em 2005/6 dispúnhamos de 1822 títulos) muito graças a doações e ao PNL, no entanto o material manipulável (jogos, puzzles, etc.) e o material multimédia continua muito aquém do exigível (quantidade e qualidade).

7 BALANÇO DA ACTIVIDADE DESENVOLVIDA 2007/2008 BE/CRE JOSEFA de ÓBIDOS EQUIPAMENTO Se o PNL tem permitido a renovação e aquisição do fundo documental (2500 euros), a candidatura ao concurso de apoio a bibliotecas Escolares/Centros de Recursos Educativos da Fundação Calouste, com o projecto possibilitou a aquisição de cinco computadores, quatro expositores amovíveis, dez dicionários de Língua Portuguesa e alguns títulos, num total de 3600 euros. A BE e o CE adquiriram uma máquina fotográfica digital e um professor ofereceu uma impressora multifunções.

8 BALANÇO DA ACTIVIDADE DESENVOLVIDA 2007/2008 BE/CRE JOSEFA de ÓBIDOS ACTIVIDADES O projecto obrigou a um trabalho exaustivo, no desenvolvimento de actividades mensais em função do escritor escolhido. Por isso, e face ao compromisso assumido com a Fundação Calouste Gulbenkian, esta actividade tornou-se prioritária, não havendo tempo para dinamizar todas as actividades propostas no PAA. Ainda assim, este projecto não atingiu os objectivos a que se propôs: apesar de todas as actividades estarem disponíveis no Moodle e de, mensalmente, ter sido distribuído um guião para ajudar os professores colaboradores e a Auxiliar na dinamização do projecto, a falta de conhecimentos básicos de informática e a frequente inoperacionalidade da plataforma Moodle foram obstáculos ao sucesso do projecto.

9 BALANÇO DA ACTIVIDADE DESENVOLVIDA 2007/2008 BE/CRE JOSEFA de ÓBIDOS O PAA 2007/08 organizava as actividades da BE/CRE em torno de três grandes metas: - Melhorar a difusão da informação; - Promover a leitura; - Afirmar a BE/CRE como núcleo difusor de práticas educativas. Se nem todas as actividades foram dinamizadas, nomeadamente a comemoração de algumas efemérides (pelos motivos já referidos), toda a dinâmica da BE/CRE organizou-se em função destas metas. Das inúmeras actividades dinamizadas, destacamos: No âmbito da difusão da informação, a produção e divulgação de guiões promotores de literacias da informação.

10 BALANÇO DA ACTIVIDADE DESENVOLVIDA 2007/2008 BE/CRE JOSEFA de ÓBIDOS No âmbito da promoção da leitura: - a semana da leitura (apesar de, este ano, ter sido menos participada); - a Noite da almofada - o encontro com o jornalista Pedro Coelho; - o encontro com a escritora Ana Zanatti; - o projecto Leio para ti. Relativamente à afirmação da BE/CRE como núcleo difusor de práticas educativas, há ainda um longo caminho a percorrer no trabalho colaborativo e na planificação conjunta de actividades de enriquecimento curricular e extracurricular. Em síntese, consideramos que este ano lectivo foi muito intenso, houve um acréscimo de trabalho, mas uma menor visibilidade e produtividade. Todos os aspectos aqui apontados como pontos fracos da BE/CRE serão áreas de intervenção prioritárias no Plano de Acção para 2008/2010.


Carregar ppt "BALANÇO DA ACTIVIDADE DESENVOLVIDA 2007/2008 BE/CRE JOSEFA de ÓBIDOS Utilização da BE/CRE Por ser um espaço agradável e bem equipado, a BE/CRE tornou-se."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google