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Análise e Gerenciamento de Requisitos com Casos de Uso Módulo 4 Análise do Problema.

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1 Análise e Gerenciamento de Requisitos com Casos de Uso Módulo 4 Análise do Problema

2 Objetivos Definir Análise do Problema e seu objetivo. Descrever as atividades de Análise do Problema. –Identificar os stakeholders. –Obter um acordo sobre quais são os problemas. –Encontrar atores e definir a fronteira do sistema. –Começar o desenvolvimento da Visão do Projeto. –Descrever os Problemas. –Identificar as restrições do projeto. –Definir um vocabulário comum (glossário de termos).

3 Onde estamos na disciplina de Requisitos?

4 Análise do Problema: Atividades e Artefatos!

5 Análise do Problema É o processo de entender os problemas do mundo real, e como eles se relacionam com as necessidades dos stakeholders, e propor soluções para atender a estas necessidades. Qual o objetivo da Análise de Problemas? –Ter um melhor entendimento antes de começar o desenvolvimento. –Identificar as causas-raiz dos problemas. –Identificar a solução correta, conhecendo bem o problema. –Minimizar o trabalho extra. Qual será o real problema?

6 Definição do Problema Um problema pode ser definido como uma diferença entre as coisas como são percebidas e como são desejadas. (Problema) Percebido Desejado

7 Passos para a Análise do Problema Identificar os stakeholders. Entender as causas-raiz. Chegar a um entendimento sobre os problemas. Identificar as restrições do sistema e do projeto. Identificar e validar a solução em relação as causas-raiz. Definir a fronteira (escopo) do sistema.

8 Roadmap da Análise de Problemas Elicitar Requisitos Expandir a lista de soluções do stakeholder. Escolher as melhores soluções para alcançar os objetivos. Melhor solução identificada Problema validado / ajustado Problema de Negócio Definido Problema Atual identificado e definido Identificar o skeakholder do problema. Analisar as causas raiz. Reavaliar qual é a melhor idéia de solução. Entendimento dos Problemas no Contexto dos Objetivos de Negócio. Problema de Negócio Idéia de Solução ou Oportunidade

9 Stakeholders: Definições Stakeholder –Um indivíduo que é materialmente afetados por uma saída do sistema ou do projeto que está produzindo o sistema. Representante do Stakeholder –Um stakeholder representa um ou mais stakeholders. Eles estão diretamente envolvidos na direção, concepção, e no escopo do projeto.

10 Identificar os Stakeholders Cada grupo de stakeholders precisa de um representante. Nem todos os grupos de stakeholders precisam ser consultados. –Vários irão fornecer os requisitos. Clientes, usuários, administradores do sistema –Vários podem não fornecer requisitos. Acionistas da empresa Quem destes são stakeholders nos seus projetos?

11 Descrever Stakeholders no Documento de Visão StakeholderDigitador RepresentanteKelly Hansen Descri ç ãoUsu á rio Tipo O digitador é tipicamente um t é cnico com conhecimentos em inform á tica. O digitador é treinado e experiente no uso do atual sistema batch de registro. Responsabilidades O digitador é respons á vel por administrar o cadastro de cursos para cada per í odo letivo. Isto inclui a supervisão administrativa e de permissão de acesso aos dados. Crit é rio de Sucesso Conseguir manter o banco de dados de estudantes e professores, e abrir/fechar cursos para matr í cula. Envolvimento A responsabilidade prim á ria dos digitadores ser á manter o banco de dados de estudantes e professores, e abrir/fechar cursos para matr í cula. Tamb é m ser á requerido da á rea de matr í culas …. Entregas Gestor de Revisão – especialmente nas funcionalidades requisitadas pela á rea de Matr í culas. Coment á rios/ Preocupa ç ões Nenhum

12 Quais problemas estão por trás dos problemas? Técnicas do Diagrama de Espinha de Peixe Liste as causas que contribuem para o problema detectado. Continue perguntando Por que? (expanda cada raia). Problema de negócio que foi percebido. Sem banco à noite Morosidade Quer privacidade quando sacar Clientes insatisfeitos com nossos serviços. Quer bancos nos aeroportos Poucos pontos de atendimento Filas grandes e lentas nas filiais

13 Técnicas do Diagrama de Espinha de Peixe Liste as razões que justificam a solução. Continue perguntando Por que? (expanda cada raia). Solução percebida para os problemas. Qualquer hora Agilidade Permite privacidade quando sacar Mais Máquinas de Auto Atendimento. Pode ficar nos aeroportos Mais pontos de atendimento Filas menores e mais ágeis nas filiais Análise do Problema – Validando a solução

14 Foco nos que mais contribuem – Lei de Pareto Benefício Esforço 20% 80% Classifique por ordem. Use a regra do para focar nas principais causas responsáveis pelas grandes porções de problema. 20% do esforço originam em 80% de benefício.

15 Compreender o contexto maior do problema A falta de entendimento do negócio e seus objetivos aumenta o risco. O problema está em algum componente do processo / empresa? A equipe entende qual o domínio do problema? A solução do problema cria oportunidades de melhoria do processo?

16 Disciplinas de Modelagem de Negócio e Requisitos A conexão entre as duas disciplinas. Modelagem de NegócioRequisitos

17 Modelos de Negócio Desenhe os modelos de organização estrutural e dinâmico. –Modelo de Estrutura Organizacional –Modelo de Processos de Negócio Modele também: –Papéis e responsabilidades –Produtos, entregas, eventos... Visualize a organização e seus negócios. Ajude a entender os problemas atuais. Identifique potenciais melhorias. Identifique e valide os requisitos de sistema necessários à Organização.

18 Exercício: Analisar o Problema Discutir o processo do exercício. Identificar e classificar as causas-raiz. –Diagrama de Espinha de Peixe –Ou use o quadro...

19 Descrever o problema no Documento de Visão Especificações de Manual do Usuário Especificações de Design Requisições do Stakeholder Documento de Visão Especificação Suplementar Modelo de Caso de Uso Definição do Problema

20 Documento de Visão As mesmas informações para gerência, marketing, e equipe de projeto. Fornece o feedback inicial do cliente. Promove uma compreensão única do produto. Define escopo e prioridade em alto-nível das requisições do stakeholder e suas características. Um documento em nível de sistema que descreve o que e porquê do produto. Vision

21 Estrutura do Documento de Visão 1.Introdução 2.Posicionamento do Projeto 3.Descrições do Stakeholder e Usuário 4.Visão Geral do Produto 5.Características do Produto 6.Restrições 7.Faixas de Qualidade 8.Prioridades 9.Requisitos do Produto 10.Requisitos de Documentação

22 Obtendo o Entendimento do Problema Descrição do Problema Visão O problema de(descreva o problema) afeta (os stakeholders afetados pelo problema) O impacto disto é que (qual o impacto do problema) Uma solução de sucesso seria (listar vários benefícios-chave de negócio para uma solução de sucesso)

23 Identificar as Restrições Econômicas Técnicas De ambiente Sistêmicas Políticas Viabilidade

24 Identificar as melhores soluções de negócio Identificar as várias soluções para os problemas principais. –Âmbitos técnico, não-técnico, ou ambos. Escolher a que: –Melhor resolve as causas-raiz. –Melhor se alinha aos objetivos de negócio. Identificar os requisitos passíveis de implementação, ou viáveis.

25 Definir a fronteira da solução de sistema Manutenção Comunicações Relatórios Novo Sistema Outros sistemas Usuários Sistemas Legados

26 Atores ajudam a definir a fronteira do sistema PC Fronteira do sistema? Servidor PC Quem é o ator? Módulos do sistema ou o usuário? Servidor Usuário PC

27 Capturando o Vocabulário comum do sistema Definir os termos usados no projeto e no processo de negócio. Ajudar a prevenir mal-entendidos. Glossário Capturar o Vocabulário Comum Começar o mais cedo possível. Continua durante todo o projeto.

28 Exercício: Descreva o Problema Comece o Documento de Visão. –Identifique os stakeholders do projeto. –Procure atores e fronteiras do sistema. –Identifique restrições no projeto. –Formule as descrições dos problemas. Visão

29 Revisão: Análise do Problema 1.Quais são os passos da Análise de Problemas? 2.Como obter o acordo sobre quais são os problemas? 3.Como os atores podem ser usados para determinar as fronteiras do sistema? 4.Por que é importante ter um Glossário? 5.O que deve ser incluído na sentença do problema?


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