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Distribuição de Elementos Leves dentro do VP em Português: Interação entre Sintaxe, Prosódia e Estrutura Informacional em Teoria da Otimidade Gabriel de.

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1 Distribuição de Elementos Leves dentro do VP em Português: Interação entre Sintaxe, Prosódia e Estrutura Informacional em Teoria da Otimidade Gabriel de Ávila Othero (UFRGS) 1 Sérgio de Moura Menuzzi (UFRGS) 2 *O presente trabalho é parte do projeto “Estrutura sintagmática em Teoria da Otimidade: interação de condições gramaticais na organização da sentença em português”, processo n. 505331/2008-0 do CNPq. 1 Pós-doutorando no Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. 2 Professor Adjunto do Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. 1. Introdução A Teoria da Otimidade permite rever questões que tradicionalmente eram concebidas como exclusivamente sintáticas (como questões relativas à estrutura sintagmática da sentença). A Teoria da Otimidade permite rever questões que tradicionalmente eram concebidas como exclusivamente sintáticas (como questões relativas à estrutura sintagmática da sentença). Queremos formalizar as condições formais e funcionais que atuam na organização sintática do VP e de seus elementos (verbo – argumentos – adjuntos). Queremos formalizar as condições formais e funcionais que atuam na organização sintática do VP e de seus elementos (verbo – argumentos – adjuntos). 2. Problema Distribuição de acento e a ordem dos advérbios monossilábicos dentro do VP. Distribuição de acento e a ordem dos advérbios monossilábicos dentro do VP. Duas configurações sintáticas possíveis: Duas configurações sintáticas possíveis: (i) o complemento é o foco informacional da sentença; (i) o complemento é o foco informacional da sentença; (ii) o foco informacional recai sobre o adjunto (que é o advérbio). (ii) o foco informacional recai sobre o adjunto (que é o advérbio). (1) Que língua o João fala bem? O João fala bem INGLÊS. (2) Como é que o João fala inglês? O João fala inglês BEM. O João fala inglês BEM. (3) O João andava meio doente. Como é que ele saiu da aula ontem? a. Ontem o João saiu BEM da aula. b. ?? Ontem o João saiu da aula BEM. (4) O João só aprendeu inglês na escola. Como é que será que ele fala inglês? a. Posso te garantir que o João fala BEM o inglês que ele aprendeu na escola. b. ?? Posso te garantir que o João fala o inglês que ele aprendeu na escola BEM. 3. Restrições Atuantes na Distribuição de Elementos Leves dentro do VP Propusemos quatro restrições. As duas primeiras são de natureza informacional e já permitem resolver a questão da distribuição do advérbio monossilábico e do acento principal nas frases (1) e (2). São elas: Propusemos quatro restrições. As duas primeiras são de natureza informacional e já permitem resolver a questão da distribuição do advérbio monossilábico e do acento principal nas frases (1) e (2). São elas: AlinheFoco: um constituinte que é foco informacional deve ocupar a posição mais à direita da sentença. AlinheFoco: um constituinte que é foco informacional deve ocupar a posição mais à direita da sentença. AcentueFoco: o foco informacional deve ser marcado pelo acento mais proeminente da sentença. AcentueFoco: o foco informacional deve ser marcado pelo acento mais proeminente da sentença. Complexidade Rítmica Mínima (CompMin): todo sintagma fonológico deve ser minimamente ramificado (prosodicamente). Complexidade Rítmica Mínima (CompMin): todo sintagma fonológico deve ser minimamente ramificado (prosodicamente). Reestruturação de Sintagmas Fonológicos (Reest-Φ): um sintagma fonológico não ramificado Y deve ser integrado ao sintagma fonológico de X se Y for o primeiro modificador à direita de X. Reestruturação de Sintagmas Fonológicos (Reest-Φ): um sintagma fonológico não ramificado Y deve ser integrado ao sintagma fonológico de X se Y for o primeiro modificador à direita de X. A hierarquia do português com relação a essas restrições é a seguinte: A hierarquia do português com relação a essas restrições é a seguinte: AcentueFoco >> CompMin >> AlinheFoco >> Reest-Φ 4. Tableaux de análise Se tudo estiver certo em nossa proposta, a análise também vai funcionar quando o foco recair sobre um advérbio pesado, como em “João fala inglês PERFEITAMENTE”. Vejamos: 4. Considerações Finais e Caminhos Futuros Pretendemos analisar a estrutura de constituintes de todas essas frases, porque acreditamos ser possível simplificar a estrutura sintagmática abstrata da sentença, seguindo uma linha como a defendida por Culicover & Jackendoff (2005). As restrições, se estiverem corretas, poderão explicar o ordenamento sintático de outros elementos leves na sentença em português além dos advérbios monossilábicos. Queremos descobrir/propor outras restrições em atuação no fenômeno da ordenação dos constituintes sintáticos dentro do VP em PB. Buscaremos constantemente as opções com mais realidade empírica e mais econômicas. Precisamos verificar como essas restrições atuam na organização de elementos leves e pesados dentro do VP em outras línguas; ou seja, precisamos ainda efetuar um estudo tipológico. 5. Referências CULICOVER, P. W.; JACKENDOFF, R. Simpler syntax. Oxford\New York: Oxford University Press, 2005.


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