A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GEOGRAFIA BRASILEIRA Mr. Erich Lauer. EUA - Formação L.O. – Conhecer a trajetória da formação populacional dos EUA - Páginas de referência no livro –

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GEOGRAFIA BRASILEIRA Mr. Erich Lauer. EUA - Formação L.O. – Conhecer a trajetória da formação populacional dos EUA - Páginas de referência no livro –"— Transcrição da apresentação:

1 GEOGRAFIA BRASILEIRA Mr. Erich Lauer

2 EUA - Formação L.O. – Conhecer a trajetória da formação populacional dos EUA - Páginas de referência no livro – xx a xx - Aula complementar – euaoverwiew (disponível no wikisite)

3 As treze colônias do Leste A colonização ininterrupta de puritanos, anglicanos,batistas fugitivos da perseguições religiosas na Europa teve influencia na formação social das 13 colônias. Desse povo nasceram os princípios da defesa: De igualdade religiosa Moral Jurídica Esse princípios foram a base da sustentação para o ideal democrático.

4 Ameríndios – os nativos Os nativos da terra eram mais de 1,5 milhão de pessoas de diversos grupos. Ao chegarem, os ingleses beneficiaram de suas habilidades guerreiras. O primeiro genocídio que se conhece, a pesar de ser pouco reconhecido, foi transferência desses índios ao Oeste(Trail of Tears). Hoje, por causa do preconceito e da perda de suas raízes culturais vivem uma vida pobre, de pouco nível educacional e sem especialização Professional.

5 O papel dos Negros Os negros chegaram ao sul dos estados unidos da África para serem usados como escravos nas grandes plantações de algodão e tabaco. A abolição dos escravos ocorreu em 1865, meses depois do final da guerra de secessão. Mesmo assim foram considerados inferiores e o racismo se entendeu não só uma segregação social mais também uma separação física criada pela lei.

6 Guerra de Secessão A guerra de secessão foi de A eleição do primeiro presidente republicano Abraham Lincoln em Em 1861 havia 11 estados confederados. Democratas(Sul) vs. Republicanos(Nordeste) Democratas queriam a autonomia política dos estados e apoiavam a permanência da escravidão ja que era essencial para a economia. Republicanos apoiavam a abolição dos escravos e acreditava no poder federal. A vitoria dos republicanos marcou o fim da aristocracia rural.

7 A cor e o preconceito O Ku Klux Klan (KKK), é o nome de vários grupos do passado e presente que tem como ideal impor a supremacia dos brancos por meios de agressão e violência. O primeiro Klan foi fundado em 1865 por veteranos do Exercito Confederado no Tennessee. Todos os grupos tinham como primordial função restabelecer a autoridade branca. Os grupos lutavam contra a integração negra, matando (linchando)simpatizantes republicanos e negros. O segundo Klan foi fundado em 1915 e recebeu o pique de integrantes em 1924 com 4,000,000 integrantes que tinham como princípios o ódio pelos, comunistas, judeus e imigrantes. Hoje, o grupo tem 6,000 membros em todo os Estados Unidos, com a uma forte base em Atlanta.

8 A cor e o preconceito Malcolm X( Maio 19, 1925 – Fevereiro 21, 1965) Ministro negro e muçulmano, orador comovente e ativista humantirario. Muitos o admiram por sua coragem de agir contra o racismo numa época em que a segregação e a desigualdade entre raças era proeminente. Mas também é altamente condenado por seus modos violentos e ideologia de supremacia negra. Defendia a segregação da população negra e branca alegando que a raça negra era superior. Odiava Martin Luther King Jr, pois o considerava fraco por ser pacifista. Incentivava a população a usar qualquer maneira necessária para se protegerem, inclusive modos agressivos. Morreu assassinado durante uma de suas palestras em 1965.

9 A cor e o preconceito Martin Luther King Jr(Janeiro15, 1929 – Abril 4, 1968) Americano, ativista e ícone da luta pela igualdade racial nos estados unidos na década de 60, conhecido pelo movimento de direitos humanos. Até hoje foi o homem mais novo a receber um premio Nobel da paz, aos 35 anos de idade. Na tarde de Abril 4, 1968, foi assassinado na varanda do quarto do motel que estava hospedado em Memphis, Tennessee. Um de seus maiores eventos foi a passeata a Washington em 1963, onde recitou sue famoso discurso I Have a Dream" Ele implementou profundamente a idéia de direitos humanos e até hoje é conhecido como pioneiro da igualdade e da ação pacifista.

10 PALAVRAS CHAVE Miscigenação Povoamento Negros Ameríndios Guerra de Secessão Klu-Klux-Klan Martin Luther King Malcom X


Carregar ppt "GEOGRAFIA BRASILEIRA Mr. Erich Lauer. EUA - Formação L.O. – Conhecer a trajetória da formação populacional dos EUA - Páginas de referência no livro –"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google