A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DESIGUALDADE DE GÊNERO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DESIGUALDADE DE GÊNERO"— Transcrição da apresentação:

1 DESIGUALDADE DE GÊNERO
Autora: Maria de Fatima G. Amorim Professora de Sociologia

2 DESIGUALDADE DE GÊNERO
O papel da educação na manutenção das desigualdades de gênero.

3 O GÊNERO E A EDUCAÇÃO Há expectativas sociais de como homens e mulheres devem se comportar, falar, se vestir, andar, cuidar de si, se relacionar com os outros, etc. Essas diferenças de gênero não possuem uma causa biológica, mas uma origem sociocultural.

4 Homens e mulheres se comportam de maneiras distintas porque aprenDERAM A FAZÊ-LO ao longo de suas vidas em sociedade, foram SOCIALizados de maneiras distintas.

5 MENINOS APRENDEM: Que não devem chorar nem brincar de boneca;
que devem fazer sexo o quanto antes em grande quantidade e apenas com mulheres; que devem escolher profissões relacionadas a supostas habilidades racionais (CARACTERÍSTICA MASCULINA); que se algo der errado, podem recorrer à violência física.

6 MENINAS APRENDEM: Que a delicadeza dos gestos e da fala é recompensada; que devem cuidar da boneca e dos outros; que o choro é compatível com a feminilidade; que a submissão aliada a sedução lhes trará vantagens em seus relacionamentos; que devem iniciar a atividade sexual mais tarde, limitar a quantidade de parceiros e evitar o “sexo sem amor”; que cuidar da casa e da família é uma habilidade naturalmente feminina.

7 Cada grupo humano, por meio de suas instituições, transmite a meninos e meninas o que se espera deles e delas. NO ENTANTO, como a socialização é um processo que dura a vida toda, cada homem e cada mulher podem reinterpretar seus papeis e redefinir escolhas profissionais.

8 REFERÊNCIAS Imagens - Disponível em: < Acesso: 10 set Informações: Revista de sociologia, no. 41, p , 2012; Guizzo, João, Introdução à Sociologia, São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2009.


Carregar ppt "DESIGUALDADE DE GÊNERO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google