A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia Aplicação de uma rede neural artificial para reconhecimento de padrões no diagnóstico da Síndrome de Down Aluno: Leocir Bettiollo Júnior Orientadora: Profª Drª Maria Teresinha Arns Steiner

2 OBJETIVO GERAL Programar uma rede neural artificial que ajude no reconhecimento de padrões no diagnóstico da Síndrome de Down (SD)

3 Trissomias A trissomia consiste na presença de três (e não dois, como seria normal) cromossomos de um tipo específico num organismo.

4 Trissomias Embora a trissomia possa ocorrer com qualquer cromossomo, os tipos mais comuns (em humanos) são: Trissomia 21 (Síndrome de Down) Trissomia 18 (Síndrome de Edward) Trissomia 13 (Síndrome de Patau) Trissomia 8 (Síndrome de Warkany)

5 Trissomia 21

6 Síndrome de Down A Síndrome de Down é uma doença genética, causada por um acidente que pode ocorrer no óvulo, no espermatozóide ou após a união dos dois, provocando uma alteração cromossômica. Ocorre quando crianças nascem dotadas de três cromossomos 21, e não dois, como é normal.

7 Análise do Cariótipo Fetal
A análise do cariótipo fetal é a comprovação da existência ou da não existência de uma trissomia no feto.

8 Métodos Invasivos Amniocentese Biópisia de Vilocorial Cordocentese

9 Métodos Não-Invasivos
Avaliação Bioquímica de Risco Fetal (ABRF) Alfa-fetoproteína Gonadotrofina coriônica humana Proteína plasmática associada à gravidez – a Medida Ultrassonográfica da Translucência Nucal (TN) Outros

10 Rede Neural A rede neural artificial é um sistema de neurônios ligados por conexões sinápticas e dividido em neurônios de entrada, que recebem estímulos do meio externo, neurônios internos ou ocultos e neurônios de saída, que se comunicam com o exterior.

11 Rede Neural

12 Rede Neural (Neurônio Artificial)
O fisiologista Warrem MacCulloch interpretou o funcionamento do neurônio biológico como sendo um circuito de entradas binárias combinadas por uma soma ponderada (com pesos) produzindo uma entrada efetiva A função básica de um neurônio é somar as entradas e retornar uma saída

13 Rede Neural (Treinamento)
A rede neural passa por um processo de treinamento a partir dos casos reais conhecidos, adquirindo, a partir daí, a sistemática necessária para executar adequadamente o processo desejado dos dados fornecidos. Sendo assim, a rede neural é capaz de extrair regras básicas a partir de dados reais.

14 Dados de Entrada Valores das proteínas: A idade materna
Alfa-fetoproteína Gonadotrofina coriônica humana Proteína plasmática associada à gravidez – a A idade materna A idade gestacional E a Medida Ultrassonográfica da Translucência Nucal (TN)

15 Saídas Esperadas São duas as possíveis saídas: Alto Risco de SD
Baixo Risco de SD

16 O trabalho... A rede está sendo programada.
Os dados que alimentarão a rede estão sendo tabulados.

17 Próximas Etapas Treinamento da rede Teste e validação da rede
Pesquisar trabalhos semelhantes e compará-los, se possível

18 BIBLIOGRAFIA [1] MOORE, K.L., PERSAUD, T.V.N. Embriologia Básica. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 9º ed, 2000. [2] NUSSBAUM, R.L, McINNES, R.R., WILLARD, H.F. Thompson & Thompson: Genética Médica. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 6a ed., 2002. [3] Tatibana, Cassia e Kaetsu, Deisi em Acesso em 20/04/2008 [4] Luz, Ney Barros. Redes Neurais Artificiais MLP com Backpropagation. Seminário de Aprendizado Estatístico e Computacional, 2005. [5] Z. Kovács. Redes Neurais Artificiais: Fundamentos e Aplicações. Livraria da Física, 2002.


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google