A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Eles apóiam PM fazendo TCO. Supremo Tribunal Federal Agravo Regimental na Ação Direta de Inconstitucionalidade - ADIN nº. 2.618-6-PR, de 12.08.04, decidiu.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Eles apóiam PM fazendo TCO. Supremo Tribunal Federal Agravo Regimental na Ação Direta de Inconstitucionalidade - ADIN nº. 2.618-6-PR, de 12.08.04, decidiu."— Transcrição da apresentação:

1 Eles apóiam PM fazendo TCO

2 Supremo Tribunal Federal Agravo Regimental na Ação Direta de Inconstitucionalidade - ADIN nº PR, de , decidiu que inexiste ofensa à repartição constitucional de competências entre as policias civil e militar em razão da outorga de competência à autoridade policial militar para lavrar termo circunstanciado de ocorrência.

3 Supremo Tribunal Federal Em vários julgados firmou entendimento de que não há ilegalidade quanto ao fato do termo circunstanciado de ocorrência ser lavrado por policial militar.

4 Fórum Nacional de Juizados Especiais (FONAJE) Atendidas as peculiaridades locais, o termo circunstanciado poderá ser lavrado pela Polícia Civil ou Militar. (Enunciado n.º 34)

5 Confederação Nacional do Ministério Público Autoridade policial, na melhor interpretação do art. 69 da Lei N° 9.099/95, é também o policial de rua, o policial militar, não constituindo, portanto, atribuição exclusiva da polícia judiciária a lavratura dos termos circunstanciados. O combate à criminalidade e a impunidade exigem atuação dinâmica de todos os órgãos da segurança pública Autoridade policial, na melhor interpretação do art. 69 da Lei N° 9.099/95, é também o policial de rua, o policial militar, não constituindo, portanto, atribuição exclusiva da polícia judiciária a lavratura dos termos circunstanciados. O combate à criminalidade e a impunidade exigem atuação dinâmica de todos os órgãos da segurança pública. (Convenção de Cuibá, 1999)

6 Colégio Permanente de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil...pela expressão autoridade policial se entende qualquer agente policial, sem prejuízo da parte ou ofendido levar o fato diretamente a conhecimento do Juízo Especial. (Vitória/ES, Out/95)

7 Corregedores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União Considerando que o conceito de autoridade policial aludido pelo art. 69, da Lei nº 9.099/95, não deve ser interpretado restritivamente: Considerando que o conceito de autoridade policial aludido pelo art. 69, da Lei nº 9.099/95, não deve ser interpretado restritivamente: Reconhece a plena legalidade dos termos circunstanciados lavrados por agentes públicos regularmente investidos nas funções de policiamento. (Carta de Cuiabá, 99)

8 Secretaria de Justiça e Segurança do Rio Grande do Sul Todo policial, civil ou militar, é competente para lavrar o Termo Circunstanciado previsto no artigo 69 da Lei nº 9.099, de 26 de setembro de Todo policial, civil ou militar, é competente para lavrar o Termo Circunstanciado previsto no artigo 69 da Lei nº 9.099, de 26 de setembro de ( PORTARIA SJS N° 172, DE 16 DE NOVEMBRO DE 2000 )

9 Corregedoria Geral de Justiça Tribunal de Justiça de Alagoas Tal qual Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul Autoridade policial, pode ser todo agente policial, quer civil ou militar, a quem a administração atribuir tal condição Autoridade policial, pode ser todo agente policial, quer civil ou militar, a quem a administração atribuir tal condição ( Provimento n.º 13/2007, Jun/07 )

10 Advocacia Geral da União A doutrina autoriza e precedentes do STJ são uníssonos em interpretar a expressão autoridade policial da lei nº9.099/95, de forma a se admitir a validade da lavratura do Termo Circunstanciado por Oficial da Polícia Militar, na conformidade do procedimento oral e sumaríssimo programado no art.98,I, da Constituição Federal do Brasil. ( 2003 )


Carregar ppt "Eles apóiam PM fazendo TCO. Supremo Tribunal Federal Agravo Regimental na Ação Direta de Inconstitucionalidade - ADIN nº. 2.618-6-PR, de 12.08.04, decidiu."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google