A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Movimentos de Protesto

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Movimentos de Protesto"— Transcrição da apresentação:

1 Movimentos de Protesto

2 Primavera Árabe Onda revolucionário de manifestações e protestos que vêm ocorrendo no Oriente Médio e no Norte da África desde o final de 2010. Ocorrem manifestações, passeatas, comícios, assim como a utilização das mídias sociais para organizar, encontrar e sensibilizar a população. As características em comum: sofrem com as consequências da crise econômica mundial e ausência de processos democráticos e liberdade.

3 Primavera Árabe

4 Tunísia Estopim: jovem ateou fogo em seu próprio corpo como forma de protesto contra a corrupção policial e maus tratos. Tunisianos vão para rua protestar contra o governo desemprego, crise econômica, democracia, corrupção. Presidente: Zine el-Abdine Bem Ali (23 anos no poder) após 10 dias de manifestações o presidente pediu exílio na Arábia Saudita governo provisório; eleições gerais para março de 2013

5 Egito Em 25 de janeiro de 2011 as manifestações tomam conta de ruas e praças. Ponto central, praça Tahrir. Presidente: Hosni Murabak (30 anos no poder) renuncia após 18 dias de protestos Egito nas mãos de Murabak possuía boas relações com o Ocidente e Israel. exército governa até as eleições primeira eleição para o legislativo (nova constituição); em junho de eleições para o executivo.

6 Líbia protestos são reprimidos com violência e presidente se nega a deixar o governo Presidente: Muammar Kadafi (42 anos no poder) forjou a união nacional, o país é composto por diversas tribos. em 2003 Kadafi ameniza política hostil para se aproximar do ocidente. ONU autoriza atuação da OTAN com bombardeamentos para auxiliar tropas rebeldes Kadafi foi capturado e morto em 20 de outubro de 2011. julho de eleição parlamentar

7 (Otan) Organização do Trado do Atlântico Norte
aliança militar organizada para fazer frente a antiga URSS

8 Síria protestos são reprimidos com violência e presidente se nega a deixar o governo Presidente: Bashar Assad (11 anos no poder), sucedeu o pai que governo por 30 ano até sua morte. Liga Árabe expulsa Síria do grupo. Conselho de Segurança da ONU não entra em consenso sobre intervenção. (Rússia e China são contrários). conflitos em andamento.

9 (Conselho de Segurança da ONU)
os membros permanentes podem usar o seu direito de veto podendo assim bloquear as decisões do Conselho de Segurança, mesmo que nas votações o número mínimo de 9 votos favoráveis em 15 possíveis seja atingido.

10

11 Indignados conhecido também como 15-M, manifestações que iniciaram em 15 de maio de 2011. consideram não representados. estimulado pela crise econômica, com altas taxas de desemprego, principalmente entre os jovens, e contrários as medidas de austeridade.

12 Estudantes chilenos mais investimento na educação, ensino gratuito nas universidades públicas, endividamento com os estudos. já ocorreram mais de 40 manifestações em 1 ano.

13 Ocupe Wall Street acampamentos entre setembro e novembro de 2011, inicio em Nova York e se espalhou por outras cidades norte americanas. alvo: o setor financeiro e seu poder em influenciar as políticas norte americanas. governo utiliza recursos para socorrer bancos quebrados pela crise de e ao mesmo tempo aumenta o desemprego e cortes em programas sociais “nós somo os 99%”

14 Aumento de Empréstimos Aumenta inadimplência
(Crise Econômica de 2008) Juros baixo Aumento de Empréstimos Aumento Inflação Juros Alto Aumenta inadimplência Vende-se

15 (Crise Econômica de 2008)

16 Movimentos de Protesto
crise econômica: todas os movimentos possuem como motivo a crise econômica local, afetadas pela crise econômica mundial de 2008. protestos com auxilio de tecnologias e redes sociais: diversos movimentos utilizam a tecnologia disponível e as redes sociais para divulgar ou organizar os protestos, assim como denunciar abuso de autoridade. nova geração encabeça protestos “união dos corpos em espaços públicos” (Davide Harvey) – protestos tomaram ruas e praças. “não basta saber o que não se quer, é preciso saber o que se quer” (Zizek). movimentos árabes buscam democracia, movimentos ocidentais criticam suas democracias. os movimentos não atacam o núcleo do problema: o sistema capitalista.

17 ENEM 2011 No mundo arabe, paises governados ha decadas por regimes politicos centralizadores contabilizam metade da populacao com menos de 30 anos; desses, 56% tem acesso a internet. Sentindo-se sem perspectivas de futuro e diante da estagnacao da economia, esses jovens incubam virus sedentos por modernidade e democracia. Em meados de dezembro, um tunisiano de 26 anos, vendedor de frutas, poe fogo no proprio corpo em protesto por trabalho, justica e liberdade. Uma serie de manifestacoes eclode na Tunisia e, como uma epidemia, o virus libertario comeca a se espalhar pelos paises vizinhos, derrubando em seguida o presidente do Egito, Hosni Mubarak. Sites e redes sociais – como o Facebook e o Twitter – ajudaram a mobilizar manifestantes do norte da Africa a ilhas do Golfo Persico. SEQUEIRA, C. D.; VILLAMEA, L. A epidemia da Liberdade. Istoé Internacional. 2 mar (adaptado). Reforçar a atuação dos regimes políticos existentes. Tomar conhecimento dos fatos sem se envolver. Manter o distanciamento necessário à sua segurança Disseminar vírus capazes de destruir programas dos computadores Difundir ideiais revolucionário que mobilizaram a população


Carregar ppt "Movimentos de Protesto"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google