A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Colégio Estadual de Caldas Novas Departamento de Educação Física Conteúdo do 2º bimestre 3º ano Ensino médio ANABOLIZANTES Professor Cristofer A. Masetti.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Colégio Estadual de Caldas Novas Departamento de Educação Física Conteúdo do 2º bimestre 3º ano Ensino médio ANABOLIZANTES Professor Cristofer A. Masetti."— Transcrição da apresentação:

1

2 Colégio Estadual de Caldas Novas Departamento de Educação Física Conteúdo do 2º bimestre 3º ano Ensino médio ANABOLIZANTES Professor Cristofer A. Masetti CREF – G/GO

3 O USO DE ANABOLIZANTES – CONSEQUÊNCIAS O abuso de anabolizantes provoca distúrbios comportamentais, endócrinos, cardiovasculares, hepáticos e musculoesqueléticos. -Comportamentais : São freqüentes as queixas de agressividade exacerbada, irritabilidade, agitação motora e aumento ou diminuição da libido. Síndromes psiquiátricas como transtorno bipolar (anteriormente conhecida com o nome de psicose maníaco-depressiva), síndrome do pânico e quadros depressivos podem surgir na vigência do uso de doses elevadas. -Endócrinos : É comum aparecerem lesões dermatológicas típicas de acne – principalmente na face, atrofia dos testículos, calvície, impotência sexual, diminuição do número e da mobilidade dos espermatozóides, redução do volume de esperma ejaculado, ginecomastia (crescimento das mamas em homens), masculinização das mulheres e alterações na tolerância à glicose que podem desencadear quadros de diabetes em indivíduos predispostos. - Cardiovasculares : Retenção de líquido que favorece o aparecimento de edemas. Aumento da pressão arterial. Alteração no metabolismo dos lípides que podem levar a aumento do risco de doenças cardiovasculares: aumento do colesterol total, diminuição de HDL (bom colesterol), aumento de LDL (mau colesterol) e aumento de triglicérides. - Hepáticos : elevação das enzimas do fígado, quadros de icterícia e, mais raramente, câncer do fígado. -Musculoesqueléticos: Lesões osteomusculares por solicitação exagerada (over use). Fechamento precoce das epífises, com conseqüente interrupção do crescimento dos ossos. Não existe tratamento específico para o uso abusivo de anabolizantes. Como essas drogas são geralmente comercializadas por vias ilegais e administradas em dosagens e concentrações variáveis por pessoas leigas, não há estudos clínicos para nos ajudar a definir esquemas seguros de administração, se é que eles existem.

4

5

6 O que são esteróides anabolizantes e seus efeitos Os esteróides anabolizantes androgênicos, geralmente conhecidos apenas pelo nome anabolizante, são substâncias sintéticas relacionadas ao hormônio masculino testosterona. Anabolizantes referem-se aos efeitos na construção de massa muscular e androgênicos aos efeitos de aumento das características masculinas. Esteróides referem-se a uma classe de drogas, as quais podem ser legalmente prescrevidas para tratar algumas condições médicas. Abuso no uso de anabolizantes Algumas pessoas fazem uso dos esteróides anabolizantes para melhorar a performance atlética e/ou aparência física. Os usuários de esteróides anabolizantes os tomam oralmente ou por injeção, geralmente em ciclos de semanas ou meses interrompidos por pequenos períodos. Efeitos dos anabolizantes no cérebro Os efeitos agudos dos esteróides anabolizantes no cérebro são bem diferentes dos decorrentes de abuso de outras drogas. A principal diferença é que os esteróides anabolizantes não produzem euforia, significando que não engatilham a elevação rápida do neurotransmissor dopamina. Porém, o uso a longo prazo de esteróides anabolizantes pode ter impacto em substância químicas do cérebro, afetando o humor e comportamento. Efeitos dos anabolizantes na saúde mental Relatos sugerem que esteróides anabolizantes podem contribuir para problemas psiquiátricos. Pesquisas mostram que o abuso no uso de anabolizantes pode levar a agressão e outros efeitos adversos. Alguns usuários de anabolizantes dizem se sentir bem ao utiliza-los, porém alterações extremas de humor podem ocorrer, incluindo sintomas de mania que poderiam ocasionar violência. Pesquisadores também observaram que muitos usuários de esteróides anabolizantes sofrem de ciúme patológico, irritabilidade extrema, delírios, e julgamento prejudicado pela sensação de invencibilidade.

7

8 Efeito potencial de dependência dos anabolizantes Estudos em animais indicaram que os anabolizantes têm potencial de dependência, como outras drogas viciantes. Essa propriedade é mais difícil de demonstrar em humanos, porém o potencial de dependência é consistente com a continuação do uso apesar dos efeitos negativos físicos e nas relações sociais. Ainda, usurários de esteróides anabolizantes geralmente gastam muito tempo e dinheiro para obter a droga, o que é outro indicador de dependência. Pessoas que usaram esteróides anabolizantes passaram por sintomas de abstinência quando pararam de tomar a droga. Esses sintomas de abstinência incluem oscilações de humor, fadiga, impaciência, perda de apetite, insônia, redução do desejo sexual e vontade forte de voltar a usar os anabolizantes. Um dos sintomas mais perigosos de abstinência é a depressão, pois ela pode levar ao suicídio. Efeitos adversos dos anabolizantes na saúde O uso de esteróides anabolizantes pode ter como efeitos problemas de saúde sérios e até irreversíveis. Alguns desses efeitos mais perigosos incluem dano ao fígado, icterícia (pigmentação amarelada na pele, tecidos e fluidos corporais), retenção de fluidos, pressão alta, elevação do colesterol LDL (colesterol ruim) e diminuição do colesterol HDL (colesterol bom). Outros efeitos dos anabolizantes que foram relatados incluem insuficiência renal, acne severa e tremores. Adicionalmente, há alguns efeitos dos anabolizantes que são específicos para o sexo e idade da pessoa, como: * Para homens - diminuição dos testículos, redução da quantidade de esperma, infertilidade, calvície, desenvolvimento de seios, elevação no risco de câncer de próstata. * Para mulheres - Crescimento de pêlo facial, calvície de padrão masculino, alteração ou interrupção do ciclo menstrual, crescimento do clitóris, voz grossa. * Para adolescentes - crescimento interrompido devido à maturação esqueletal prematura e aceleração das mudanças da puberdade. Além disso, pessoas que fazer uso de anabolizantes injetáveis aumentam o risco de se contaminarem com HIV e hepatite.

9

10


Carregar ppt "Colégio Estadual de Caldas Novas Departamento de Educação Física Conteúdo do 2º bimestre 3º ano Ensino médio ANABOLIZANTES Professor Cristofer A. Masetti."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google