A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ervilheiras. Pisum sativum A ervilha é a semente esférica do legume Pisum sativum. Pesa entre os 0.1 e 0.36 gramas. Botânicamente, é considerada uma fruta,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ervilheiras. Pisum sativum A ervilha é a semente esférica do legume Pisum sativum. Pesa entre os 0.1 e 0.36 gramas. Botânicamente, é considerada uma fruta,"— Transcrição da apresentação:

1 Ervilheiras

2 Pisum sativum A ervilha é a semente esférica do legume Pisum sativum. Pesa entre os 0.1 e 0.36 gramas. Botânicamente, é considerada uma fruta, visto que contem sementes provenientes de um ovário da flor. No entanto, é considerada um legume na culinária. Pisum sativum tem um ciclo de vida de um ano e pode crescer até os 2 m de altura.

3 Condições óptimas: Temperaturas entre 10 e 26,7 °C; Temperatura do solo entre 8 e 10 °C; Grande ou média luminosidade; Solo ligeiramente ácido, rico e húmido; Plantar de preferência em locais pouco ventosos; Utilizar suporte. Plantar: Colocar as sementes em água uma hora antes da plantação; Misturar inoculante (bactérias que fixam o azoto atmosférico) nas sementes; Plantar as sementes numa profundidade de 2,5 cm e com uma distância média de 5 cm entre as sementes; Regar regularmente.

4 Porquê? Nesta experiência pretende-se estudar a hereditariedade e a características transmitidas de geração em geração, com vista a recriar e perceber a influência dos genes (genótipo) na constituição física das plantas (fenótipo).

5 Quando e onde? O nosso grupo pensou em plantar ervilhas: aqui surgiu-nos logo um problema… quando é que as iremos plantar? Depois de alguma pesquisa constatamos que a altura ideal seria em Novembro ou em Dezembro, pois podemos começar de imediato a plantá-las, sem termos de esperar muito tempo, conseguindo obter exemplares de elevada qualidade. A outra pergunta que nos surgiu foi: Onde é que as iremos plantar? O sítio mais fácil a nível de acesso, de localização e de monitorização foi decidido unanimemente: a nossa escola. Para além das vantagens já descritas, tem um largo espaço e possui uma estufa que podemos recorrer se algo estiver a correr para o torto. Mas preferencialmente será nos terrenos da escola, dado que o ambiente exterior é propício ao seu desenvolvimento.

6 O solo deve ser fértil e reter bem a humidade, embora bem drenado (terrenos extariores da escola). O melhor é um local solarengo mas abrigado do vento. É necessário preparar o solo no Outono, com uma boa quantidade de matéria orgânica bem compostada, de modo a começar a plantação em meados de Novembro/Dezembro. As ervilhas são bastante exigentes, pois sofrem com frio, humidade excessiva e seca( sendo necessária uma boa monitorização). Semear no início da Primavera, ou um pouco antes, mal o solo atinja 10ºC. Algumas variedades podem ser semeadas no Outono e na Primavera, dando igualmente duas colheitas no Verão e no Inverno. Nota: Semeia-se em linhas no local definitivo, a 5cm de profundidade e 5cm entre si e uns 30cm entre linhas. A germinação demora entre 7 a 14 dias. Abaixo dos 7ºC não germinam. Atingem de 40 a 200cm de altura, dependendo da variedade e necessitam de estacas fenótipo

7 Como? Para executar esta experiência irão ser plantadas sementes de ervilhas com características de ervilhas rugosas e de ervilhas lisas. Depois da plantação onde se teve em consideração todas a particularidades e cuidados a ter com as ervilheiras iremos cruzar ervilheiras idênticas durante algumas gerações eliminando as ervilheiras que apresentam qualquer variação indesejável no seu fenótipo.

8 No final destes cruzamentos espera-se obter linhas puras, isto é plantas que quando são autopolinizadas originam descendência igual a si. Mais tarde iremos então cruzar plantas com características parentais( indivíduos de linhas puras) para obtermos uma primeira geração em que todas as ervilhas serão heterózigoticas o que vai corresponder a ervilhas lisas visto que é este o gene dominante. Num segundo cruzamento, ou seja na segunda geração espera-se obter uma descendência que irá possuir dois terços de ervilhas lisas e um terço de ervilhas rugosas ( proporção de 3 para 1); deste geração 50% dos indivíduos serão heterozigóticos, 25% serão homozigóticos de genes dominantes e 25% serão homozigóticos de genes recessivos.


Carregar ppt "Ervilheiras. Pisum sativum A ervilha é a semente esférica do legume Pisum sativum. Pesa entre os 0.1 e 0.36 gramas. Botânicamente, é considerada uma fruta,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google