A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Filosófico Científico

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Filosófico Científico"— Transcrição da apresentação:

1 Filosófico Científico
Conhecimento Filosófico Científico

2 O pensamento filosófico
>Ao surgir a filosofia fazia indagações filosóficas e científicas. >Os filósofos procuravam responder ao como e porque das coisas.

3 Conhecimento Filosófico
A filosofia >Modo de se colocar diante a realidade. >Reflexão dos acontecimentos a partir de posições teóricas. >Qualquer objeto pode ser alvo de especulação filosófica. Ex:

4 >Ciência >Arte >Religião >Homem

5 A filosofia incomoda >Questiona o modo de ser
das pessoas, das culturas, do mundo

6 Questiona Práticas políticas, Científicas, Técnicas, econômicas...

7 A filosofia é perigosa >Porque não há área que ela não se meta, perturbe, indague. > Nesse sentido ela é subversiva e perigosa, pois vira a ordem de cabeça para baixo.

8 Por essa razão muitos filósofos foram condenados
Por essa razão muitos filósofos foram condenados. Ex: Sócrates Ao indagar sobre a realidade de sua época, fez surgir novas possibilidades de comportamento e relação social. E do ponto de vista do poder estabelecido mereceu a morte.

9 Função da filosofia > A filosofia quer encontrar o significado mais profundo dos fenômenos. > Vai além daquilo que é, propõe o que pode ser. >É indispensável para a vida dos que desejam ser seres humanos completos, cidadãos livres e responsáveis por suas escolhas.

10 Ciência e filosofia

11 Senso comum Conhecimento recebido por tradição,
Ajuda a nos situarmos no cotidiano para compreendê-lo e agir sobre ele. não crítico

12 Envolve emoções e valores
sempre existiu e contribuiu com a sociedade.

13 Ciência (scientia) Busca o conhecimento sistemático e seguro dos fenômenos do mundo. Explicações controláveis pela experiência, podem chegar a conclusões gerais. aspira à objetividade

14 linguagem rigorosa, evita ambiguidades
Linguagem precisa que utiliza a matemática

15 Ciência e objetivos Tornar o mundo compreensível;
Proporcionar ao ser humanos meios de exercer controle sobre a natureza;

16 Filosofia saber universal
Todo o conjunto dos conhecimentos racionais integrava o universo do saber filosófico. O saber filosófico era amplo e universalista. Filosofia e ciência estavam vinculadas.

17 Ciência e filosofia antiguidade
Os pré-socráticos transformaram o conhecimento empírico em ciência, por meio de demonstrações matemáticas. >Tales, Pitágoras Na medicina racionaliza-se a prática saindo-se da superstição e magia a partir de Hipócrates (V a.C.). Faz registros detalhados de casos de identificação de várias doenças e formas de tratamento.

18 Platão Ciência, episteme = é para ele o verdadeiro conhecimento.
É a dialética, responsável para se chegar ao conhecimento das essências. A tarefa do filósofo elevar o conhecimento de simples opinião até a ciência (conhecimento do ser verdadeiro)

19 Idade Moderna A saber filosófico foi reduzido e passou a ser dividido.
O que trouxe a separação da filosofia e da ciência.

20 Surgimento do conhecimento científico
Ocorreu no século XVII com a revolução galileana. ciência e filosofia separam-se, buscando seu próprio caminho, seu método.

21 Cada ciência delimita o campo de pesquisa e procedimentos específicos.
A cada dia se torna mais localizada.

22 Método Científico Método : meta = “ao longo de” e hodós= “via, caminho”. É o percurso que se segue na investigação da verdade.

23 Método científico São as atividades realizadas e modo de proceder dos cientistas ao conduzirem suas investigações. Esse método segue as seguintes etapas:

24 A observação e hipótese
Observação dos fatos do mundo. Depois anuncia um problema. Propõe resposta possível - hipótese a ser avaliada. > Resposta que deve ser testada.

25 Experimentação Verificação da validade da hipótese.
Permite repetição, variação das experiências e simplificação dos fenômenos.

26 Generalização ou conclusão
A hipótese é confirmada pela experiência, Assim pode ser generalizada.

27 Visão negativa da ciência
A insaciável sede de conhecimento transformou o mundo num inferno tecnológico. Trouxe regressão dos valores humanos.

28 Ciência neutra? Os valores morais e sociais influenciam as escolhas das pesquisas. Ex: Galileu que foi obrigado ao silencio pela inquisição.

29 Explicação única e infalível?
É preciso retirar a falsa ideia da ciência ser a única explicação da realidade, conhecimento “certo” e “infalível”. Ela está em constante evolução, sendo suas verdades sempre provisórias.

30 Questões UFSJ 1-Na primeira meditação, Descartes
A) percebeu, na idade madura, que havia recebido conhecimentos verdadeiros, só- lidos e bem construídos. B) propõe desfazer-se de todas as opiniões e começar tudo novamente, desde os fundamentos, para estabelecer algo de constante nas ciências. C) percebeu que, na idade madura, faltava tempo para se dedicar à revisão dos fun- damentos do conhecimento. D) quer estabelecer verdades e desfazer-se dos antigos prejuízos.

31 2-Entende-se que, para Platão, na “Alegoria da Caverna” I) aponta-se para o sentido da entrada do homem no mundo inteligível e o retorno ao mundo sensível. II) aponta-se para o sentido da natureza da educação apropriada ao filósofo. III) o mundo da opinião está presente nas imagens que projetam as sombras e as próprias sombras. IV) a educação deve conduzir para as essências, para a ciência que a alma possui no seu interior. V) a educação deve conduzir para questões que afastem o homem das especulações inte-lectuais. Estão CORRETAS as afirmações contidas na alternativa A) I, II, IV, V B) II, III, IV, V C) I, III, IV, V D) I, II, III, IV

32 3-Na busca do conhecimento, os filósofos da segunda metade do século VI a. C. identificaram um “princípio unificador da natureza”. Marque a alternativa que CORRETAMENTE explicita tal afirmação. A) Para Aristóteles “o primeiro motor”; para Heráclito “o logos”; para Anaxágoras “o nous”. B) Para Parmênides “o ser”; para Heráclito “o logos”; para Anaxágoras “o nous”. C) Para Parmênides “o ser”; para Anaxágoras “o logos”; para Platão “o mundo das ideias”, para Aristóteles “o primeiro motor”. D) Para Parmênides “o ser”; para Anaxágoras “o logos”; para Platão “o demiurgo”, para Aristóteles “a phisis”.

33 “Galileu e seus sucessores, atirando objetos de alturas para o solo, e fazendo rolar esferas sobre planos inclinados, contrastavam nitidamente seus métodos com a anterior e habitual especulação inspirada na Metafísica Aristotélica. Achavam-se, pois, abertamente em jogo os procedimentos adequados para a elaboração do Conhecimento. E era preciso não somente determinar esses procedimentos, mas trazer a sua justificação e reeducar-se na condução dos novos métodos. Tanto mais que tais métodos iam chocar-se em última instância com preconceitos profundamente implantados em concepções tradicionais que traziam o poderoso selo de convicções religiosas. As necessidades do momento levavam assim os homens de pensamento a se deterem atentamente nos problemas do Conhecimento. O que, afora as estéreis manipulações verbais a que se reduzira a Lógica formal clássica, praticamente já não detinha a atenção de ninguém.” Assinale a alternativa que expressa o problema central desse fragmento de texto.

34 A) A tentativa dos modernos em empreender uma nova metodologia para a Ciência e para a Filosofia. B) A iminente necessidade de se praticar uma Filosofia conduzida por novos métodos e técnicas de aprimoramento da metafísica aristotélica. C) A grande emergência de se fazer uma total integração da Filosofia com a Ciência através de uma tentativa de equiparação dos seus métodos. D) A constatação de que a Filosofia passaria a assumir o comprometimento com as questões relativas ao problema da retórica aristotélica bem como do conhecimento teológico.

35 1-b 2-d 3-b


Carregar ppt "Filosófico Científico"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google