A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A natureza humana é essencialmente cultural Só conhecemos o que se passa com o homem se conhecermos a cultura de que faz parte Aspectos de ordem material.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A natureza humana é essencialmente cultural Só conhecemos o que se passa com o homem se conhecermos a cultura de que faz parte Aspectos de ordem material."— Transcrição da apresentação:

1 A natureza humana é essencialmente cultural Só conhecemos o que se passa com o homem se conhecermos a cultura de que faz parte Aspectos de ordem material e de ordem espiritual que, pertencentes a uma comunidade, foram adquiridos com base em formas de vida ancestrais comuns. Cada grupo social apresenta: Crenças Tradições Valores Práticas Que lhe permitem uma ligação com os seus antepassados e possibilitam a sua continuidade em gerações vindouras. Passado Present e Futuro Entrelaçam-se mediante a coexistência de gerações

2 Por ser cultural, a espécie humana não apresenta identidade de comportamentos. Os homens diferenciam-se uns dos outros pela singularidade dos traços da cultura a que pertencem.

3

4 POVOS DA MAURITÂNIA POVOS do CHADE JERBA (TUNÍSIA) DIERMA (NÍGER) BEDUÍNOS (EGIPTO) BERABISH (MALI) MAURE (ARGELINOS) NEFUSA (LÍBIA)

5 Como são… Altos e ágeis, delgados, não muito musculados Braços e pernas compridas Rostos de traços finos Nariz alto, queixo caído Pele castanha clara com tonalidades avermelhadas Olhos escuros Cabelo ondulado

6 Língua oficial O árabe mas existem muitas línguas berberes.

7 Modo de vida Principais actividades: Agricultores e criadores de gado; Comércio e guerra; Cerâmica, cestaria, couro, pele e ourivesaria.

8 Habitação… Quadrangular, com muros e paredes de pedra cimentada com barro, com tecto ou terraço plano. Para facilitar a reclusão das mulheres, as casas só têm janelas nos andares superiores. Os nómadas do deserto vivem em tendas transportáveis.

9 Vestuário Os homens vestem túnica até aos joelhos, mangas largas, calção curto e largo, turbante na cabeça. Adornam-se com braceletes de pedra. As mulheres vestem túnica e calça. Adornam-se com braceletes de vidro, prata ou cobre, anéis de prata nos dedos e no cabelo.

10 A vida é dura, assim como o deserto em que vivem.

11 A religião São muçulmanos e na sua quase totalidade, suni, ou seja, ortodoxos. Têm costumes relacionados com as sementeiras e as colheitas, com procissões de máscaras, culto às árvores e às fontes. Temem os espíritos, os mortos, os vampiros, os que roubam os filhos dos homens. Para se protegerem oferecem inúmeros amuletos.

12 O matrimónio e o preço da noiva Mostram uma clara tendência para a monogamia, embora sejam polígamos alguns grupos. O matrimónio é combinado pelos pais. Dá-se importância à virgindade das raparigas. Há ainda vestígios do antigo costume de engordar as noivas antes do casamento. A família do marido tem que pagar o preço da noiva, tradicionalmente, em gado. O matrimónio é fácil de dissolver, mas normalmente é estável.

13 A situação da mulher… Vivem numa luta há 25 anos e hoje são mais emancipadas. Sujeita à autoridade do patriarca e de todos os varões do grupo familiar. Faz as tarefas mais pesadas – cuidar dos filhos, casa, cozinha, acartar água, recolher, carregar e partir lenha; também trabalha a terra e leva o gado a pastar.

14 Estes povos são diferentes de nós, mas cada cultura deve saber aprender com as outras culturas, ser mais sensível aos valores, crenças, tradições e práticas dos outros. Trabalho feito por: Bruno Duarte, nº 5 Pedro Carnoto, nº 19 Pedro Lopes, nº 20 Rafael Cruz, nº 22


Carregar ppt "A natureza humana é essencialmente cultural Só conhecemos o que se passa com o homem se conhecermos a cultura de que faz parte Aspectos de ordem material."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google