A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MULHER MERCADO DE TRABALHO, MATERNIDADE EVA ALTERMAN BLAY PROFA TITULAR DE SOCIOLOGIA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Secretaria de Educação do município de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MULHER MERCADO DE TRABALHO, MATERNIDADE EVA ALTERMAN BLAY PROFA TITULAR DE SOCIOLOGIA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Secretaria de Educação do município de."— Transcrição da apresentação:

1 MULHER MERCADO DE TRABALHO, MATERNIDADE EVA ALTERMAN BLAY PROFA TITULAR DE SOCIOLOGIA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Secretaria de Educação do município de ATIBAIA 07 de março de 2008

2 Trabalho e gênero no Brasil no 5º ano do sec.XXI Fonte:Trabalho e gênero no Brasil até 2005 – uma comparação regional Maria Cristina A. Bruschini*Arlene Martinez Ricoldi **Cristiano Miglioranza Mercado********* *

3 Situação das mulheres no mercado de trabalho brasileiro ONDE AVANÇAMOS ? ONDE NÃO AVANÇAMOS?

4 Participação feminina no mercado de trabalho De 1975 a 2005 –O QUE MUDOU? mais da metade da população feminina em idade ativa trabalhou ou procurou trabalho; mais de 40 em cada 100 trabalhadores eram mulheres MAS :participação masc.é superior a 70%.

5 Mulheres e homens no mercado de trabalho: Indicadores de participação econômica Brasil– 1995 /2005 Anos MulheresHomens PEA Ocup adas PEA Ocupa dos Milh ões Taxa de ativid ade % de mulh eres na PEA Milhõ es Tax a de ativi dad e % de home ns na PEA Milhõe s 1995 Brasil29, 9 48,140,427,844,275,359,641, Brasil41, 7 52,943,536,654,273,656,550,4 Fonte: IBGE/PNADs-Microdados

6 Impacto no aumento do trabalho feminino Queda da taxa de fecundidade, sobretudo nas regiões mais desenvolvidas; Crescimento acentuado de arranjos familiares chefiados por mulheres; Identidade feminina cada vez mais voltada para o trabalho remunerado.

7 Mudança no perfil das trabalhadoras: mais velhas, casadas e mães Até o final dos anos 1970, eram jovens, solteiras e sem filhos; 2005, das mulheres ativas : 74% tem 30 a 39 anos. 69% tem de 40 a 49 anos 54% das com 50 a 59 anos são ativas; As taxas de atividade cresceram mais entre mulheres casadas- 2005, mais de 58% delas trabalhavam.

8 O que não mudou… Permanecem as responsabilidades das mulheres pelas atividades domésticas e cuidados com os filhos; Sobrecarga sobre as novas trabalhadoras, sobretudo para as que são mães de filhos pequenos.

9 Trabalho e instrução Trabalhadoras mais instruídas passaram a ocupar postos em profissões de prestígio, antes redutos masculinos; Permanecem as Desigualdades salariais em relação aos colegas do sexo masculino com igual nível instrução.

10 Mulheres e ocupações Predomínio em áreas de trabalho, cursos e profissões tradicionalmente femininas; Mais de 30% da força de trabalho feminina continua em ocupações precárias.

11 Nordeste X Sudeste As trabalhadoras do Nordeste concentram-se, mais do que as do Sudeste, em nichos precários de atividade e ganham menos O Nordeste acompanha as mudanças na situação do trabalho feminino no país, incluindo o crescimento no ingresso de mulheres no mercado de trabalho e acesso a profissões de prestígio.

12 Em síntese Até 2005, as trabalhadoras brasileiras obtiveram algum progresso no mercado de trabalho, embora tenham persistido inúmeras condições desfavoráveis.

13 Progressos Ocupação de postos em profissões de prestígio. Maior ingresso no mercado de trabalho ;

14 Atrasos Maior contingente de trabalhadoras em ocupações precárias; Persistência de um perfil ocupacional voltado para áreas de trabalho tradicionalmente femininas;

15 Desigualdades Desigualdades salariais em relação aos homens; Dupla jornada: trabalho remunerado e responsabilidade pelos afazeres domésticos e cuidados com as crianças; Trabalhadoras do Nordeste concentram-se em nichos precários de atividade.

16 DILEMAS DA TRABALHADORA ATÉ QUANDO A MÃE DEVE AMAMENTAR SUE FILHO? –QUEM AFIRMA QUE AS MULHERES DEVEM FICAR PERTO DOS FILHOS DESDE O NASCIMENTO ATÉ …

17 As orientações médicas médicos e politica As mulheres estão livres do modismo? Quem disse que a mulher deve ficar com seus filhos a maior parte do tempo?

18 O corpo da mulher pertence a ela. Quem decide sobre a sexualidde? Quem decide sobre o planejamento familiar? E sobre o aborto Estas decisões são privadas ou públicas.?


Carregar ppt "MULHER MERCADO DE TRABALHO, MATERNIDADE EVA ALTERMAN BLAY PROFA TITULAR DE SOCIOLOGIA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Secretaria de Educação do município de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google